Autor Tópico: Monopé Manfrotto 679B + cabeça 234RC - REVIEW  (Lida 7942 vezes)

joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Online: 12 de Novembro de 2007, 21:48:13
Oi pessoal,

como a curiosidade sobre monopés é grande - inclusive a minha era também - coloquei esse review num tópico sobre monopés e sugeriram que, para não perder a avaliação, que eu colocasse aqui também para troca de experiência. Bom, segue a avaliação:

- o equipamento usado:
Monopé Manfrotto 679B com cabeça 234RC, Nikon F2AS, Nikkor 50/1.4AI e 20/2.8D.

Pessoal, foi o melhor investimento que já fiz para ter imagens mais "sharp". E, também, o mais barato. Fiz uma série de fotos usando o Kodak 400CN com luz natural dentro de casa no sábado (10/11) nublado. As velocidades ficaram entre 2 e 125, com aberturas entre 2.8 e 8. Examinando os resultados, o que não está nítido é porque o assunto se mexeu pois outros objetos em cena estão muito nítidos.

Na prática:

É MUITO menos trambolhoso que um tripé. Eu deixo a placa atarrachada na câmera e coloco ela no tripé quando acho necessário. Então, componho com ele fechado, solto as pernas para elas tocarem o chão, travo e é só clicar. Eu uso a câmera com a alça e enrolo a mão nela como forma de tensionar a câmera, aumentando a estabilidade, como sempre fiz. Isso ajuda.

Neste site em umas dicas boas de técnicas para deixar o monopé ainda mais estável: http://www.outdooreyes.com/photo5.php3 . Segui algumas, tensionando o monopé junto ao meu pé ou ao meu corpo e o resultado se mostrou nas imagens. Tudo muito nítido, sem a menor tremidinha perceptível.

Tamanho de referência das imagens:

em matéria de sharpness, tamanho é documento. Em ampliações 15x10, leves tremidinhas são totalmente imperceptíveis, mas a 30x20, 300DPI, qualquer coisa mínima já aparece. É nesse tamanho, que tornei padrão para minhas imagens preferidas, que fiz a análise das imagens com o monopé.

O tipo de fotografia que eu faço é mais para o casual, bem retratos da minha vida, como defini uma vez aqui uma vez. São imagens do meu dia-a-dia e da minha família, amigos, cotidiano. Isso pede uma mobilidade que o tripé não dá, mas o monopé permite. Adorei os resultados, valeu muito cada centavo dos R$ 280 investidos.

Não vou dizer que vou usar o monopé sempre, até porque eu gosto de umas fotos tremidinhas de vez em quando, acho que muitas imagens passam mais espontaneidade, realidade, se a imagem estiver com uma tremidinha ou até mesmo com um desfoque. Minha mão ainda é bem estável, mas para velocidades por volta de 1/15, 1/30, se a idéia é ter uma imagem sharp, é melhor contar com o monopé pela certeza do resultado.

Fiquei extremamente satisfeito, o modelo 679B é robusto sem ser pesado, volumoso ou cheio de firulinhas. O mesmo vale para a cabeça 234RC. Keep it simple! O conjunto acrescenta estabilidade sem se intrometer no processo. Excelente! Não poderia ter comprado um produto melhor.

Abraços,

José Azevedo

PS - GARANTIA - seguindo a recomendação dos papéis que vêm junto com o monopé, registrando tanto o monopé quanto a cabeça no site da Manfrotto, a garantia é estendida por 3 anos. Nada mal!


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.745
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2007, 23:51:00
Legal!

Faltou somente umas fotos do brinquedo. ehehhhe

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


EstudioDelta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 15:26:05
eu tenho um monope e também gosto do resultado, principalmente em shows com a 70-200...


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2010, 18:01:24
José?

Qual album seu no flickr vc tirou com monope?
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


ivanamr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2011, 18:52:33
Obrigada pela dica. Estou pensando em adquirir um.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2011, 19:22:31
Obrigada pela dica. Estou pensando em adquirir um.

É muito bom! Digo que um bom monopé, com sabedoria de uso, pode ter certeza que é melhor do que qualquer lente estabilizada.