Autor Tópico: [FOTÓGRAFO] Henri Cartier-Bresson  (Lida 14542 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #15 Online: 28 de Agosto de 2008, 11:46:11
Puxa, nem tinha visto que tinham anotado um "dever" na minha agenda  :) (quem tem criança em casa, sabe que isso acontece,rs,rs...).

Olha, o programa foi curto mesmo, mas gostei bastante. Acho que não foi uma entrevista editada, mas um apanhado de entrevistas diferentes, feitas há poucos anos.
Gostei fundamentalmente de duas coisas:
- Muito se falou e mostrou das fotos menos famosas dele, que, para mim, são imensamente mais fantásticas do que a do beijo do casal, o menino levando o vinho e o homem sobre o espelho d'água (elas têm títulos?), que são as mais conhecidas.
- Outra coisa, foi a desmistificação da imagem do homem sobre o espelho d'água, que sempre é atribuida ao conceito do "momento decisivo". E então ele diz, "fotografei colocando a máquina para fora das grades de uma janela. Nem ví nada" - "O senhor não viu o homem pulando?" - "Não, foi sorte. Tudo é sorte" (essa eu não sabia).

Agora, colocaram um Diretor de Fotografia brasileiro lá (Mário Carneiro) que só fez número e disparou um monte de obviedades vazias sobre o trabalho dele.

Bem, foi isso... No mais, gosto muito de ver o modo humilde e simplificante com o qual ele sempre descreveu, tanto seus desenhos como sua fotografia. A gente teoriza muito!

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #16 Online: 28 de Agosto de 2008, 13:04:58
Pra quem não viu (assim como eu), os horários das reprises:

Qui 03:30, 11:30, 17:30
Sex 05:30
Sáb 16:05

Vamos ver se agora vai!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #17 Online: 28 de Agosto de 2008, 16:11:35
É Srta Kika!! Nós formamos uma dupla dinâmica hein?? rsrs

Bem, apesar de visões diferente sobre o programa, acredito que de qualquer maneira o material apresentado acrescentou algo importante para quem assitiu.

Bresson, na sua simplicidade conseguiu sempre mostrar o melhor daquilo que fotografava.

Como contribuição, deixo o link do site da fundação HCB (acho que já devem conhecer) : http://www.henricartierbresson.org/index_en.htm

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 29 de Agosto de 2008, 09:40:46
Bom dia a todos! :ok:

Achei esses livros do Bresson.

http://www.livrariasaraiva.com.br/pesquisaweb/pesquisaweb.dll/pesquisa?ID=C95048517D8081D09213A0178&PAC_ID=24401&FILTRON1=X&ESTRUTN1=0314&ORDEMN2=E&PALAVRASN1=Henri+Cartier+Bresson&image2.x=0&image2.y=0

E mais esse...
Na Amazon é muito bom comprar livros (eles não são taxados) e as taxas de entrega também são bem em conta, a qualidade dos livros é fantástica, só que demora um bocado prá chegar, mas se vc tiver sorte chega rápido.

http://www.amazon.com/s/ref=nb_ss_b?url=search-alias%3Dstripbooks&field-keywords=Henri+Cartier+Bresson&x=0&y=0

Espero ter ajudado!

« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 09:46:18 por Fernanda Maia »
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 29 de Agosto de 2008, 20:37:30
Obrigada pelo resumo também Marcelo.

Quem não assistiu ainda tem a reprise, muito bom Rafael.

Obrigada pelas referências Fernanda, sabendo de outras posto aqui também.

Pois é Chello, daqui a pouco estaremos dizendo: "Irmãos gêmeos ativar..." (lembra do desenho?)


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #20 Online: 29 de Agosto de 2008, 22:20:31
Obrigada pelo resumo também Marcelo.

Quem não assistiu ainda tem a reprise, muito bom Rafael.

Obrigada pelas referências Fernanda, sabendo de outras posto aqui também.

Pois é Chello, daqui a pouco estaremos dizendo: "Irmãos gêmeos ativar..." (lembra do desenho?)

Forma de um "obturador gigante"!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2008, 08:58:53
Pois é Chello, daqui a pouco estaremos dizendo: "Irmãos gêmeos ativar..." (lembra do desenho?)
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Nossa Kika agora vc foi longe. Nem me lembrava desse desenho. Acho que era muito novinho nessa época... :hysterical: :hysterical:
Brincadeira...também sou dessa turma.
Enquanto isso na sala de cirurgia (opsss) de justiça... :assobi: :assobi: :assobi:

PS - Desculpe gente, o tópico é do Bresson. Só não resisti em tirar onda com a dupla dinâmica.

Reforçando o que o Paulo postou para não sair do foco:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM874420-7823-HOMENAGEM+A+HENRI+CARTIERBRESSON,00.html
 :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 04 de Setembro de 2008, 11:14:12
Merci beaucoup Paulo!!! Estou assistindo ao documentário nesse momento.

No ebay.fr tem muitas referências sobre Cartier-Bresson, ainda não encontrei o livro com os esboços e desenhos dele, assim que achar, posto link aqui.
http://livres-bd.shop.ebay.fr/?_from=R40&_trksid=m38.l1313&_nkw=henri+cartier-bresson&_sacat=267

No ano passado, a cidade de Évora/PT apresentou uma exposição dos retratos de Cartier-Bresson. Aqui vai um nota da exposição:
http://diario.iol.pt/noticia.html?id=796896&div_id=4071

Acho que era esse o livro de desenho, mas na época que vi estava por menos da metade do preço.
http://www.gibertjoseph.com/GIBERT/fr/BOOK/cartier-bresson-h/trait-pour-trait-les-dessins-d-henri-cartier-bresson,14009968.aspx



P.S.: É Chello e Guto, esse desenho é velhinho mesmo, tirei do fundo do baú, isso não significa que sejamos também. kkkkk


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2008, 23:50:12
Para quem quiser ver.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM874420-7823-HOMENAGEM+A+HENRI+CARTIERBRESSON,00.html

Obrigado Paulo e Kika pela dica , finalmente pude assistir e gostei muito. Muito se vê e fala das fotos desses grandes fotógrafos mas pouco ouvimos o que eles têm a dizer .Quem fotografa tão bem não pode ser uma pessoa desinteressante


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #25 Online: 09 de Setembro de 2008, 16:11:20
Meio que atrasado... mas vejam fotos dele!

http://cybermuse.gallery.ca/cybermuse/search/artist_work_e.jsp?iartistid=928

Valeu, abraço!
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #26 Online: 29 de Setembro de 2008, 10:24:24
[EDIT: TÓPICO UNIDO PELA MODERAÇÃO DA SALA POR CONTER ASSUNTO AFIM]



Amigos, fiz uma busca na livraria cultura sobre Bresson http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/catalogo/busca.asp?tipo_pesq=titulo&palavra=cartier+bresson&topo=livro&sid=89703216010910722702698460&k5=29D33AB9&uid=&lastreg=&parceiro=102505  e gostaria de uma indicação sobre qual desses livros eu poderia ter uma visão ampla dos trabalhos do Cartier Bresson.

abs
« Última modificação: 05 de Outubro de 2008, 19:46:00 por Kika Salem »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 30 de Setembro de 2008, 15:31:26
Olá Welligton!

Eu não posso lhe ajudar muito, mas como ninguém se manifestou, vou tentar.

Os livros da lista, de modo geral, trazem uma visão parcial da obra de Cartier-Bresson.




Esse é um calendário. Ganhei de presente esses dias. É legal, mas não vai lhe trazer uma visão ampla, é mais decorativo.




Esse, assim como os demais dessa coleção, são livros de fotografia com uma apresentação de três páginas apenas e organizados por assunto, sem considerar uma ordem cronológica, um trabalho específico. Exemplo: cidades e paisagens.




Esse é de outra editora, mas o conteúdo deve ser muito parecido ou igual ao de cima. Isso acontece no mercado editorial.




Esses nunca folheei, mas pelo que entendi são livros organizados por trabalhos específicos. Nesta edição considera-se tanto a região (espaço) quanto o período (tempo) onde foram realizados os trabalhos. Exemplo: Índia em tal período, a China a mesma coisa.




Esse parece ser um dos mais interessantes do ponto de vista "análise global". Mas também nunca manuseei, então fica difícil indicar, só indo até a livraria mesmo.




Uma biografia. Queria saber a posição de Cartier-Bresson sobre a publicação de biografias a seu respeito. Esses dias assisti a um documentário com e sobre ele, muito bom, que indico para todos assistirem (chama-se Henri Cartier-Bresson e foi exibido pela Eurochannel) em que ele se recusava a responder perguntas de cunho pessoal, mostrava-se até bem ranzinza quando elas eram feitas, isso porque os entrevistadores do documentário eram pessoas visivelmente íntimas, imagine se não fosse.



http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=24437.0
Nesse livro tem um artigo de Alberto Tassinari que analisa uma imagem do Cartier-Bresson, mas, segundo Simonetta Persichetti, que resenhou o livro, o autor do artigo, "ao falar de uma imagem de Cartier-Bresson, e erroneamente citá-lo como o grande representante do instantâneo esquecendo de outros antes dele que fizeram do átimo sua linguagem, como André Kèrtész". Veja aqui a resenha: http://www.estado.com.br/editorias/2008/06/22/cad-1.93.2.20080622.22.1.xml



Os demais ou são desconhecidos pra mim ou são os mesmos livros com traduções diferentes ou, então, estão esgotados.



Acredito que aprenderíamos mais se tivesse uma publicação que analisasse foto por foto de várias perspectivas (universo simbólico, composição, técnica etc.), mas desconhece um livro dessa abrangência.
Então, o caminho é aquele que já conhecemos: adentrar no universo da composição, dominar as técnicas e também realizar outras leituras afins e, com o tempo, sem pressa e sem desânimo, dispor de um capital cultural que lhe permita decifrar os códigos da imagem, não só as do Cartier-Bresson como também de qualquer outra imagem.



OBS.: O que você acha, que é autor do tópico, de fundirmos esse tópico àquele do vídeo (http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=25693.0), que já tem algumas indicações de livros e mudarmos o título apenas para HENRI CARTIER-BRESSON? Assim nós concentraríamos tudo sobre ele num único tópico.


« Última modificação: 01 de Outubro de 2008, 00:43:14 por Kika Salem »


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #28 Online: 30 de Setembro de 2008, 16:00:47
Oi Kika,

Os dois links eu já tinha visto antes e não me oponho, absolutamente, em juntar este com o seu post sobre o Bresson.
O que ando procurando é um livro como esse do Ansel que mostra toda a trajetória fotográfica dele, até porque um só livro sai mais barato que vários se levarmos em consideração que a maioria são importados.

Domingo passado houve aqui em recife, na Galeria Arte Plural, a exibição do filme "The passionad eye" sobre o Bresson e posterior debate com Simonetta e Maria do Carmo Nino, que é diretora de Artes da Fund. Joaquim Nabuco, aberto à questionamento dos presentes. Tudo muito descontraído e gratificante, uma bela iniciativa da Galeria que irá promover esses encontros uma vez por mês. Então veio a curiosidade: não haveria um livro em que poderíamos ver a trajetória da obra dele.

Dos que pesquisei, concordo com vc que talvez o mais abrangente seja "Man Image World" mesmo. Vou esperar um mes para encomendá-lo, pois a grana anda curta. rsrs

abraço


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #29 Online: 30 de Setembro de 2008, 16:22:49
Oi Kika,

Os dois links eu já tinha visto antes e não me oponho, absolutamente, em juntar este com o seu post sobre o Bresson.
O que ando procurando é um livro como esse do Ansel que mostra toda a trajetória fotográfica dele, até porque um só livro sai mais barato que vários se levarmos em consideração que a maioria são importados.

Domingo passado houve aqui em recife, na Galeria Arte Plural, a exibição do filme "The passionad eye" sobre o Bresson e posterior debate com Simonetta e Maria do Carmo Nino, que é diretora de Artes da Fund. Joaquim Nabuco, aberto à questionamento dos presentes. Tudo muito descontraído e gratificante, uma bela iniciativa da Galeria que irá promover esses encontros uma vez por mês. Então veio a curiosidade: não haveria um livro em que poderíamos ver a trajetória da obra dele.

Dos que pesquisei, concordo com vc que talvez o mais abrangente seja "Man Image World" mesmo. Vou esperar um mes para encomendá-lo, pois a grana anda curta. rsrs

abraço

É verdade Wellington, um livro assim ajuda muito a conhecer a obra do fotógrafo sem nos tornar ainda mais pobres. :D Afinal, o preço desses livros aqui no Brasil são imorais.

Se eu visitar uma dessas livrarias maiores, dou uma olhada pra você nesse título, ou se outra pessoa visitar também poderia fazer isso, afinal pagar 200 reais por um livro e ele não corresponder exatamente ao seu propósito é uma situação meio triste.

Esse evento parece ter sido mesmo bem interessante. O filme "The passionad eye" já foi indicado pelo José Azevedo aqui no fórum. Mas ainda não assisti.

Bem, fundi os tópicos, assim concentra tudo num só.

Abraço.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2008, 16:24:02 por Kika Salem »