Autor Tópico: NOVO SENSOR DA PENTAX (K20D)???  (Lida 11041 vezes)

Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2008, 15:58:15
Interessante Sandro,

O problema na minha opinião é que cada pixel vai ficar muito pequeno, próximo do pixel de compacta.

Mas dependendo do controle deste ruído, pode ser que quando um pixel falhar o outro cobre, mas aí eu não sei se ele conseguirá mapear tudo isso.

Até agora não li nada sobre o fabricante deste novo sensor CMOS de 14Mpx que a Pentax e Samsung estará colocando na K20. Alguém já leu algo?

Valeu



Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2008, 22:20:01
Pois é Leandro, pelo que tenho lido (e tenho lido bastante!!) a única certeza (eu não teria tanta)é que o sensor não vai ser Sony.

O problema,como o Léo já bem disse em outro tópico, é que os sensores Sansung que estão sendo cogitados são muito ruidosos e HORRÍVEIS em vários aspectos (latitude, etc).

Então fica ainda o mistério.

Esperemos...
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2008, 00:23:32
Eu fico torcendo para não ser Samsung, torcendo mesmo... Porque um sensor Samsung poderia tirar a Pentax do jogo. :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2008, 01:30:30
Não acredito que vão lançar com sensor ruim, nego da Hoya é muito experto para
dar uma mancada fatal, ao menos é o que dizem...


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2008, 07:21:34
A patente foi registrada em 2005? Se foi nesta data pode ser que este sensor da K20 já venha com este desenho.

Eu acho que a Pentax somente mudaria de sensor se tiver um bom ganho na qualidade da imagem e sem grandes incrementos de preço, principalmente por causa da situação de mercado dela....

Eu somente acho que a Pentax pode se dar mau se a mudança de sensor foi unicamente por causa de preço e com queda na qualidade da imagem.

Hoje quem quiser competir com Canon, Sony e Nikon vai ter que mostrar algo mais, eu acho que a Olympus é um exemplo disso.

Valeu



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:03:19
Eu estava olhando o portfolio da Samsung condutores e aparentemente eles estão muito voltados para produção em altíssima escala que são CMOS para telefones, e além disso, nas informações para os acionistas não é relatado absolutamente nada sobre um sensor grande ou investimentos na linha de produção de condutores para imagem.

Não poderia ser a Kodak o fabricante deste sensor?

Abraço


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2008, 14:01:25
Não poderia ser a Kodak o fabricante deste sensor?

Andei dando uma olhada e a Kodak tbem fez a patente de um sensor muito parecido com este na mesma época, a diferença é nos "filtros" por pixel pelo que entendi. Ambas possuem quatro receptores por pixel,a Kodak não os possui filtros nos receptores (pancromática) enquanto na patente da Pentax apenas um dos quatro receptores não possui o filtro.

E isso é bom ou ruim?? A discussão nos fóruns vai longe pelo que vi, mas "a priori", isso representa um ganho de qualidade mas pode trazer tbém um aumento de ruído.

Vou tentar ler o tópico com mais calma depois, pois além de estar "matando" um serviço não aguento mais ler em inglês hj!!!

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2008, 14:35:12
Bom na verdade isso é meio terrível, em termos de ruído até que existe um ganho porque você afere pela média dos 4 receptores, o problema é que um sensor desses com 14MP terá na verdade uma resolução equivalente a um sensor de cerca de 3.5MP, porque a informação registrada nos 4 pixels será exatamente a mesma (uma vez que captam a luz de uma mesma microlente, essa era a restrição do Super CCD SR que só foi sanada na versão SRII com a separação das microlentes), ou seja, apesar de a idéia ser legal em termos de ruído ela não é grandes coisas em termos de detalhamento, é até possível que uma câmera de uns 5MP ou 6MP faça um trabalho melhor que uma dessas com 14MP em termos de ruído e retenção de detalhes, agora resta saber se eles vão lançar uma de 14MP ou uma de 56MP que faz o mesmo trabalho que uma de 14MP em termos de detalhamento.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2008, 14:37:12 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2008, 14:56:30
Bom na verdade isso é meio terrível, em termos de ruído até que existe um ganho porque você afere pela média dos 4 receptores, o problema é que um sensor desses com 14MP terá na verdade uma resolução equivalente a um sensor de cerca de 3.5MP, porque a informação registrada nos 4 pixels será exatamente a mesma (uma vez que captam a luz de uma mesma microlente, essa era a restrição do Super CCD SR que só foi sanada na versão SRII com a separação das microlentes), ou seja, apesar de a idéia ser legal em termos de ruído ela não é grandes coisas em termos de detalhamento, é até possível que uma câmera de uns 5MP ou 6MP faça um trabalho melhor que uma dessas com 14MP em termos de ruído e retenção de detalhes, agora resta saber se eles vão lançar uma de 14MP ou uma de 56MP que faz o mesmo trabalho que uma de 14MP em termos de detalhamento.

Boa questão Leo,

Eu chutaria que ela seria de 56Mpx, com 14Mpx final, ou seja seriam pixels muito pequenos, próximo do tamanho de pixel de compacta.

Neste caso de um sensor de 56Mpx, resta saber se o conversor conseguirá substituir um pixel ruidoso pelo pixel vizinho.

Procurei no site da Kodak e também não achei nenhum CMOS APS (apenas o FF).

Será se é Hoya o fabricante?

Valeu

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2008, 21:14:55
LEandro eu duvido que saia com 56MP, o protótipo da Kodak foi feito para ter resultados com pixels iguais aos padrões de mercado, só assim a vantagem de ruído seria realmente evidente, fazer um sensor com densidade de compacta não traria melhores resultados, porque as perdas desses sensores são absurdas, não sei se justificaria o preço do processo. Seria muito caro (fazer 56MP). Na boa, se for essa tecnologia, com 14MP (que é o mais provável) baseada em tecnologia Samsung vai ser um tiro de canhão no pé, a Pentax vai se tornar uma concorrente inviável....
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2008, 14:23:42
Leo,

É verdade mesmo...56Mp teria um custo inviável, a não ser que eles tenham econtrado alguma alternativa de custo e produção.

Tanto Hoya como Pentax estão escondendo muito bem o fornecedor deste novo sensor.....não achei absolutamente nada.

Agora eu acho que a tecnologia não é Samsung, pois mesmo nos anúncios da GX-20 eles escreveram que a tecnologia do sensor foi desenvolvido pela própria Pentax.

Vamos ver...



m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #12 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 09:22:26
confirmado então, o censor da nova K20 é um projeto da parceria Pentax/Samsung
Marcelo - POA/RS



Pedro Ernesto Guerra Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
    • http://
Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 10:17:06
A patente do sensor é da Pentax e Samsung ! O projeto ótico do sensor é inteiramente da Pentax, nada como uma empresa com mais de 80 anos de experiência em ótica para fazê-lo e o desenvolvimento eletronico é da Samsung, uma gigante no setor e líder no mundo !!!!    :clap: :clap: :clap:
Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@ig.com.br
Santos - São Paulo - Brasil


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 11:35:29
A patente do sensor é da Pentax e Samsung ! O projeto ótico do sensor é inteiramente da Pentax, nada como uma empresa com mais de 80 anos de experiência em ótica para fazê-lo e o desenvolvimento eletronico é da Samsung, uma gigante no setor e líder no mundo !!!!    :clap: :clap: :clap:

Acrescente nisso a capacidade financeira da Hoya. :)
-22.352971,-48.775582