Autor Tópico: K10D X 40D  (Lida 5344 vezes)

Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Online: 26 de Dezembro de 2007, 17:44:34
Gente, ainda estou em fase de estudos sobre a 40D e K10D...O que vcs acham? Sei dos novos sensores da Canon, sei do processo de demosaico melhorado, do desempenho em ISO alto da 40D que ao que tudo indica é excelente etc, etc.Esqueçam logicamente dos FPS... :P

Mas a diferença da 40D para a K10D é tão gritante assim, em termos de qualidade de imagem RAW?

Li ainda que o desempenho da K10D deixa a desejar em JPG (nas configurações originais) mas em RAW é muito bom.

Pergunto pq o $$ da K10D+18-55+grip+baterias+flash ainda é mais barato que o corpo da 40D.

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2007, 18:08:31
Sandro é outra categoria de câmera. A K10D é uma tremenda câmera de entrada, ela briga bem com a D80, porém a 40D já é outro nível, apesar de barata é um equipamento feito para brigar com a D300 e a Alpha 700 e a Pentax não tem um equipamento que enfrenta essas câmeras, não é só uma questão de imagem, é uma questão de AF, construção do corpo e por ai vai.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2007, 18:48:18
Sandro é outra categoria de câmera. A K10D é uma tremenda câmera de entrada, ela briga bem com a D80, porém a 40D já é outro nível, apesar de barata é um equipamento feito para brigar com a D300 e a Alpha 700 e a Pentax não tem um equipamento que enfrenta essas câmeras, não é só uma questão de imagem, é uma questão de AF, construção do corpo e por ai vai.

Blz Léo, são essas diferenças que gostaria de saber mais.Como já tive a D50, fico meio "cabreiro" de partir para uma K10D e me arrepender. O ISO alto da D50 era um espetáculo, entre outras qualidades que ela reunia (ou reune);a vendi para um up de equipo, minha próxima cam era a 30D mas a 40D é uma câmera, pode se assim dizer, notável!!

A K10D me chama atenção por ser uma câmera bastante versátil, o que não sei sobre a mesma é a "intenção" da câmera, ou melhor dizendo, quão utilizável em condições adversas ela possa ser.

Com a 40D sei que posso fazer social, still, natureza, casamento e outros sem medo, e a K10D? Essas são as diferenças que procuro saber.

Abraço e obrigado pela resposta.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2007, 21:42:37
Eu não consegui ainda entender por que a Pentax K10 é de categoria inferior da Canon 40D.....Parece que tudo nela é equivalente, e aida por cima tem IS e é selada.... ???

É a durabilidade?

Pensando em custo benefício eu acho que a Pentax disputa de igual pra igual com Canon 40D e Nikon D80.

Abraço





Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2007, 22:27:58
Leandro o AF é rudimentar, o corpo apesar de parecer bom, na verdade é só estruturado, ela não é uma câmera completa, ela está mais para D80 e Alpha 100, enquanto a 40D está mais para D300 e Alpha 700.
Na verdade a K10D é bem superior à D40, a D40 é simplesmente a câmera mais tosca do mercado, um bibelô de plástico com um AF e um view super rudimentares, é uma câmera muito simples, o grande erro é ter uma visão de que cada câmera tem seu equivalente em outra marca, o que não é verdade.
A D40 simplesmente não tem muitos equivalentes em outras marcas, é absurdamente simples e apenas a Olympus produz um equipamento de entrada tão rudimentar.
A Xti, já é de um patamar que briga com a K100 e com as Oly intermediárias.
A D80, a Alpha 100 e a K10D estão brigando em um patamar um pouco acima das demais, com recursos, sistemas e construções mais sofisticados, mas todas são câmeras de entrada (sendo essas últimas mais sofisticadas e completas).
Já nas categorias para profissionais e entusiastas temos a 40D, a D300, a Alpha 700 e a E3 disputando, mas a Pentax não participa desta briga, nenhuma câmera Pentax tem sistemas para brigar nessa categoria, o AF destas 4 é absurdamente melhor, a construção do corpo é muito superior, os sistemas de exposição são mais completos e sofisticados, o compromisso de durabilidade é maior e por ai vai. É uma questão de corpos e sistemas, em termos de imagens as câmeras de hoje são muito próximas, desde as de entrada até as profissionais, em termos de imagem uma D40 e uma D300 vão oferecer resultados próximos (respeitadas as peculiaridades de cada uma) a diferença maior está nos sistemas das câmeras e no compromisso da construção e nisso a K10D está mais para uma Alpha 100 e uma D80 do que para uma 40D, na verdade a diferença é considerável.

Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2007, 00:09:49
Leandro o AF é rudimentar, o corpo apesar de parecer bom, na verdade é só estruturado, ela não é uma câmera completa, ela está mais para D80 e Alpha 100, enquanto a 40D está mais para D300 e Alpha 700.
Na verdade a K10D é bem superior à D40, a D40 é simplesmente a câmera mais tosca do mercado, um bibelô de plástico com um AF e um view super rudimentares, é uma câmera muito simples, o grande erro é ter uma visão de que cada câmera tem seu equivalente em outra marca, o que não é verdade.
A D40 simplesmente não tem muitos equivalentes em outras marcas, é absurdamente simples e apenas a Olympus produz um equipamento de entrada tão rudimentar.
A Xti, já é de um patamar que briga com a K100 e com as Oly intermediárias.
A D80, a Alpha 100 e a K10D estão brigando em um patamar um pouco acima das demais, com recursos, sistemas e construções mais sofisticados, mas todas são câmeras de entrada (sendo essas últimas mais sofisticadas e completas).
Já nas categorias para profissionais e entusiastas temos a 40D, a D300, a Alpha 700 e a E3 disputando, mas a Pentax não participa desta briga, nenhuma câmera Pentax tem sistemas para brigar nessa categoria, o AF destas 4 é absurdamente melhor, a construção do corpo é muito superior, os sistemas de exposição são mais completos e sofisticados, o compromisso de durabilidade é maior e por ai vai. É uma questão de corpos e sistemas, em termos de imagens as câmeras de hoje são muito próximas, desde as de entrada até as profissionais, em termos de imagem uma D40 e uma D300 vão oferecer resultados próximos (respeitadas as peculiaridades de cada uma) a diferença maior está nos sistemas das câmeras e no compromisso da construção e nisso a K10D está mais para uma Alpha 100 e uma D80 do que para uma 40D, na verdade a diferença é considerável.

Leo, sobre a comparação da Canon 40D com K10, eu concordo, mas eu não mencionei nada sobre Nikon D40.....aliás eu nunca recomendei ninguém de comprar a D40 apesar de tê-la, pois ela é tosca mesmo e eu só comprei ela por três motivos.
1- Era a mais barata DSLR do mercado.
2- A melhor imagem do mercado.
3- Era a mais portátil.

Do resto...vc ta respondendo o que eu escri no outro tópico?

Onde eu coloquei a tabela sequencia abaixo?
1- Oly E-410
2- Oly E-510
3- Pentax K10
4- Nikon D80
5- Sony Alfa 100
5- Nikon D40/D40x
6- Canon XTI
7- Pentax K100

Para esta lista de custo benefício eu coloco um peso muito grande na portabilidade e qualidade de imagem, por isso que E-410 pra mim é a melhor DSLR.

Valeu


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2007, 00:18:42
eu nunca toquei numa K10D, mas gostaria muito de ter uma, a 40D eu já vi e gostei bem como das suas antecessoras, só que o investimento para montar um bom kit Canon me deixa longe dela, eu já postei isso num outro tópico:

K10D, 10.2
SMCP-FA 50mm f/1.4
SMCP-DA* 16-50mm f/2.8 ED AL (IF) SDM
SMCP-DA* 50-135mm f/2.8 ED (IF) SDM
$ 2600


40D
EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM
EF 50mm f/1.4 USM
Tokina 50-135mm f/2.8 AT-X 535 PRO DX
$ 3130

Se trocar a tokina por uma lente L o valor sobe bem mais ainda


Sobre o AF das pentax, sem dúvida ele é mais lento, mas por outro lado ele é mas consistente, o problema é que quem está usando Pentax K10D não está usando as novas lentes SDM (ultrassonicas) ficando complicado avaliar as vantagem deste emplemento no AF das Pentax, um amigo está no EUA e provavelmente terá oportunidade de passear na BH, espero que ele consiga ter uma idéia do que as lentes SDM estão oferecendo a mais quanto AF, no mais dentro de poucos dias teremos as novas K20D e K200D, quem tem algum queda por Pentax deveria esperar um pouco mais para ver o que está vindo já que janeiro inicia semana que vem.

Agora quem tem grana para custear o sistema de Canon, pode ir da 40D tranqüilamente, assim como Nikon e Sony e Olympus, mas eu ainda  vejo na Pentax o melhor custo benefício hoje, se ela realmente conseguir melhorar o AF ou caso já tenha conseguido com as lentes SDM ela sem dúvida vai estará oferecendo muita camera por menos. 
Marcelo - POA/RS



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2007, 00:25:11
Marcelo eu em termos de câmera de entrada (para gastar pouco) penderia muito para o par K10D e Alpha 100, sem dúvida são muito boas e é o que você disse, o investimento de sistema é mais em conta e em termos de qualidade de imagem as diferenças são muito poucas em relação a conjuntos mais caros. Essas câmeras também possuem muitas funcionalidades que possibilitam atender até o mercado profissional, a diferença é que não são feitas para batidão, mas para quem usa no dia a dia, para se divertir ou mesmo para trabalhos em pequena escala são câmeras com um custo benefício realmente muuuuito bom. Se eu não trabalhasse com fotografia ou tivesse um negócio que tivesse pouca escala eu certamente ficaria entre a Alpha 100 e a K10D.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2007, 09:21:06
Em termos de imagem alguns tópicos em foruns gringos afirmam que a K10D se sai melhor que a 40D.
Mas parece que o calcanhar de aquiles das dslr's da Pentax é o auto-foco.

Do meu ponto de vista, pegar uma Pentax hoje (assim como uma Sony-Minolta) é uma aposta no sistema de cada uma.Ainda é difícil saber como a Pentax vai se sair com a aquisição recente pela Hoya, embora em uma nota recente a Hoya afirmava que iria focar no segmento de reflex digitais ao invés de point&shot. Boa notícia !!  Já no caso da Sony, a gigante japonesa parece ter muito mais bala na agulha, aliada ao know-how da Minolta. É a união do útil ao agradável !!

Em termos de funções não há dúvidas que a K10D chama a atenção. Corpo selado, imagem excelente, estabilizador embutido no corpo, sistema anti-dust e modos exclusivos. Talvez tantos features sejam para compensar o investimento na escolha pelo sistema.

Nikon e Canon possuem sistemas consolidados, mercado de usados garantidos mas paga-se o preço.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2007, 09:23:25
Li ainda que o desempenho da K10D deixa a desejar em JPG (nas configurações originais) mas em RAW é muito bom.

Sandro, acho que este foi um grande equívoco do Dpreview.
Já li relatos de usuários que basta mudar a configuração de 'Natural' para 'Bright' para se conseguir jpges com mais sharpness.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2007, 09:25:58
este lance do JPG da Pentax ser ruim eu pesquisei e ma parece ser uma imformação enganosa ou tendenciosa sim, basta configurar como o regeriom mencionou, na K100D eu fiz isso e ficou beleza tb.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 09:46:27 por m.oreste »
Marcelo - POA/RS



Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:05:53
Citar
Sandro, acho que este foi um grande equívoco do Dpreview.
Já li relatos de usuários que basta mudar a configuração de 'Natural' para 'Bright' para se conseguir jpges com mais sharpness.

Rogério, sabe que eu nem li isso no Dpreview!! Estava numa discussão de um fórum português...

http://www.forumfotografia.net/index.php?showtopic=39155

Abraço.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 12:30:30 por Sandro Amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2007, 13:09:53
...no mais dentro de poucos dias teremos as novas K20D e K200D, quem tem algum queda por Pentax deveria esperar um pouco mais para ver o que está vindo já que janeiro inicia semana que vem.

Hummm... Já tem data Oreste?? Não achei nada, tem algum link?
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Dezembro de 2007, 21:09:31
Sandro, os rumores são de que a Pentax irá apresentar as novas K200D e K20D na PMA em 24 de janeiro. 

"A rumor says that Pentax will unveil the follow-ups to K10D and K100D at the PMA early next year. The two cameras are supposed to be the Pentax K20D & K200D. According to the rumor the K20D will feature: a new 14 megapixel sensor from Pentax, a 3″ live-view LCD, improved built-in shake reduction while the K200D will come with a 10 megapixel sensor from Sony."

http://gadgets.fosfor.se/pentax-k20d-k200d/
http://gizmodo.com/gadgets/unconfirmed/pentax-k20d-and-k200d-digital-slrs-rumored-326846.php

[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 27 de Dezembro de 2007, 22:15:51
Eu acredito que a Pentax solte algo com esse sensor da Sony que está na Alpha 700 e na D300.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.