Autor Tópico: Hora do rango!  (Lida 2069 vezes)

efpiva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
    • Fotos no flickr
Online: 28 de Janeiro de 2008, 22:30:06
Pessoal,

Sábado comprei meu equipamento básico de estúdio - sombrinha e afins. Ja tinha o flash (a 1 semana apenas). Pronto, agora estava preparado para arriscar algumas coisas em meu mini estúdio. Nada mais oportuno do que tirar fotos de COMIDA para um cardápio. Tarefa aceita!

Enquanto fazia a comida, testes com um objeto da sala:

1.

Setup para os curiosos:

2.

Potencia e abertura acertadas, vamos as fotos de verdade!

3.

4.

Essas duas foram minhas preferidas dos pratos. Preferi optar por closes. E, alguns closes nos acompanhamentos dos pratos:

5.

6.

7.

Interessante que eu imaginei que com a luz difusa as fotos ficariam melhor, mas a luz dura, com alguns ângulos, deram uma imagem bem legais!

Dicas? Durante a semana tenho mais fotos, se puderem dar pitacos e dicas agradeço. Amanhã o prato da noite é Salmão... :-)

Abraços!


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2008, 22:53:04
Oi efpiva,

as fotos de comida estão indo bem, mas acho que precisam de uma atenção ...
O posicionamento da câmera está muito alto, o ideal é que a pessoa que veja a foto enxergue a comida como se fosse um prato `a sua frente.
Tb seria legal um spray de água com glicerina na salada, para dar frescor e uma idéia de tempero.
Na carne, tente fazer marcas de grelha, e depois passe mel sobre ela, dá um ar mais saudável e apetitoso.
E sobre a iluminação, dependendo da atmosfera que vc quer dar, tb tem que dar uns ajustes. Da maneira que vc colocou a luz, dá uma certa impressão de que aquilo é uma cena de manhã ( luz difusa, vindo de um angulo baixo, como se fosse uma janela). Fotógrafos de comida usam muitos e muitos espelhos, para refletir a luz principal e ir preenchendo os " buraquinhos"  entre a comida, prá não deixar zonas " suspeitas" ...
Bom, espero ter ajudado !
Na foto de amanhã, se o salmão fôr grelhado, tente fazer as marcas de grelha e usar o mel tb , vc vai ver como o resultado é legal.
()s
GuiGui



efpiva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
    • Fotos no flickr
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2008, 23:16:11
Oi Guigui,

Obrigado pelas dicas. Amanhã vou testar essa da agua e do mel. Onde acho glicerina para comprar?

Com relação a luz difusa, a unica luz difusa nesta série de fotos é a do whisky. O Restante é apenas o flash direto, fora da camera... Usei umas placas de isopor pra tentar diminuir as sombras, mas ainda to aprendendo!

Abraços!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2008, 08:28:17
efpiva...boa iniciativa. Não é bem minha praia mas eu acho bem bacana essas fotos preparadas em estúdio.
guigui...Muito legal suas dicas. Vivendo e aprendendo!!!
Abs.  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2008, 08:30:29
Olá Epifa!
Gostei das fotos mas concordo com a Guigui uma aguinha na salada daria um ar de mais fresco e na carne o ideal seria que ela estivesse realmente quente, ou então se não quiser usar mel, faça uma calda rala (de açúcar) e acrescente shoyo. alé de dar um brilho vai dar uma cor fantástica. Tente não grelhar demais a carne prá ela não ficar com  aspecto de esturricada, ela mais mal passada ficaria com uma aparência melhor.

Abraços

Ah! O close das batatas ficou ótimo!
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



J.G.Silva

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
  • Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim.
    • Fotografias J.G.Silva
Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2008, 10:46:05
O mais interessante disso tudo, não é só ver que as fotos ficaram legais, isso aqui é uma escola, as dicas são excelentes pra quem tá nessa área e quem é só curioso.

Muito legal mesmo.
Tbm gostei muito do close das batatas..
Abraços.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2008, 13:24:42
Gostei dos resultados, já vi pôsteres de cardápio em restaurantes de shopping com essa mesma qualidade técnica. Agora é partir para o nível editorial. Deixo algumas observações do que eu percebi:

- A carne parece meio seca; a dica da guigui deve resolver;
- A alface da última foto tem uns carunchos. Se na tela do computador já aparece, em ampliações maiores vai ficar escancarado;
- A luz dura deixou algumas fotos (3 e 4) com um aspecto muito artificial, mas caiu muito bem no close das batatas e dos bifes.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2008, 13:44:03
Gostei dos resultados, já vi pôsteres de cardápio em restaurantes de shopping com essa mesma qualidade técnica. Agora é partir para o nível editorial. Deixo algumas observações do que eu percebi:

- A carne parece meio seca; a dica da guigui deve resolver;
- A alface da última foto tem uns carunchos. Se na tela do computador já aparece, em ampliações maiores vai ficar escancarado;
- A luz dura deixou algumas fotos (3 e 4) com um aspecto muito artificial, mas caiu muito bem no close das batatas e dos bifes.

Achei interessantíssimo essa idéia do mel!  :D

Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 02:20:27
Cadê o salmão ??????

 :snack: