Sempre tive vontade de fotografar em RAW porque todos falam que dá mais liberdade e facilidade no pós-processamento. Mas na verdade desconfiava dessa afirmativa pelo fato de precisar em baixar um programa que abre RAW, mexer nele, depois ir para o Photoshop (não necessariamente, mas como estou acostumado com ele, é inevitável rs)... Achava que dava bastante trabalho.
Pois bem, um dia decidi fazer um teste
sem nenhuma pretensão técnica. A Pentax K100D não tem a opção RAW+JPG, então fotografei uma em RAW e outra em JPG com o WB automático, contraste no mínimo e por incrível que pareça a saturação baixa.
As fotos não sairam certas porque não estava me apoiando em nenhum lugar e na hora eu nem reparei que ficaram tão tortas assim rs
Na varanda do meu apartamento tem um toldo amarelo e antes dela há uma poltroninha bem laranja. Esperei a hora do pôr-do-Sol para os tons ficarem ainda mais quentes e fiz as duas fotos. No LCD da câmera as duas ficaram com a saturação/contraste iguais, assim:
Abri o
RAW no Adobe Camera RAW, ajustei o WB e fiz alguns ajustes básicos de contraste e brilho. Cliquei em "Abrir Imagem" e já vai para o Photoshop. Lá apenas mexi em "Curvas" e uma pequena alterada em "Cor Seletiva".
A edição toda levou por volta de
2 minutos.
Já o
JPG abri direto no Photoshop. Fiz umas 3x ajustes de brilho/contraste, mexi umas 2/3x em "Curvas", 2x no "Cor Seletiva", mexi também no "Matiz/Saturação". E depois de
uns 10-15 minutos o melhor resultado que consegui foi este:
Conclusão: Acho que não precisa nem falar... na prática é bem melhor fotografar em RAW em situações extremas.
Claro que em jpg tem como ajustar o WB antes de fotografar, o que teria salvado as cores da foto. Mas na K100D não dá para ajustar em Kelvin, o que dificulta um pouco para quem não tem cartão cinza e é inexperiente. E também pode levar tempo se você está em algum momento decisivo.
Espero que essa "brincadeira" ajude aos iniciantes como eu que estão com dúvidas em relação a usar o RAW :P
PS: Postei em "Manipulações Digitais" por ter focado mais a parte de tratamento de cores e não ter analisado nitidez/textura, composição e dados técnicos.