Autor Tópico: DÚVIDAS FREQÜENTES (FAQ)- Leia antes de postar sua dúvida na área de suporte.  (Lida 42023 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.745
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Pessoal, segue um pequeno FAQ com as dúvidas mais comuns com a nova interface do fórum.

1. O que são as estrelas do perfil? Como faço para me tornar freqüentador, Membro Ativo, Colaborador ou Referência?

As estrelas do perfil e os níveis de usuários ilustram o nível de participação do mesmo no fórum, quanto maior o nível de participação, maior o número de estrelas e o nível do usuário.
0 Estrelas - Novato(a) - Usuários iniciantes no fórum.
1 Estrela - Conhecendo - Usuários que já fizeram pelo menos 25 postagens úteis no fórum.
2 Estrelas - Freqüentador(a) - Usuários que já fizeram pelo menos 250 postagens úteis no fórum.
3 Estrelas - Membro Ativo - Usuários que já fizeram pelo menos 500 postagens úteis no fórum.
4 Estrelas - Colaborador(a) - Usuários que já fizeram pelo menos 1000 postagens úteis no fórum.
5 Estrelas - Referencia - Usuários que já fizeram pelo menos 5000 postagens úteis no fórum.

2. Como configuro a resposta rápida?

Nas configurações do seu perfil, clique em "Preferências do layout"
depois localize "usar a resposta rápida nos tópicos" e selecione "mostrar, ligado por defeito".

É isto mesmo, por defeito, era para ser por default. Isto é um erro existente no pacote de tradução desta versão do engine para o Português Brasil.



3. Como configuro para voltar ao tópico automaticamente depois de responder ?

Para fazer isto clique em PERFIL, "preferências do layout" e marque a opção "Voltar ao tópico depois de responder".

Quando estiver criando um novo tópico ou respondendo a algum, clique em "opções adicionais...", logo abaixo da caixa da grande caixa de texto, onde digitamos o texto do post, e selecione "voltar a este tópico", caso vc não queira fazer a alteração no seu perfil e somente em alguns tópicos voltar ao mesmo.



4. Porque minhas mensagens pessoais enviadas não estão na caixa de saída?

Para arquivar as mensagens enviadas é necessário ativar esta opção em seu perfil, para isso vá em seu perfil e em "Opções das Mensagens Pessoais", lá você seleciona se quer guardar cópias das mensagens da caixa de saída.



5. Como ajusto a hora do fórum?

Nas configurações do seu perfi, "Preferências do Layout" , na parte "Diferença de horário" é possivel ajustar manualmente a diferença horária entre a hora local e a hora do servidor.



6. Qual o tamanho dos avatares? Como faço para colocar meu avatar?

O Avatares devem ter 100px x 100px. Você encontra informações detalhadas sobre como trocar seu avatar em: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23694.0

7. Onde encontro as regras do fórum?

As regras e os termos de uso do fórum podem ser encontrados no seguinte endereço: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=17842.0

8. Posso aumentar o espaço em minha caixa de mensagens?

Sim, o número de mensagens é baseado no nível de participação dos usuários.
Os números máximos de mensagens arquivadas disponíveis para cada grupo de membros são:
Novato(a) - Até 40 Mensagens
Conhecendo - Até 60 Mensagens
Freqüentador(a) - Até 100 Mensagens
Membro Ativo - Até 180 Mensagens
Colaborador(a) - Até 250 Mensagens
Referência - Até 300 Mensagens

9. Porque existem usuários com estrelas de cores diferentes?

Os moderadores possuem estrelas de cores diferentes para facilitar a identificação por parte dos usuários, sendo que os colaboradores são representados por 5 estrelas douradas, os anunciantes e patrocinadores são representados por 5 estrelas verdes, os moderadores são representados por 5 estrelas azuis e os operadores de sistema (Sysop) são representados por 5 estrelas vermelhas.

10. Porque algumas de minhas postagens não são contadas?

O sistema conta apenas as postagens feitas nas salas voltadas às atividades que adicionam valor ao fórum, as salas de suporte, anuncios e testes não são contabilizadas na pontuação dos usuários.

11. Existe um e-mail para contato com a administração do fórum?

Sim, .

12. Posso trocar meu nick, meu nome de usuário ou apagar minha conta?

Não são permitidas exclusões de contas de usuários, porém você pode trocar seu Nick mediante uma solicitação feita em aberto na área de suporte, caso você nunca tenha se envolvido em conflitos no fórum e nunca tenha feito postagens nos classificados este processo é mais rápido, caso contrário as mudanças só serão aceitas mediante uma avaliação da banca de moderação. Toda mudança de Nick só será aceita se for para expor o nome real do usuário.

13. Porque não consigo ver ou postar em algumas salas?

Porque algumas salas possuem acesso restrito a usuários com um determinado nível de participação ou superior. Para acessar ou postar nestas salas você precisa participar mais ativamente do fórum.

14. A quem devo recorrer caso encontre alguma irregularidade ou tenha algum problema?

Caso a irregularidade ocorra em postagens dentro de uma determinada sala você deve contatar, em primeira instância, algum dos moderadores da sala onde ocorreu a irregularidade (estes moderadores encontram-se listados junto da descrição da sala), caso o problema não seja resolvido nesta instância ou envolva contas de usuários, conflitos graves ou qualquer problema de âmbito global, então é recomendado que você procure diretamente um moderador global (este grupo de moderadores é indicado por 5 estrelas azuis e pode atuar em qualquer área do site, inclusive nas contas dos usuários).
Além de recorrer diretamente a um moderador (modo mais prático de se obter uma solução) você também pode usar a ferramenta de denúncia localizada ao final de cada tópico do lado direito da página.

15. Como faço para não receber mais notificações e alertas por e-mail?

Para deixar de receber as novidades e avisos do fórum entre em "Editar Perfil", no menu lateral esquerdo selecione "Notificações e Email", remova a seleção da caixa "Receber anúncios do Fórum e notificações importantes por email." e clique em "Gravar Configurações".
Para deixar de receber as notificações de tópicos entre em "Editar Perfil", no menu lateral esquerdo selecione "Notificações e Email", remova das listas os tópicos e os fóruns dos quais você não deseja mais receber notificações e clique em "Gravar Configurações".
Para deixar de receber as notificações de mensagens pessoais entre em "Editar Perfil", no menu lateral esquerdo selecione "Opções das Mensagens Pessoais", no campo "Notificar por email sempre que recebe uma nova mensagem pessoal" selecione a opção "NUNCA" e clique em "Gravar Configurações".

16. O Fórum é compatível com RSS? Qual o link?

Sim, o Fórum é compatível com RSS, você pode cadastrar o recebimento de notícias diretamente pelo ícone RSS de seu navegador, ou pelo endereço rss.mundofotografico.com.br.

17. Onde fico sabendo sobre os eventos, cursos e workshops relacionados fórum?

Você pode se informar sobre os eventos do fórum clicando no item calendário no menu superior e/ou visitando as salas Cursos e Eventos e Passeios Fotográficos.

18. Como faço para diagramar e melhorar a aparência de meus textos?

O fórum é compatível com BBC, você saber mais sobre o BBC pelo link: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?action=help;page=post#bbcref

19. Porque tem hora que posso e tem hora que não posso editar minhas postagens?

Por uma questão de segurança e integridade dos logs o fórum só permite a edição até 30 minutos após a postagem da mensagem, decorrido este período o usuário não pode mais alterar o conteúdo postado.

20. Como faço para postar fotos no fórum?
O fórum conta com alguns tutoriais sobre o tema que você pode consultar segindo os links abaixo.
Como colocar fotos no fórum
Como colocar fotos no fórum - por Thumbnail
Não se esqueça que de verificar as regras 1.6., 1.6.1. e 3.1. do fórum antes de postar suas imagens.

21. Minha pesquisa está retornando resultados estranhos.

Exemplo:
PROCURAR POR: fotografia
POR USUÁRIO: *
ORDEM DE PESQUISA: Tópicos mais recentes primeiro

Este tipo de pesquisa irá retonar resultados fora da ordem de pesquisa.

Explicação:
O sistema de busca do fórum tem o limite de 300 objetos buscados, se ultrapassar esse limite a busca para. Como a pesquisa do exemplo é muito genérica, o limite de busca é atingido antes de completar a busca dos itens mais recentes. Procure fazer buscas menos genéricas.

22. Perdi minha senha, como devo proceder para recuperar minha senha?
O sistema não permite a recuperação da antiga senha, mas possui uma opção para permitir a criação de uma nova senha. Para isso clique em login (no menu superior), em seguida clique em "Esqueceu-se da senha?", abaixo do botão de login. Digite seu e-mail ou seu nome de usuário e clique em enviar. Você deverá receber um e-mail com instruções para criar uma nova senha. Caso seu e-mail tenha sido alterado entre em contato com a administração pelo e-mail de contato para que seu e-mail possa ser atualizado no sistema do fórum.

23. Porque o fórum possui limites para o tamanho das imagens?
Existem diversos problemas na WEB, relacionados a postagens de imagens acima de determinado tamanho. Os principais são o tempo de carga da página e a escolha entre a distorção do layout ou perda da visualização integral da imagem. Tais problemas afetam especialmente usuários com monitores de menor resolução, que ainda são maioria no ambiente WEB.
Como o único objetivo de se postar diretamente no tópico é que as pessoas consigam visualizar diretamente a imagem integral, foram determinados limites visando tornar o fórum navegável pela maioria dos freqüentadores do fórum. Tais limites são praticados em todo o ambiente WEB, visando melhorar a navegação e garantir a integridade do layout da plataforma.
Sites de galeria, como Flicker, Olhares e diversos outros fóruns em língua portuguesa, tomam medidas similares, visando garantir a navegabilidade da maioria dos usuários. Dos fóruns em língua portuguesa, o Mundo Fotográfico é inclusive um dos mais flexíveis neste sentido,  uma vez que não impõe limite para o número de imagens postadas em uma única mensagem, permite postagens de até 800px (que muitos dos fóruns e galerias não fazem) e ainda libera a postagem de imagens de  até 500KB.
Os limites estão constantemente sendo analisados pela equipe de moderação e sempre são alterados quando o número de usuários afetados negativamente não atinja os limites estabelecidos pela mesma.

24. Encontrei links para tópicos postados no próprio fórum que não funcionam ou direcionam diretamente para a página principal. O que fazer?
Este problema pode ser fruto tanto de um problema de digitação do link como da migração da plataforma do fórum ocorrida em 2007. No primeiro caso não há o que ser feito, já no segundo caso existe uma solução para acessar os links no formato antigo.
Basicamente nos links da plataforma antiga seguiam a estrutura a seguir:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?showtopic=####
Onde #### era o código numérico do tópico em questão.
Atualmente o fórum utiliza uma nova estrutura de solicitação de tópicos, que é apresentada a seguir:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=####
Onde #### trata-se do código de acesso ao tópico.
Sempre que houver um link para o formato antigo é possível acessá-lo através do link padrão de acesso atual (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=) seguido do código de acesso ao tópico, encontrado no link do formato antigo.

25.Recurso: denunciar tópico
O fórum possui um recurso chamado "denunciar tópico". Este recurso serve para notificar os moderadores sobre algum tópico que não esteja dentro das regras do fórum. Ele aparece na parte inferior de cada post dentro de um tópico.  E está disponível para tópicos de todas as salas de discussão. Pedimos a gentileza de ao deparar com algum tópico fora das regras denunciar o mesmo. Isto irá ajudar a moderação a deixar o fórum funcionando de forma correta e adequada.
« Última modificação: 03 de Maio de 2022, 21:09:13 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.745
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Como usar recurso: Lista de amigos/ignorados para deixar de ver as postagens de usuários específicos.

O acesso a este recurso está disponível na configuração de cada perfil, opção "Configuração da conta". Na seção "Modificar perfil" clique na opção "Lista de amigos/ignorados".

Na seção "Lista de amigos/ignorados" localize a aba "Editar lista de ignorados" e prossiga para o campo para adicionar usuários a essa lista.



Note que ao começar a digitar o nome do usuário, a ser ignorado, será apresentado uma lista se sugestões de nomes similares ao que está sendo digitado para a escolha correta do usuário a ser adicionado à lista.

Após digitar o nome do usuário a ser ignorado clique no botão "Adicionar".



A seção será atualizada e passa a exibir a lista de ignorados.



Caso queira excluir um usuário da lista de ignorados basta clicar no botão "X" referente ao usuário:



A partir do momento que um usuário faz parte da lista de ignorados será assim que você verá as postagens do mesmo no fórum:



Nesse caso você tem a opção de visualizar uma postagem em específico sem que isso altera as configurações da "lista de ignorados".
« Última modificação: 29 de Julho de 2021, 14:39:39 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.