Autor Tópico: Como vc guarda seu equipamento?  (Lida 193240 vezes)

Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Online: 02 de Outubro de 2007, 18:35:17
Olá pessoal!

Como vocês guardam seu equipamento? A gente começa a ter umas máquinas e lentes caras, equipamento de precisão, e não sabe como guardar corretamente. Alguns já deram umas dicas, mas:

Qual é a maneira mais correta ?
 - na caixa de isopor? 
 - no armário vedado? vedado como?
 - com saquinhos anti-umidade sempre
 - na mochila?
 - e dentro do armário?

Quais os riscos de colocar direto no armário, sem anti-umidade?
Qual a época do ano que devemos ter mais cuidado? (deve ser no inverno, mais úmido).

Espero ter iniciado uma discussão saudável e de resultados aproveitáveis a todos.

Gda abraço!



« Última modificação: 02 de Outubro de 2007, 18:36:27 por Razinva »
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2007, 18:37:22
Hmm...
Eu guardo na mochila com silica-gel e 1 vez por semana deixo elas sobre uma mesa pegando o sol da manhã.

;)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2007, 18:46:46
Em uma estante aberta no meu escritório, naturalmente com as lentes com tampa.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2007, 18:56:48
Galera,

Onde encontro estes saquinhos de silica?

Obrigado


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2007, 18:58:01
Na Consigo vende.
Na Angel foto tbm vende.
NA DiaFilme tbm vende.

;)


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2007, 19:57:58
Em uma estante aberta no meu escritório, naturalmente com as lentes com tampa.

O meu apartamento é muito úmido, não dá para fazer isso. A vez que eu experimentei, funguei a minha 200mm :P


Eu guardo o meu equipamento numa caixa de plástico semitransparente, com tampa, de cerca de 45x40x40cm. Dentro dela ficam todas as minhas lentes, câmeras (já está faltando espaço) e dois potes de antimofo estilo "Secar". Tanto a caixa quanto o antimofo podem ser encontrados em supermercados. Não sei se o antimofo pode ressecar futuramente algum lubrificante da câmera, mas uma coisa é certa: fungo não sobrevive ali dentro :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2007, 20:25:24
Em uma estante aberta no meu escritório, naturalmente com as lentes com tampa.
O meu apartamento é muito úmido, não dá para fazer isso. A vez que eu experimentei, funguei a minha 200mm :P
Eu guardo o meu equipamento numa caixa de plástico semitransparente, com tampa, de cerca de 45x40x40cm. Dentro dela ficam todas as minhas lentes, câmeras (já está faltando espaço) e dois potes de antimofo estilo "Secar". Tanto a caixa quanto o antimofo podem ser encontrados em supermercados. Não sei se o antimofo pode ressecar futuramente algum lubrificante da câmera, mas uma coisa é certa: fungo não sobrevive ali dentro :P

HUUMMM..   Já está clareando...
1- Caixa de plástico transparente, dessas muiti-uso, de vários tamanhos, com anti-mofo
2- Estante aberta, ventilada..
3- Tem alguém aqui no MF que guarda em caixa de isopor,  e outro que fez um armário de ferro para remédios, vedado com silicone, e com anti-mofo dentro.

Soluções para apartamento, provável lugar: armários, gavetas, caixas plásticas.  Anti-mofo,  sol, ventilação. 
Claro que cada espaço vai ter a própria solução ideal, mas ainda não vi o consenso geral, só o sílica-gel, anti-mofo, esse acho obrigatório.

abcs
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2007, 20:34:44
eu não guardo... eu USO... é o melhor anti-mofo da categoria....  ;D

Agora cuidado com caixass fechadas sem umidade... é necessário ter umidade no ambiente, pois senão resseca os lubrificantes internos e as borrachas.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


merlini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • http://www.velocidadebrasil.com.br
Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2007, 20:35:23
Num armário fechado com uma lampada fria 6w/220v ligada numa rede 110v + sterilair ..., tudo ligado 24h !!!


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2007, 20:44:09
Num armario fechado... as vezes dentro da mochila, as vezes fora...

Nunca tive problemas, mas tambem eu moro em um deserto...
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2007, 20:55:48
Dentro do armário, numa bolsa acolchoada com um saquinho de silica-gel. Quando vou usar coloco ela na mochila, e nos fins de semana, mesmo que não vá usar, tiro do armário e deixo na mesa do meu quarto só pra não ficar direto dentro de um local sem ventilação.

Quando eu lembro (não é periódico, sou preguiçoso) coloco no sol junto com as lentes. Outro dia tentei fazer uma estufa com uma luminária de lâmpada incandescente, parece que deu certo, esquentou mais ou menos como se tivesse ficado no sol.


malandrim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2007, 21:05:37
Eu guardo a cam e as lentes q nao tem bolsas dentro da mochila. As lentes Sigma eu guardo dentro da bolsa com uma silica gel, mas não sei se isto resolve. Vou acompanhar este tópico pq achei muito interessante e eu nem tenho idéia de como é o correto.

Abços e ótimo tópico Razinva.
| Nikon D-50  | Nikkor 18-200 Vr | Sigma 50-150mm F2.8 EX HSM | Sigma 150mm F2.8 EX Macro HSM | SB-600 |


ICSousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2007, 21:13:13
Eu guardo da seguinte forma:

  1. Armário de madeira fechado
  2. Pote de anti-mofo Secar
  3. De 15 em 15 dias coloco ao sol da manhã por 2 dias
  4. Steriler ligado 24 horas
  5. Revezamento no uso ( acho que é o melhor preventivo )

   Consenso geral não haverá; um mora no deserto, outro num apartamento extremamente úmido, eu perto do mar, conseqüentemente sob o efeito da marisía. Cada situação exigirá um tipo de precaução.
"...toda fotografia testemunha a dissolução inexorável do tempo." (Ensaios de Fotografia) Susan Sontag


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2007, 21:28:38
Galera,

Onde encontro estes saquinhos de silica?

Obrigado

Leandro,

Aqui em Curitiba existem vários lugares.Não me lembro que cidade vc fala, mas se não houver nas lojas de fotografia há lojas que revendem produtos para laboratórios (ácidos, etc). Lá vc encontra sílica em sacos de 500grs e de 1kg. Nas lojas fotográficas elas são redondas e nas lojas de produtos para laboratórios ela vem como se fossem pequenas pedras, ambas funcionam da mesma maneira.

Se for do teu interesse posso comprar aqui em Curitiba e te mandar, ou de uma ligada para a Dia Filme, eles são super atenciosos e altamente recomendáveis e despacham certinho para qualquer lugar.

Minha querida D50 ficava (já se foi minha neguinha...) dentro de uma caixa de plástico transparente menor que a do Ivan com sílica direto. Ao menos 1 vez por mês 1 hora de sol em todo o equipamento, quando ele aparece em Curitiba é lógico!!!

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2007, 21:55:48
Eu guardo meu equipamento todo dentro de 2 mochilas: uma alhva e uma lowepro. Ambas dentro de um armário.
Só tiro quando vou usar. Será que estou vacilando?
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia