Autor Tópico: Canon Powershot G6  (Lida 5958 vezes)

rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Abril de 2008, 10:44:56
Galera,

Continuo na busca por minha câmera digital... Mas o investimento ainda tá meio alto pra mim.

Agora achei uma G6 e tô pensando em pegá-la.  :ponder:

Seria uma câmera pra ir começando no mundo digital com maior qualidade, depois provavelmente migrar pro mundo DSLR.
Daí, mesmo comprando outra eu tentaria mantê-la pra ocasiões nas quais seria muito custoso levar uma cam grande.

Eu também bateria o martelo pro sistema Canon pois tem as baterias, carregador, cartões etc e provavelmente compraria um flash externo mais tarde.

Li o review do Dpreview e gostei dos testes.

Porem não gostei das imagens de exemplo... Achei as fotos tendendo ao estouro.. tem uma com cores exageradas etc. Muitas imagens de superzoom são mais bonitas.
Como muda de fotógrafo de um review pro outro eu fiquei sem parâmetros.

Já pesquisei bastante aqui no fórum...
Na época que foi lançada era disparada a melhor da categoria em termos de fotografia mesmo.

E hoje? Pensando em termos de ruído, nitidez em grandes aberturas etc? Ela ainda seria uma excelente cam? Ainda dá pau em superzoom em termos de qualidade?

Tô perguntando pois ela ainda está um pouco cara, mesmo usada.

Abraços.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2008, 11:08:40
Rogerio,

Se eu não me engano ela foi lançada em 2004. Certo? Quanto vc vai pagar nela? Ela não pode estar muito usada?

Hoje vc consegue uma Canon A720is ou uma A570 por um preço muito bom e com bons avanços se comparado a esta Canon G6 e se querer gastar mais pega uma Canon G9 que é muito boa.

Da uma lida neste tópico.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21741.0

Valeu e boa sorte


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2008, 16:32:47

O único “defeito” da G6 é por ser um pouco lenta para os padrões atuais, mas a imagem é excelente
muito melhor do que qualquer Canon Axxx.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2008, 16:52:22
Uma das boas melhoras que tenho achado nesta última geração de compactas é a pre-focagem por detecção de face, somente por isso eu já descartaria uma G6.

Quanto a imagem dela eu concordo que é legal, ainda mais com RAW, mas mesmo assim o preço deve ser muito bom, pois uma Canon G9 vc paga R$1000,00 e uma Canon S5is R$1200,00.

Valeu



Adaly Pinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é guardar um pedaço da vida para sempre
    • Flickr
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2008, 16:56:53
Comprei uma Canon S5 IS a menos de 30 dias. Paguei R$ 1.190,00 na Loja Napety em SP e estou muito satisfeito.

Depois de passar um ano com uma saboneteira da Sony que fazia boas fotos mas não tinha recurso nenhum, tô apanhando um pouco até me acostumar com tantos recursos.

Mas valeu a pena a troca.

"...a fotografia é subversiva não quando assusta, perturba ou até estigmatiza,
mas quando é pensativa." - Barthes.

Adaly Pinheiro - Sto. Amaro da Imperatriz/SC
http://www.flickr.com/photos/adaly_pinheiro/


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2008, 17:12:22
Uma das boas melhoras que tenho achado nesta última geração de compactas é a pre-focagem por detecção de face, somente por isso eu já descartaria uma G6.

Detesto as imagens das Axxx e saboneteiras afins...


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2008, 23:33:02
Bem, na G6 deve ter ajustes de crontraste e saturação.
Se não quiser fotografar em RAW, coloque ambos no mínimo que provavalmente vai te dar uma imagem mais "natural" pros seus olhos.
A G6 é uma senhora câmera! Não se fazem mais compactas com lentes claras assim (o que pesaria muito pra minha escolha).
Tem que ver suas preferências/necessidades.
Se você quer agilidade, por exemplo, pode descartá-la. Assim como um bom vídeo, porque o dela só é no máximo 15fps e 30s (em VGA)
Outro detalhe é que ela é USB 1.1


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2008, 08:33:30
Uma das boas melhoras que tenho achado nesta última geração de compactas é a pre-focagem por detecção de face, somente por isso eu já descartaria uma G6.

Quanto a imagem dela eu concordo que é legal, ainda mais com RAW, mas mesmo assim o preço deve ser muito bom, pois uma Canon G9 vc paga R$1000,00 e uma Canon S5is R$1200,00.

Valeu



Dá um tempo, Leandro...

Comparar uma G6 com essa coisa de Axxx é até maluquice. O cara tá lendo e vai pensar que há algum fundamento nissso.

E deteção de face é muito bom para minha sogra que quando muito vai saber apertar um botão. Não é coisa a ser considerada diante de fatores como qualidade de lente, RAW, construção.

Existe uma hierarquia nas qualidades das cãmeras fotográficas. Detetor de face tá lá no finzinho. Lente, sensor, RAW, construção, estão nos primeiros.

Perdoe-me a sinceridade, mas às vezes leio seus comentários e eles me parecem completamente desaparafusados, meio jogados, como quem lê especificações e acredita piamente nas propagandas, meio sem julgamento de hierarquia das coisas importantes. Isso nada teria de mais, se não fossem conselhos a outros.

Tenho por princípio que conselhos devem ser cuidadosos e prudentes, pois alguém pode tomá-los a sério. Comparar deteção de face com RAW é até irresponsabilidade.

Não me queira mal, mas pense um pouco no que diz a quem precisa de uma luz, e não de mais confusão.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2008, 08:44:39
Uma das boas melhoras que tenho achado nesta última geração de compactas é a pre-focagem por detecção de face, somente por isso eu já descartaria uma G6.

Detesto as imagens das Axxx e saboneteiras afins...

O Leando pratica uma lógica peculiar para a fotografia... a IMAGEM parece menos importante para ele do que o monte de penduricalhos, e ele de fato parece acreditar que as cãmeras sempre evoluem, quando estamos cansados de ver cãmeras involuirem pelas necessidades de planejamento de mercado.

Câmera fotográfica tem poucas coisas importantes... lente, sensor, controles manuais de ISO, abertura, velocidade e foco (e distãncia focal). Isto é o básico e o essencial. Quem sabe usar isso, faz qualquer fotografia. O resto é para a minha sogra. Aí o interesse já não é fotografar, mas simplesmente "que a foto saia" porque essa é a dificuldade que a maioria dos absolutamente leigos têm, e para isso a deteção de face é boa. Ou seja, se você quer ser leigo-leigo, compre logo uma cãmera bem barata e não se fala mais nisso. Se não quer ser leigo-leigo, então esqueça essa bobajada.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2008, 09:24:15
Hehehe.....fica tranquilo Ivan que jamais vou querer seu mal, :ok:

Com relação aos tópicos em que vc não concorda com minha opinião, vamos discutir eles ;)

Com relação ao detector de face. Vc já usou? Eu fotografo muito crianças, eu diria que algo como 60% das minhas fotos e como vc sabe elas se movimenta muito e por outro lado as compactas são por natureza lentas para focagem e esta nova "ferramenta" vem sim ajudar muito no processo de pré-focagem de pessoas em movimento.

Quanto a imagem, eu discordo de vc, todas as câmeras que tive até hoje, a escolha foi praticamente em cima da qualidade de imagem, com peso muuuuito menor para as outras características.

Quanto a G6 eu acho sim que ela tem uma boa qualidade de imagem, mas não adianta comprar uma câmera em que após alguns dias ela dê problema, por isso que apenas aconselhei que se o problema for preço ele pode sim pegar uma Canon Axxx, pois vai ter bons resultados e uma câmera mais duradoura, mas a decisão não é minha, é dele.

E se o problema não for preço pega logo uma Canon G9 com o RAW ou uma Canon S5is.

Ops....outra coisa também o estabilizador de imagem.

Obrigado
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 09:30:54 por Leandro Federsoni »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2008, 09:45:13
Citar
Quanto a G6 eu acho sim que ela tem uma boa qualidade de imagem, mas não adianta comprar uma câmera em que após alguns dias ela dê problema,

Por que? Você conhece a cãmera e sabe que ela vai dar problema? Ou é só suposição e argumento?

Tem sempre uma justificativa para qualquer coisa. Mas você não perguntou se o rogerio vai fotografar crianças em movimnento... Você agumenta que para isso é bom -pode até ser, mas fotografar gente antes de tudo é saber acompanhar a pessoa e saber usar o DOF e a velocidade no caso de pessoas em movimento. Você tomou isso como uma lei geral, quando é tão somente um caso particular, uma muleta para um caso particular para substituir a habilidade do fotógrafo. Isso é exatamente o fundamento da minha observação. Cada bobagem introduzida nas cãmeras servirá para um caso particular, mas não existe nenhum fotógrafo que precise de todos os casos particulares, então comprar uma cãmera pela coleção de bobagens que o fabricante colocou nela não faz sentido.

Outra coisa, dizer que a imagem de uma Axxx é melhor que a de uma cânon série G é errado, pura e simplesmente. Se você dá importãncia à qualidade de imagem, dá mesmo, e ENTÃO fotografa em RAW, não sei porque aconselha uma outra pessoa o contrário. Se fotografa em JPEG sei lá por que justificativa, então não dá importância à qualidade de imagem. É uma equação simples, uma coisa anula a outra.

E colocar no mesmo nível Face detection e RAW, e lente, é falta de hierarquia.

Citar
E se o problema não for preço pega logo uma Canon G9 com o RAW ou uma Canon S5is.

Moral da história: se não foi lançada ontem, não presta... A S5, sensor pequeno, não tem RAW, é aqui apresentada como melhor que a G6...

E, veja bem, o rogério perguntou a respeito de algo concreto, uma oportunidade que tem. Ele só quer saber se vale ou não a pena, e não se uma G9 é melhor ou não.
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 09:47:45 por Ivan de Almeida »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2008, 10:05:50
Citar
Canon G9 vc paga R$1000,00

Na BH, com Brazil Special, que tem todos os problemas que saõ discutidos em fóruns, entre os quais demora de 45 dias -não estou absolutamente aconselhando seu uso, ao contrário- ela sairia a 1120 reais, não 1000. Dificilmente, pelo que tenho visto, se adquire no Brasil qualquer coisa por menos do que o valor deles, ao contrário, geralmente é pelo menos 30% a mais.

Volto a insistir. Só devemos aconselhar alguém com responsabilidade, sem dar a essa pessoa informações contraditórias, irrealistas, caprichosas. É preciso quando aconselhamos dizermos porque tal coisa é para nós importante -pois pode não ser para a pessoa.

A pergunta certa seria: "Por quanto lhe foi oferecida a câmera?". Isso sim serve de base para comparação.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2008, 10:18:18
Ivan,

Eu apenas recomendei com que o Rogerio avalie o estado da câmera, versus o preço, ou seja, se ela estiver com preço bom e pouco usada, nossa é uma excelente opção, agora de ela estiver bem usada e o preço alto, vale sim a pena pensar em algo mais novo, ainda mais que nos últimos anos eletrônicos abaixaram muito de preço....eu acho que uma G6 na época deveria ser uns U$600,00 e hoje uma G9 sao por U$400,00

A Canon G6 se eu não me engano tem um sensor de 1/1.8" e uma Canon S5is de 1/2.5", mas será se esta diferença de tamanho, mais a evolução da tecnologia de captação vai entregar imagens melhores?
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=13085.0

Quanto a Canon S5is realmente não tem RAW, mas vc sabe se o Rogerio está realmente atrás de RAW, quem sabe pra ele um vídeo bom ou um grande range seja mais interessante, ou seja, apenas coloquei mais opções.

Em nenhum momento estou dizendo que a série A tem qualidade de imagem superior a série G, eu apenas não comprei uma G9, por problema de preço.

Valeu



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Abril de 2008, 10:29:17
Ivan,

Caso vc queira uma Canon G9, me envia uma mensagem que lhe passo alguns telefones.

Eu sinceramente ainda não entendi onde o seu conselho é de maior responsabilidade do que o meu.  :doh:

Em nenhum momento estou mostrando que sou o fotografo, que sou o expert no assunto, sempre coloco a insegura palavra "Eu acho" na frente de todos os meus conselhos.

Quanto a introdução de novas tecnologias, também não entendo a sua barreira para elas, por que não podemos admitir que a fotografia não é mais somente feito daquilo que tinhamos na época do filme?

Abraço


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2008, 10:35:45
Citar
se ela estiver com preço bom e pouco usada, nossa é uma excelente opção,

É isso, Leandro, em resumo. Se ela for oferecida por um preço razoável (que na minha cabeça seria entre 600 reais -preço ótimo- e 800 - preço limite para ser um bom negócio- é ótima. Além disso vale a pena começar a examinar outras opções, considerando forma de pagamento, imediata disponibilidade, etc.

O sesnor de 1/1,8" é muito melhor que o de 1/2,5", ainda mais um sensor com menos pixels como o da G6. Além de 6mpx não se ganha muita coisa em resolução versus ruído, e uma câmera de 6mpx em RAW faz praticamente tudo o que se deseja.

Na BH a Canon G9 custa 499 dólares, é uma compacta cara, como a G6 foi em sua época.

Creio que situando as coisas dentro de sua perspectiva, minha discordãncia com sua opinião diminui muito. Obviamente se compramos uma G9 no Brasil por, digamos, 1500 reais (preço realista), uma G6 usada deve ficar em um preço bem menor.

è preciso ressltar que como valor de uso uma G6 em bom estado é melhor do que as cãmeras que se compra por 1200 reais, perdendo somente para sua versão mais nova. Mas para formação do preço temos de considerar outras coisas, e por isso avaliei naquela faixa.