Autor Tópico: Quanto cobrar ?  (Lida 29289 vezes)

rafaelfelipe27

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Fevereiro de 2008, 20:23:51
Pessoal.. já vi que tem vários tópicos com esse titulo aqui.. mas nenhum esclare as dúvidas... as vezes é o problema de região que atrapalha.. outro.. o tipo de cliente...
a minha duvida é a seguinte...vou fazer uma foto para uma campanha publicitária no estado inteiro... sairá em folder... banner's e outdoor.. no estado do Tocantins.. ai lhes pergunto... quanto cobrar ?
Rafael Felipe
Canon T4i
Canon 70-200mm 2.8 / Canon 18-55mm Tamron 18-200mm / Minolta 50mm com adaptador para Canon / Minolta 100-200mm com adaptador para Canon
http://www.facebook.com/rafaelfelipe27


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 20:34:12
kra achei um site que simula o valor de quanto cobrar, sei lá acho que esse valor é para profissionais porque creio que poucas empresas pagariam o valor simulado..

Espero ter ajudado...

www.photoshowcase.com.br/Doc/Photopricing.aspx
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 20:56:12
Normalmente que é profissional de verdade nem deveria faezr esta pergunta!
Já que o trabalho é tão grande. :assobi: :assobi:
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


rafaelfelipe27

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 21:47:14
Normalmente que é profissional de verdade nem deveria faezr esta pergunta!
Já que o trabalho é tão grande. :assobi: :assobi:

Na verdade... não sou profissional.. pelo seguinte.. profissional de fotografia ou FOTOGRAFO PROFISSIONAL..é a pessoa que vive financeiramente do mesmo... não faço isso.. apenas uso como hobby.. que está virando profissão.. fiz algumas fotos... e uma agência de publicidade viu e gostou e quer me contratar..simples...por isso minha dúvida... entende ?

...
Rafael Felipe
Canon T4i
Canon 70-200mm 2.8 / Canon 18-55mm Tamron 18-200mm / Minolta 50mm com adaptador para Canon / Minolta 100-200mm com adaptador para Canon
http://www.facebook.com/rafaelfelipe27


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 21:55:35
MateusZF - são poucos profissionais e cobram esse valor neh, faço fotografia por hobby e atualmente tiro algumas fotos de produtos para jornais e folhetos de clientes e dificilmente consigo cobrar o preço que acho justo, já que todo material para fotográfia não é barato, o problema é:
Você chega num cliente com todo seu equipamento carissimo, book que não é barato também, horas de estudos pra ouvir do cliente que meu sobrinho ou filho faz... Isso machuca muito não só no ramo de fotográfia como informática e ramo gráfico.
Ser fotográfo é igual ser jogador de futebol poucos alcançam o sucesso?????
Porque também andei pesquisando preço de fotos para produtos e o preço ta entre R$ 50,00 e R$ 75,00 enquanto no site que indiquei o valor é de R$ 350,00, onde é o problema o nosso país, nossa educação?

Desculpe se me prolonguei um pouco...  :shock:
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 21:59:35
Só para vc ter uma idéia...

Cobrei R$ 1200 para UMA foto ( tirei na verdade 22, mas tratei 3 ), utilização Outdoor, campanha municipal, veiculação 30 dias.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 22:09:47
Guto - não quero dizer que acho caro por uma foto acho que deveria valer muito mais em certo ponto concordo com o site o valor que demonstra o que tenho dúvida é qual o problema do nosso país de sempre ter um jeitinho brasileiro de se fazer as coisas, fotográfia não é apenas ter uma máquina e atirando pra todo lado, como vc disse tirou 22 fotos e tratou 3, mas qual foi seu custo, quanto vale seu equipamento, não é barato, poucas empresas ou somente agência publicitária paga um ótimo valor, mas são poucos profissionais que conseguem se dar bem, ou ter um alto QI (quem indica) porque temos ótimos profissionais como também pessimos profissionais.

O que penso com a fotografia digital (aconteceu comigo), pensava que apenas ter uma máquina digita que poderia fazer tudo com ela, até mesmo fotos de produtos, mas acaba ocorrendo é que a qualidade fica abaixo do esperado e ao mostrar o cliente você não cobra o devido valor ai acontece tipo uma "prostituição" do mercado, como aconteceu com sites e manunteção de micro..
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2008, 22:19:58 por alessandromeirelles »
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 00:01:33
Segue a página citada pelo Alessandro que vai dar mais ou menos o preço que o Guto deu

Fiz um exemplo com folder pra você ver

Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 13:57:41
kra achei um site que simula o valor de quanto cobrar, sei lá acho que esse valor é para profissionais porque creio que poucas empresas pagariam o valor simulado..

Espero ter ajudado...

www.photoshowcase.com.br/Doc/Photopricing.aspx

Gostei. Salvei nos favoritos.  :D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #9 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 14:30:43
Guto - não quero dizer que acho caro por uma foto acho que deveria valer muito mais em certo ponto concordo com o site o valor que demonstra o que tenho dúvida é qual o problema do nosso país de sempre ter um jeitinho brasileiro de se fazer as coisas, fotográfia não é apenas ter uma máquina e atirando pra todo lado, como vc disse tirou 22 fotos e tratou 3, mas qual foi seu custo, quanto vale seu equipamento, não é barato, poucas empresas ou somente agência publicitária paga um ótimo valor, mas são poucos profissionais que conseguem se dar bem, ou ter um alto QI (quem indica) porque temos ótimos profissionais como também pessimos profissionais.

O que penso com a fotografia digital (aconteceu comigo), pensava que apenas ter uma máquina digita que poderia fazer tudo com ela, até mesmo fotos de produtos, mas acaba ocorrendo é que a qualidade fica abaixo do esperado e ao mostrar o cliente você não cobra o devido valor ai acontece tipo uma "prostituição" do mercado, como aconteceu com sites e manunteção de micro..
Bom, eu penso o seguinte: tenho meu custo. tenho o custo do meu equipamento, do meu estudo, da minha prática, da minha qualidade. O cliente pode contratar qualquer um.... se me escolhe está ciente do que quer. Se escolhe por preço somente, esse tipo de cliente eu não quero. Isso porque aquele que visa exclusivamente preço va idar dor de cabeça. Seja no contrato, na produção, na finalização, no uso ou no pagamento. Quem está começando agora e jogando o preço lá em baixo logo aprende isso... depois do segundo calote aprende que é melhor não trabalhar do que trabalhar de graça. E o que mais adoro: quando um cliente que passei orçamento e não fechou comigo me procura desesperado para fazer o trabalho porque o "contratado" fez caca.... rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 17:54:05
Esses dias me pediram um orçamento pra fotografar um evento durante 8 dias... Dei meu preço, (muito barato por sinal, mas acho que para o meu nível "amador avançado" estava perfeitamente condizente). Acharam caro e perguntaram se seria possível fazer mais barato. Sai fora. É bem isso que o Guto falou. Quem quer apenas preço fatalmente uma hora vai te dar a maior dor de cabeça...
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #11 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 20:25:20
Guto to com você e não abro, não quero que leve pelo lado pessoal apenas expressei o que o mercado diz, também não trabalho de graça tudo tem seu preço e acho muito legal qdo o cliente quebra a cara é a hora da gente dizer NÃO... desculpe se me expressei mal...  :shock:
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 23:17:37
Guto to com você e não abro, não quero que leve pelo lado pessoal apenas expressei o que o mercado diz, também não trabalho de graça tudo tem seu preço e acho muito legal qdo o cliente quebra a cara é a hora da gente dizer NÃO... desculpe se me expressei mal...  :shock:
Eu entendi... não esquenta.  :ok:
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #13 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 12:08:39
Sempre dá pra fazer mais barato, desde que o prestador do serviço "enxugue" mais a proposta. Isso é técnica básica de negociação: nunca se dá desconto sem pedir algo em contrapartida. Se o preço era 500,00 e você baixar para 450,00, alguma coisa você tem que tirar da sua proposta.

Se você der um desconto sem pedir nada, vai até perder a moral com o cliente e ele vai achar que você pode baixar mais e mais. Além disso, você pode se arrepender no futuro de ter pedido um valor menor pela mesma quantidade de trabalho. Às vezes o preço inclui um "seguro" por eventuais incomodações e você não deve abrir mão de suas margens de segurança.

O próprio cliente, durante a negociação, pode perceber que não precisa de alguns serviços de sua proposta e todos acabam felizes.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2008, 12:10:01 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


reiwolf

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
  • :: Sede não é nada. Imagem é TUDO!
    • um pouco de mim.
Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2008, 11:35:21
Salve, galera!

Desculpe me inserir na conversa  :assobi: mas, não encontrei a resposta à pergunta... Quanto cobrar?  :aua:

Também estou precisando formar uma tabela de preços de serviços. Eu sugiro (imploro!  :clap:) que os profissinais que estão a mais tempo no mercado, nos façam um agrado (meigo isso... hehehe  :hysterical:), publicando os métodos que usam para calcular. Assim, com a troca de experiência, todos ganharemos.

Eu começo fornecendo minha base de referência.  :shock:

Sou de Colombo, região metropolitanda de Curitiba e em nosso estado, quem nos dá um norte no quesito trabalhos fotográficos, é o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (http://www.sindijorpr.org.br). Na página http://sindijorpr.org.br/?system=news&eid=71 tem uma tabela que os profissionais da área jornalistica (área visual/impresso) se referenciam. E, na falta de outro, eu também.  :ok:

ps: Sou aspirante a reporter-fotográfico e fotógrafo de aventura. Mas, claro, cubro qualquer evento solicitado. Trabalho é trabalho.  8-)

Espero ter ajudado.

Abraços. :D
--
Montanhista, Fotógrafo, Webmaster, Programador, Enxadrista ( intermediário ) e amante da Vida.