Autor Tópico: Teste JPG-RAW em situação extrema  (Lida 3255 vezes)

pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Outubro de 2007, 18:19:01
   Sempre tive vontade de fotografar em RAW porque todos falam que dá mais liberdade e facilidade no pós-processamento. Mas na verdade desconfiava dessa afirmativa pelo fato de precisar em baixar um programa que abre RAW, mexer nele, depois ir para o Photoshop (não necessariamente, mas como estou acostumado com ele, é inevitável rs)... Achava que dava bastante trabalho.

   Pois bem, um dia decidi fazer um teste sem nenhuma pretensão técnica. A Pentax K100D não tem a opção RAW+JPG, então fotografei uma em RAW e outra em JPG com o WB automático, contraste no mínimo e por incrível que pareça a saturação baixa.
   As fotos não sairam certas porque não estava me apoiando em nenhum lugar e na hora eu nem reparei que ficaram tão tortas assim rs
   Na varanda do meu apartamento tem um toldo amarelo e antes dela há uma poltroninha bem laranja. Esperei a hora do pôr-do-Sol para os tons ficarem ainda mais quentes e fiz as duas fotos. No LCD da câmera as duas ficaram com a saturação/contraste iguais, assim:


   Abri o RAW no Adobe Camera RAW, ajustei o WB e fiz alguns ajustes básicos de contraste e brilho. Cliquei em "Abrir Imagem" e já vai para o Photoshop. Lá apenas mexi em "Curvas" e uma pequena alterada em "Cor Seletiva".
A edição toda levou por volta de 2 minutos.


   Já o JPG abri direto no Photoshop. Fiz umas 3x ajustes de brilho/contraste, mexi umas 2/3x em "Curvas", 2x no "Cor Seletiva", mexi também no "Matiz/Saturação". E depois de uns 10-15 minutos o melhor resultado que consegui foi este:


Conclusão: Acho que não precisa nem falar... na prática é bem melhor fotografar em RAW em situações extremas.
   Claro que em jpg tem como ajustar o WB antes de fotografar, o que teria salvado as cores da foto. Mas na K100D não dá para ajustar em Kelvin, o que dificulta um pouco para quem não tem cartão cinza e é inexperiente. E também pode levar tempo se você está em algum momento decisivo.
   Espero que essa "brincadeira" ajude aos iniciantes como eu que estão com dúvidas em relação a usar o RAW :P

PS: Postei em "Manipulações Digitais" por ter focado mais a parte de tratamento de cores e não ter analisado nitidez/textura, composição e dados técnicos.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2007, 01:42:34
Interessante Pedro!

Até julho desse ano, ficava com preguiça de usar o raw da cam, pq. pensava o mesmo que vc. Encontrei com o Beto lá em Matutina e conversa vai conversa vem, a galera de BH tava usando raw em peso... Aí eu fiquei matutando... Esse negócio deve ser bom mesmo!!! Desde esse dia, uso raw em uns 99% do que fotografo...

Eu agora só estou precisando comprar mais uns cartões de memória, pq. no meu SD de 2gb cabem apenas 115 fotos em raw...  ;D

Ainda engatinho nas conversões, mas como vc mesmo disse, depois que se pega  o jeito, é muito mais fácil que jpeg...

Um negócio que eu achei o maior barato, é aquela "ferramenta equilibrio de branco", ou simplesmente apete a tecla "i", no ACR. Depois clique em algo na foto que seja branco. (pode ser ate o branco dos olhos de alguem na foto)... O WB fica bem aproximado, e na grande maioria das vezes dá certo.  ;D
« Última modificação: 30 de Outubro de 2007, 01:44:49 por davisato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2007, 07:31:27
JPG = fiofó do capeta com hemorróidas...  :o


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2007, 12:09:59
Uma boa opção para quem fotografa com RAW... reformulando... Uma boa opção para quem fotografa é usar o Adobe Lightroom.
Ele abre vários tipos de RAW, tem os ajustes básicos que todo fotógrafo deve saber mexer (curvas, saturação, contraste, temp. de cor, levels, hue, ruído e por aí vai) além de organizar as fotos de maneira simples (depois que se pega o jeito e aprende-se a lidar como ele, no início é meio chato) e você pod eexportar em qual formato desejar.

AH! E o mais legal é que os efeitos e correções são salvos apenas no programa, o original fica intacto! Querendo usar a foto com correções é só exportar.

ps.: Sofázinho legal esse aí hein Pedro!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2007, 16:31:14
Opa, não conhecia essa ferramenta, Davi! Da próxima vez utilizarei com certeza!

E você tem razão, o maior problema é o peso das fotos. No cartão de 1Gb cabem apenas 90 em RAW. Já em jpg cabem cerca de 320. Aí fica difícil decidir o que usar rs
Mas com certeza em fotos mais importantes usarei o RAW. Deixo o jpg se for fotos para mandar para os outros sem precisar editar :P

uhAHUauhhuAHUA Pictus, tenho que concordar que os resultados saem bem estranhos mesmo em alguns casos

Rafael, tem alguns adeptos do Lighroom aqui! Se não me engano o Beto usa, mas não lembro bem...
Vi uma vez a interface dele e achei linda, deu vontade de baixar hahahaha
Mas acabei pegando o ACR porque é como se fosse um plugin do Photoshop e também tem diversas ferramentas interessantes. Inclusive gostei bastante da maneira que ele trata o ruído (no automático, ainda não arrisquei a mexer). Ele não dá uma lavada na foto, apenas ameniza bem a cor do ruído e a textura fica (não ligo para o aspecto granulado... muito pelo contrário, prefiro assim do que uma foto lavada :P )


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2007, 17:24:21
Pedro;

Para mim hoje em diz é impensável fotografar em JPEG. Há quatro anos que sou usuário de RAW direto, e quando olho para um JPEG sinto aversão.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2007, 17:49:52
Realmente, Ivan, pelo pouco que vi já percebo que são dois mundos bem diferentes e que minha tendência é ir para o RAW mesmo. Só que as vezes esqueço da vida e vou registrando diversos momentos dscontraídos de amigos e quando eu vi, já cliquei muito (e haja HD pra tudo se for RAW. Com CDs eu me perco rs)
Quando eu conseguir me policiar melhor com certeza será 100% RAW


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2007, 18:49:18
O problema do RAW é a velocidade de gravação. As vezes demora muito entre uma foto e outra (pelo menos na Xti), dá para usar o multi-burst e tal, mas nem sempre é isso que se quer.

RAW é muito bom quando se quer A foto, mas em eventos sociais tipo festinhas de empresa e etc, nem sempre é necessário. Os clientes quase nunca vão notar a diferença e MUITO raramente irão utilizar ou até visualizar a foto com 10, 12 mpixels.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2007, 05:38:05
O problema do RAW é a velocidade de gravação. As vezes demora muito entre uma foto e outra (pelo menos na Xti), dá para usar o multi-burst e tal, mas nem sempre é isso que se quer.

Na K10d essa diferença de tempo inexiste, ou se existe, é mto pequena e eu não notei...  ::)

Mas, depois que passei a usar raw, tive que mudar meu esquema de armazenamento de fotos no pc... Antes eu deixava tudo no HD do pc e nao deletava nada. Agora, pra nao ocupar espaço demais, depois que eu converto os arquivos raw, deixo gravado em um DVD, e tb. num HD externo que eu arrumei. Posteirormente, depois de algum tempo eu deleto do pc, deixando apenas as conersões em jpeg... Se eu precisar novamente dos arquivos, tenho que procurar nos DVDs, ou no HD externo...

Mas, ano que vem esse problema de espaço acaba, pois estou pensando seriamente em trocar o meu Pentium 4 com 80gb 1gb ram por um computador um pouco mais moderno e HD maior... rsssss...  ;D

Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2007, 05:45:08

Um negócio que eu achei o maior barato, é aquela "ferramenta equilibrio de branco", ou simplesmente apete a tecla "i", no ACR. Depois clique em algo na foto que seja branco. (pode ser ate o branco dos olhos de alguem na foto)... O WB fica bem aproximado, e na grande maioria das vezes dá certo.  ;D


Aqui tem um tutorial sobre isso:

http://forum.fotografiabrasil.com/index.php?topic=19335.new#new

 ;D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2007, 16:05:09


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2007, 14:02:33
O mais importante é que: o que fuí aprendendo de Photoshop tem me permitido re-abrir fotos e revelar elas com conhecimentos que eu não tinha um ou dois anos atrás, graças ao raw posso descubrir fotos "novas" em raw antigos,se tivesse só os jpg já era.
Por exemplo ficar inventando moda com curvas+despeckle+blur+puta q pariú
para tirar "ruido" é um ano depois descubrir que existe o Noise Ninja!!huahuahuahuahaua

o meu micro sofre com os RAW, P4 2.8 com 512 de ram,
mas já me salvou de "erros" e situações de luz complicadas
de mais, hoje abuso dos CF (tenho 7Gb) faço raw + jpg
os serviços comercias entrego quase tudo nos jpg direto da
D70s, e algumas que precisam abro o raw no  ACR. Guardo os raw e os jpg corregidos só das que ficaram boas, deleto as outras.

Sem dúvidas há muita diferencia entre raw e jpg, mas precisa estudar,treinar e gastar um tempo para aproveitar.