Autor Tópico: Sem vergonha...  (Lida 2515 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Online: 26 de Agosto de 2008, 12:22:07
Ando perdendo a vergonha de postar na Galeria, não sei se isso é bom ou ruim. Talvez seja bom pra mim e ruim pra vocês. :)

Eu gosto dessas fotos que tirei em junho quando fui à Curitiba no aniversário da Adi, essa garotinha muito desenvolta, sobrinha do meu marido, que tem um senso de humor incrível, difícil de encontrar em crianças, além de ser muito inteligente e sapeca.

Mas como vocês podem ver, eu errei no balanço de branco e ficou tudo meio magenta, rosado.

Então eu gostaria de saber, além de apresentar as fotos de Adi a vocês, se é possível corrigir isso num programa de edição. Não precisam me dizer como fazer, pois pretendo, até o final do ano, fazer um curso de tratamento de imagem, mas, até lá, gostaria de saber se é possível corrigir esses probleminhas, pois tenho muitas fotos cujo WB me incomodam muito. As mais recentes nem tanto, pois depois que aprendi a calibrar diretinho o WB minha vida mudou. :D

Bem, agradeço a todos por qualquer comentário (não precisa estar diretamente relacionado ao WB).

Abraços.







Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2008, 13:34:20
Olá! Bom, normalmente eu faço minhas fotos todas em RAW, então fica bem fácil na hora de converter acertar o WB. Mas dá para fazer no PS ou qualquer outro editor de imagens (eu uso o Corel Paint Shop Pró Photo). Assim como correção de exposição, cores, etc...
Abraço, Blasius.
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2008, 13:50:50
Se tiver em RAW no LightRoom é mole mole ...  :ok:

Tirando o problema com o WB as fotos ficaram bem legais ...
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2008, 18:25:17
Srta Kika!!!
Que lindinha a mocinha!!!

Para correção no PS, vale à pena utilizar o plugin ACR, pois ele corrige WB de JPEG tmb.

Neste link dá para corrigir com as próprias ferramentas do PS:

http://www.bairarteditions.com/pages/tutorials/photoshop/colorbalance.html

Grande abs!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2008, 22:08:45
Oi Kika,
Felizmente a correção do whitebalance é um problema relativamente fácil de resolver. Como o pessoal já citou, vc tem um leque de opções de programas de edição que pode lhe fornecer esse recurso. Tomei a liberdade de "pegar emprestado" uma foto da Adi para fazer uma correção bem simples e rápida. O programa que usei foi o PhotoImpact 12. Fiz a correção em pouco mais de 5 minutos. Tudo bem simples. Logicamente usei os valores das variáveis de acordo com a minha preferência mas aí depois fica tudo a seu critério. Anotei os passos (que são muito fáceis e intuitivos) só para exemplificar melhor o que fiz.
Ficou assim:

Não sei se era bem isso que você buscava mas espero que sirva pelo menos como um caminho quando precisar tratar suas fotos devido ao mesmo problema.
Ainda dá para mexer muito na sua foto e corrigir algumas áreas que ficaram claras ou ainda recuperar a cor da toalha que ficou um pouco desbotada (rsrsrs) depois do tratamento que utilizei. Com o seu curso isso pra vc será fichinha !!!
Espero ter ajudado um pouco.
Abs
Ahhhh...vc pode baixar o programa para testar no site baixaqui (http://baixaki.ig.com.br/download/Ulead-PhotoImpact.htm). A versão que eu tenho é a 12 mas ele já se encontra numa versão mais atualizada. Programinha legal e gostoso de usar. Vale a pena conferir.
Inté  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2008, 00:27:05
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2008, 00:32:01
Obrigada Blasius, Ricardo, Rogério e Chello.

Agradeço muitíssimo ao Guto que se dispôs a apresentar um passo-a-passo pra alguém que conheço bem pouco do assunto. Obrigada mesmo Guto, não queria lhe dar esse trabalho. De qualquer forma, agradeço muito a atitude tão gentil.
Vou fazer como você fez nas demais fotos e com outras também, porque a questão do tratamento é um problema que eu tenho que resolver o mais breve possível, sobretudo porque eu costumo prometer fotos para todos os amigos/família que são também minhas "cobaias" (melhor seria "modelos", mas por enquanto são "cobaias" mesmo). E que bom que o balanço de branço é o menor deles e no meu caso é o mais sintomático.
Eu pinto um bicho-de-sete-cabeças no que concerne a tratamento da imagem e você desmistificou minha idéia ao dizer que usou um programa de fácil acesso e que levou apenas 5 minutos.
Obrigadão mesmo.
Grande abraço.

Observações:
Guto: a toalha estava desbotada porque era velhinha, agora está mais condizente com a realidade.

Rogério: antes de começar a fotografar eu morri de rir com o inusitado da situação. Ela mal conseguia se equilibrar com esse turbante que a mãe fez depois do banho e ainda tinha que fazer a inalação devido aos problemas de bronquite.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2008, 00:37:12 por Kika Salem »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2008, 18:22:47
SEQUENCIA MUITO SIMPATICA
LEGAL :ok:


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2008, 19:25:39
Kika, parabéns pelos registros !

Ótimas fotos !

Apaixonei com a última !

Minha singela opinião é que aqui no MF ficamos exigentes demais o que não é ruim, exige aprimoramento, estudo e dedicação; afinal essa é a finalidade de "estarmos" aqui. Mas cá entre nós, quem não sente falta de registros amadores e descomplicados, descontraídos de vez em quando ???  ;)

Parabéns !!!