Autor Tópico: Pentax x Canon x Nikon  (Lida 6375 vezes)

Chiclete

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 557
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Dezembro de 2007, 22:03:47
Pessoal, boa noite.
Não se assustem com o assunto do tópico. Não se trata de mais um com a intenção de provocar discussão entre os adoradores das marcas. Só preciso de auxílio para esclarecer algumas dúvidas. Antes, uma pequena introdução...
Sempre fui Nikonzeiro, mas como dito em outro tópico, acho que a Nikon "vacilou" com a linha D40. Já tive uma, e não gostei do equipamento. Saudades da finada D50...
Ai vem a primeira questão: A D40x é bem superior a D40, ou a única diferença é realmente a resolução? Alguma chance de alguém que não gostou da D40 gostar da D40x?
Pensei então na Xti. Li relatos de que ela gera imagens subexpostas, mas a compensação pode "corrigir" esse detalhe. Li também que a lente do kit é MUITO RUIM, quase inutilizável... Essa informação confere? E o sistema de iluminação da Canon, evoluiu, ou continua apanhando da Nikon? As últimas dúvidas referem-se a um equipamento que está chamando a minha atenção. A K100d. O que me dizem desse equipamento? Posso compará-lo a D50? O que me dizem da lente do kit? E os flashes e o sistema de iluminação, eficientes? Custo dos acessórios compatível com o da Canon e Nikon? Pessoal, por hoje é só. Desejo um ótimo Natal para todos. Abs. Chiclete.
Brasília - DF


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2007, 22:25:58
Perguntas dificieis!
Bom... posso dizer que XTi é uma boa cÂmera mas lente KIT da Canon é bem simples mesmo. Já a D40 e D40x muda muito pouca coisa, como por exemplo o sensor de 10MPx da D40x que tÊm um pouco mais de ruído. Particulamente prefiro a D40 ao invés da D40x.



Abraços


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2007, 22:45:03
Bem, tenho uma K100D, mas como mal tive experiências com outras reflex e sou bemmm iniciante, vou falar o que acho:
A lente do kit pelo que li é superior as da Nikon e Canon. Eu estou bem satisfeito com a nitidez dela, considerando que é uma lente de kit. Tinha umas fotos aqui dela em RAW, mas meu pc quebrou e acabei perdendo tudo. Mas se quiser quando eu tiver um tempinho tiro umas fotos em RAW e te passo. Falando em RAW, este é meio pesadinho (uns 10Mb e em jpg uns 3Mb), mas isso pode não fazer muita diferença.

Bem, quase não tenho a reclamar dela, a não ser pelo foco. Na lente do kit é bem barulhenta (isso não me incomoda) e as vezes demora bastante pra achar o foco (quando acha) :\
Não sei como é essa questão nas outras, mas foco noturno na K100 deixa a desejar... Sem falar que procura o foco jogando a luz do flash, que me incomoda um pouco. Com o flash externo isso deve ser resolvido :)

Ahh e a pega eu achei bemmmmmmmm melhor do que a da Xt.. quando eu peguei uma XT depois de pegar a minha, a XT ficou sambando na minha mão.. mas aí é opinião pessoal mesmo.

Sei que não respondi tudo, mas é o que sei uhaUHAhuA

Feliz Natal pra você também :)


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2007, 23:29:14
Chiclete,

Pra quem já teve D50, eu sugiro vc esquecer DSLR de entrada, a não ser que vc pegue uma outra D50, do resto vc vai ficar sempre achando que está faltando alguma coisa....

Eu acho que a Nikon D80 ou a Pentax K10 são as melhores opções, seguindo por Canon 30D usada...

Esquece D40x, pois a diferença da D40 é somente na quantidade de pixels.....Mas o que lhe faltou na Nikon D40? Pra mim ela teve algumas podadas com relação a D50 (ptos de foco, motor de foco no corpo e grip), mas algumas melhoras também, como um JPG melhor, flash mais forte, autonomia da bateria, portabilidade.

Pense na K10 que está com preços excelentes...

Abraço


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2007, 23:42:04
Já pensou na Alpha 100?
O sensor é o mesmo da D40x e da D80, porém o corpo é bem mais completo... O futuro do sistema (que era o maior problema) também está crescendo, com novas lentes e etc.
Se eu fosse escolher uma câmera de entrada hoje eu ficaria entre Alpha 100 e K10D da Pentax, são imbatíveis em recursos e qualidade nesta categoria.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2007, 00:22:28
Sempre simpatizei bastante com Minolta e Pentax, mas nunca pensei em partir prá uma delas principalmente pela pouca oferta de lentes no mercado. Principalmente de usados.
Outro dia fui por curiosidade olhar lentes de Minolta (Sony) e Pentax no Mercado Livre e a diferença de ofertas prá Canon/Nikon é simplesmente absurda.
Isso ao meu ver traz uma certa limitação.

Aproveito prá perguntar aos que conhecem mais as marcas, quais lentes se equiparariam por exemplo às 17-55/2.8 e 70-200VR da Nikon.
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2007, 01:47:56
Eduardo a Minolta não possui uma lente no mesma range da 17-55 f/2.8, mas possui a 70-200 SSM que é melhor que a 70-200VR da Nikon.
A Sony deve lançar lentes novas agora na PMA.
A Pentax está com um set de lentes melhor escalonado, apesar de eu ver mais perspectiva no sistema Sony.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2007, 10:06:30
Eduardo, esse negócio de dificuldade de lente é relativo, veja, o que em geral se usa é uma lente 17-50 clara, uma 70-200 2.0, uma macro boa, uma super tele (talvez), uma 50 1,8

Basicamente essas lentes, depois que vc compra dificilmente vai se desfazer delas, até pq formam o kit básico, então o lance da oferta acaba sendo menos verdadeiro.

Eu mesmo, nunca usei lente muito ga, a minha 28-135 acaba dando conta do recado.

Devo trocar de câmera no ano que vem (talvez lá pra dezembro se arrumar grana...rs) e não sei qual cam devo pegar, se ficar na canon pego a 40D, mas a pentax me chama muito o a atenção
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2007, 10:06:55
Leo, a k10D vc classifica como cam de entrada?
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2007, 10:44:35
Eduardo, esse negócio de dificuldade de lente é relativo, veja, o que em geral se usa é uma lente 17-50 clara, uma 70-200 2.0, uma macro boa, uma super tele (talvez), uma 50 1,8

Basicamente essas lentes, depois que vc compra dificilmente vai se desfazer delas, até pq formam o kit básico, então o lance da oferta acaba sendo menos verdadeiro.

Eu mesmo, nunca usei lente muito ga, a minha 28-135 acaba dando conta do recado.

Devo trocar de câmera no ano que vem (talvez lá pra dezembro se arrumar grana...rs) e não sei qual cam devo pegar, se ficar na canon pego a 40D, mas a pentax me chama muito o a atenção
Alex, eu também vejo assim. De quantas lentes voce precisa?
É importante a pessoa definir qual é o seu estilo de foto.
Para mim se tiver uma 28mm, 50mm e 135mm já tá completo. Se for uma boa zoom que pegue tudo junto melhor ainda. Não adianta se afobar, comprar uma super-tele para pássaros, uma macro para insetos, uma super GA para paisagens, uma 85 para retratos, um flash mais um carrinho de mão para levar tudo.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2007, 10:45:36 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2007, 13:01:10
A lente do kit pelo que li é superior as da Nikon e Canon. Eu estou bem satisfeito com a nitidez dela, considerando que é uma lente de kit. Falando em RAW, este é meio pesadinho (uns 10Mb e em jpg uns 3Mb), mas isso pode não fazer muita diferença.

A K10d gera jpg de 3,5mb e RAW de 16,2mb (meu SD de giga cabem 121 fotos em RAW.)

Citar
Bem, quase não tenho a reclamar dela, a não ser pelo foco. Na lente do kit é bem barulhenta (isso não me incomoda) e as vezes demora bastante pra achar o foco (quando acha)

Não sei como é essa questão nas outras, mas foco noturno na K100 deixa a desejar... Sem falar que procura o foco jogando a luz do flash, que me incomoda um pouco. Com o flash externo isso deve ser resolvido :)

Isso pra situações onde praticamente não há luz. Uma vez tentei usar a cam dentro de uma boate, praticamente sem luz nenhuma, ela fica disparando o flash pra achar o foco. Isso é bem chato mesmo. A S9000 nesse quesito era bem mais prática, ela tem uma luz verde auxiliar que ajuda a fazer o foco. (eu até ficava brincando que parece aquela mira do filme "O Predador"). Agora, eu só faço fotos noturnas com flash externo e rebatido. Se não tem como fotografar assim, eu nem tento...

Citar
Ahh e a pega eu achei bemmmmmmmm melhor do que a da Xt.. quando eu peguei uma XT depois de pegar a minha, a XT ficou sambando na minha mão.. mas aí é opinião pessoal mesmo.

Concordo. Mas a minha K10d veio com o grip. E acho que o grip ajuda bastante!!! Fica bem mais firme na mão.
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Chiclete

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 557
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2007, 14:52:06
Pessoal, quero agradecer a todos que estão colaborando com o tópico. Ele está sendo bastante esclarecedor para mim (apesar da dúvida continuar...hehehe).

Mais uma questão: já existe o adaptador que permite o uso de contato PC nas Sony A100 ?

Abs.

Igor.
Brasília - DF


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2007, 15:21:46
Pessoal, quero agradecer a todos que estão colaborando com o tópico. Ele está sendo bastante esclarecedor para mim (apesar da dúvida continuar...hehehe).

Mais uma questão: já existe o adaptador que permite o uso de contato PC nas Sony A100 ?

Abs.

Igor.

Igor, eu acho que a D80 é uma opção em conta, principalmente hoje, de camera, e você acaba subindo um degrau na escala sem desfazer das lentes.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2007, 15:52:53
Chiclete existe sim esse adaptador, já faz um bom tempo, ele só é um pouco caro (US$ 50,00).
Alex a K10D pelo preço é de entrada, apesar de os recursos serem bem melhores, como o caso da Alpha 100 que também tem mais recursos que a maioria das câmeras de entrada, mas possui um preço compatível com essa categoria.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2007, 18:58:41
Estou insatisfeito com a minha FZ50, comprei ela por causa do zoom, mas o que me incomoda mesmo é que ela deixa o cabelo do meu filho muito vermelho, é um pouquinho ruivo, mas ela exagera muito.
Tenho uma minolta simples, acabei de revelar o primeiro filme e fiquei bastante satisfeito, vendo esse tópico voltei a considerar a Alpha 100, a 700 está longe das minhas possibilidades, questão de lente não é problema, pois ficarei com a do kit e no máximo (se comprar um dia) uma tele (75-300mm por exemplo).
Mas tem uma coisa que me incomoda demais que é o flash para auxílio de foco, na Alpha 100 também é assim, ponto pra Nikon D40, isso resolveria com o flash externo? Alguém sabe me informar qual o valor do mesmo e onde encontrar no Brasil?

Outra coisa, a diferença de ruído entre a Alpha 100 e a Nikon D40 é muito grande?

Vale lembrar que a lente que tenho na minha Minolta não considero para aproveitar o sistema :)

Outra dúvida é sobre a Olympus E-510, comparando o ruído dela com da Alpha 100, será que é bem pior? Gosto demais do formato 4:3, revelo as minhas fotos no tamanho 15x20 :)

Alterei para citar que quero a câmera para retratos internos e externos em 90% dos casos, para paisagens e macro tenho a FZ50, apesar de querer usar para esse propósito também, mas o que me importa é para fotos de pessoas.

Obrigado

Paulo Henrique
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2007, 19:04:31 por pharaujo »
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm