Autor Tópico: Uma visão geral sobre a discussão de equipamentos  (Lida 7540 vezes)

Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Online: 28 de Agosto de 2008, 18:59:06
Acho bacana as discussões sobre equipamentos, tecnologias novas e tudo mais.

O que é estranho sobre as discussões de equipamentos aqui e em praticamente todos os foruns é que vários foristas ficam reclamando dos recursos de um lançamento, sem ao menos pegar a câmera na mão, testá-la realmente. Muito baseados no que foi lido e dito aqui e ali! Sem falar nos comentários vaidosos, puxando sardinha para a marca dos sonhos! Parece que tem gente que vive pra denegrir equipamentos de marcas diferentes ao equipamento que possui, dando a entender as vezes justificar o investimento que foi feito.

Tudo bem que o objetivo de uma sala de discussão entitulada "Equipamentos" engloba discutir as inovações e recursos implementados nos lançamentos, mas algumas discussões fogem completamente do propósito incial do tópico e passam a ser meras comparações e justificativas para afirmar qual a melhor marca. E não como aquele recurso pode ser útil em tal situação, ou como aquele recurso pode tornar as fotos mais criativas e interessantes.

Mas qual o impacto destas discussões? As mesmas não agregam nada para o forum. As vezes até assustam um usuário novato curioso que fica com receio de postar uma dúvida e ser "esculhambado" (desculpem o termo).

Desculpem o desabafo, pessoal. É que vejo algumas discussões aqui e em outros foruns meio apaixonadas demais, e não como os recurso dos equipamentos podem ser úteis em tal situação, ou como aquele recurso pode tornar o ato de fotografar mais criativo e interessante.

Abraços,


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2008, 19:08:17
Por isso que digo: Só a PENTAX (For your precious moments) presta :D
uhaUHAhuaHUahuaUHUHahuA

Brincadeiras a parte, não existe o melhor equipamento, mas aquele que melhor adequa as suas necessidades.
Posso dizer que estou 90% satisfeito com minha câmera. Ela não tem 6fps, AF mais rápido da categoria, 12MP... mas pra que eu precisaria disso?
Uso apenas para hobby (pelo menos por enquanto :P )


leocadio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
  • No princípio criou Deus os céus e a terra Gn 1.1
Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2008, 19:13:26
Concordo Meu caro Beto, o mais importante é está satisfeito
com o que se possui, utilizar pelo menos 10% das funções do
equipamento (pelo menos) e fazer boas fotos, cada equipamento
tem o seu diferencial em relação aos outros, isso vai ser
sempre assim.
No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn 1.1
NIKON D300
NIKKOR 16-85 VR II
Nikon D-80
18-135mm NIKKOR
50mm 1.8 NIKKOR
SB 800


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2008, 19:20:35
A melhor câmera é aquela que a gente pode ter, não é?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2008, 19:24:33
Beto, concordo plenamente com sua observação e compartilho desta mesma opinião.

Acredito também que falta um pouco de auto confiança de algumas pessoas na hora de comentar sobre  um equipamento e acabam indo na onda de certos "evangelizadores" que surgem nos foruns de discussão.

Eu já fui muito ligado a marcas..... :assobi:  :assobi: Mas é um caminho que aprendi que não leva a lugar nenhum.

Exatamente Pedro, não existe o melhor equipamento, mas aquele que melhor adequa as suas necessidades. E pelo que vejo falta um pouco desta analise das necessidades de cada um.

Óbvio que no tipo de ambiente de um fórum de discussão, onde, algumas pessoas se conhecem pessoalmente e tem maior liberdade entre elas, algumas brincadeiras e piadinhas acabam surgindo. Mas tem hora que isto é levado muito a sério por outros e acabam complicando um tópico.

[ ]'s
« Última modificação: 28 de Agosto de 2008, 19:26:38 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2008, 19:59:59
Beto;

A pessoa, na prática e na vivência, termina se entendendo com um determinado equipamento e se acomoda a isso, ou pelo menos deveria se acomodar. Porque quanto antes ocorrer essa acomodação, mais cedo a criatura passará a preocupar-se com a fotografia.

Evidentemente, todos manteremos um razoável interesse nessas máquinas, pois há uma relação entre cãmera e possibilidades. Mas quando se tem vivência, pensa-se a partir das possibilidades desejadas. Quando não se tem, pensa-se a partir dos recurosos oferecidos pelas câmeras, e então fica uma infindável discussão de minudências.

A discussão de minudências demonstra haver falta de objetivo. Porque quando se tem um objetivo, não se compara minudências, no máximo se presta atenção àquilo capaz de atender ao objetivo.

O objetivo é o importante, e o equipamento certo é aquele que atende ao objetivo.

Outro dia, lá no meu trabalho, uma colega comprou uma Fuji s5700, uma sucessora da Fuji s500 que tive há quase cinco anos atrás. E um outro colega que tem uma s5000 desde aquela época, veio me falar da s5700 como uma grande evolução. E eu lhe disse: "fulano, me dá sua cãmera, ela me dá a dela, e eu faço duas fotos e amplio em 15X21 e você não saberá de qual saiu, ou melhor, vai pensar que a feita coma sua saiu da cãmera dela.". Ele nunca faz fotos acima desse tamanho, é bom que se diga, nem ela. Ele duvidou. Aí, por acaso, em um dia em que ambos estavam lá levei uma fotos, entre elas algumas feitas em JPEG mesmo em 15X21 na antiga s5000. Mostrei para os dois e perguntei-lhes... Olhem essa foto. O que mais a foto precisa? E nenhum dos dois apontou nada na foto que pudesse ser melhorado por mais pixels e por qualquer outra alteração no sistema.

Esse meu colega encarna a situação de tantos. Imaginam que uma outra cãmera -mais nova- lhes permitirá melhorar as fotos, mas não verificam se as fotos estão suficientemente boas para seu uso real. Falta-lhes parãmetros sobre o que é a melhoria possível.

A cãmera boa não é necessariamente a que se tem, mas aquela que realiza o trabalho que queremos em 99% dos casos. O 1% restante, podem acreditar que não é esse 1% que impede ninguém de ser o novo Bresson.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2008, 20:33:32
Essa velha discussão fervorosa sobre marcas e modelos é algo que dificilmente deixará de existir.

Infelizmente.

Infelizmente, pois isso como bem colocado pelo Beto, faz com que muitas pessoas que estão iniciando acreditem que com a sua velha e boa s5000, por exemplo, não sejam capazes de tirar uma foto bem exposta, bem enquadrada e que seja digna de um prêmio.

A fotografia ainda continua acontecendo dentro da caixa escura, seja ela qual for!

Não estou afirmando que a tecnologia de uma D3 seja desconsiderável, mas não são as centenas de recursos que ela tem que farão um novo Bresson surgir!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2008, 20:38:35
Pois é Ivan, concordo contigo e com os demais colegas acima!
De que adianta se preocupar com esses detalhes, levantar bandeira defendendo a câmera X e Y se o foco disso tudo (fotografia) fica em segundo plano?

Você fez uma observação super pertinente quando diz:
         
           "...Mas quando se tem vivência, pensa-se a partir das possibilidades desejadas. Quando não se tem, pensa-se a partir dos recurosos 
           oferecidos pelas câmeras, e então fica uma infindável discussão de minudências..."

Minha tradução para essa sua observação numa forma mais direta, curta e grossa, rsrsrs:
< Fotografe mais, muito mais, utilize todos os recursos da câmera que você tem, até descobrir que você pode chegar a uma infinidade de bons resultados, basta praticar, estudar e se esforçar. E só então use o que aprendeu para procurar um novo equipamento, caso necessite, porque assim terá embasamento para escolher e assim facilitar a execução das suas "possibilidades desejadas".>



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2008, 20:57:07
É claro, do contrário o cara nem sabe o que precisa.

Já nos conhecemos há algum tempo, Beto. desde o tempo que nos conhecemos, fotografamos muito, e isso dá clareza qo que se precisa. Do contrário acontece como vejo aqui, gente que fica na teoria, e aí não sabe distinguir mo que é realmente importante. Vou te falar uma coisa... Como não penso em trocar de câmera tão cedo, nem me interesso pelos lançamentos.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2008, 21:25:03
Beto,

O ser humano tem interesses por coisas bem mais esquisitas do que isso....bem mais esquisitas mesmo, então não esquenta a cabeça.

Eu por exemplo gosto muito de discutir sobre equipamentos em geral, principalmente sobre lançamentos e novidades nas motocicletas, carros e fotografia.....e em todos esses foruns existe uma discussão interminável sobre a marca A ou B....e tudo sem muito sentido, um verdadeiro brainstorm.

Eu procuro criticar bastante os equipamentos, principalmente quando acho que poderiam ser melhores, e faço isso totalmente independente da marca que tenho, afinal nenhuma delas me patrocina em nada, então eu quero que elas se danen.....hoje tenho sistema Nikon e meu primeiro post após o lançamento da Nikon D90 foi justamente critica-la por não ter um modo de vídeo mais legal.

E para isso eu acho que não precisa testar a máquina.....está lá escrito que não tem AF na filmagem.....simplesmente não tem AF.

Estes dias eu comentei que a D90 precisava ter corpo em liga de magnésio para ser mais competitiva com a Canon 50D....Pra ser sincero eu nem sabia pra que servia liga de magnésio num corpo de câmera fotográfica......ou seja, falei uma puta besteira, mas acabou gerando uma discussão e nesse momento muitos ignorantes como eu acabaram descrobrindo o porque do corpo em liga de magnésio.....o importante é não ter censura ou vergonha em dizer o que pensa....mesmo que outros pensem que somos ignorantes ou mesmo sem objetivos fotográficos.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2008, 21:34:20 por Leandro Federsoni »


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2008, 21:32:05
É claro, do contrário o cara nem sabe o que precisa.

Já nos conhecemos há algum tempo, Beto. desde o tempo que nos conhecemos, fotografamos muito, e isso dá clareza qo que se precisa. Do contrário acontece como vejo aqui, gente que fica na teoria, e aí não sabe distinguir mo que é realmente importante. Vou te falar uma coisa... Como não penso em trocar de câmera tão cedo, nem me interesso pelos lançamentos.

Eu até que queria uma 5D, com sensor velho mesmo, rsrsr. Porque adoro o volume que o sensor dela capta. Mas como não posso tê-la no momento, não fico lamentando a minha câmera atual e sim tento sugar o máximo dela. E fotografo, fotografo, fotografo sem parar. Apesar de ultimamente dar uma olhada nos equipamentos e participar um pouco, é uma sala que geralmente não frequento muito.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2008, 21:42:31
Beto,

O ser humano tem interesses por coisas bem mais esquisitas do que isso....bem mais esquisitas mesmo, então não esquenta a cabeça.

Eu por exemplo gosto muito de discutir sobre equipamentos em geral, principalmente sobre lançamentos e novidades nas motocicletas, carros e fotografia.....e em todos esses foruns existe uma discussão interminável sobre a marca A ou B....e tudo sem muito sentido, um verdadeiro brainstorm.

Eu procuro criticar bastante os equipamentos, principalmente quando acho que poderiam ser melhores, e faço isso totalmente independente da marca que tenho, afinal nenhuma delas me patrocina em nada, então eu quero que elas se danen.....hoje tenho sistema Nikon e meu primeiro post após o lançamento da Nikon D90 foi justamente critica-la por não ter um modo de vídeo mais legal.

E para isso eu acho que não precisa testar a máquina.....está lá escrito que não tem AF na filmagem.....simplesmente não tem AF.

Estes dias eu comentei que a D90 precisava ter corpo em liga de magnésio para ser mais competitiva com a Canon 50D....Pra ser sincero eu nem sabia pra que servia liga de magnésio num corpo de câmera fotográfica......ou seja, falei uma puta besteira, mas acabou gerando uma discussão e nesse momento muitos ignorantes como eu acabaram descrobrindo o porque do corpo em liga de magnésio.....o importante é não ter sensura ou vergonha em dizer o que pensa....mesmo que outros pensem que somos ignorantes ou mesmo sem objetivos fotográficos.


oi Leandro, eu respeito suas opiniões, mas não concordo com algumas. Mas mesmo assim continuo respeitando. Quem sou eu para ser a voz da razão!? rsrs.

Mas nfim, acho que as vezes os tópicos sobre equipamentos ficam muito repetitivos e fogem do que realmente deveriam discutir. Eu entendo muito bem o que você está expondo, mas cada um tem um nível de entendimento diferente das coisas. E é por isso que os tópicos são deturpados.

Desculpe a crítica, mas como você exemplificou, será que é realmente válido ficar discutindo que a câmera X não veio com isso e a Y veio, como forma de depreciar o produto sendo que o fabricante não mudará por causa de discussões e também porque acaba gerando uma falsa impressão de que o produto é ruim? Imagina um novato lendo um tópico sobre equipamento de uma determinada câmera e alguém faz um comentário ruim sobre um detalhezinho que faltou na câmera? O novato que já não entende nada de equipamento vai achar que o produto não presta por causa de detalhes. Isso pra mim é só um de vários exemplos que fazem com que algumas discussões perdem ao invés de ganhar status de uma boa discussão.

Abraços,


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2008, 21:56:19
Beto,

Eu acho muito bom um novato saber que a Nikon D90 não faz AF durante a filmagem.....é muito melhor do que ele comprar a câmera e depois descobrir que ela não faz.......Aí ele pode até pensar que aqui é um forum de Nikonzeiros apaixonados que só ficam elogiando o equipamento.

Além disso normalmente no tópico existe o "lá e cá" eu critiquei a falta do AF mas o Zé me deu uma lição de Vídeo, dando um tapa na minha cara e dizendo "cala boca" que vc não sabe nada de vídeo...hehehe.

Após isso o novato vai saber que a Nikon D90 não tem o AF, mas até uma filmadora profissional tem um AF ruim e o foco manual é usado largamente no meio profissional.....eu sou novato em vídeo e acabei aprendendo mais um tantinho....eu acho válido a discussão.

Valeu



André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2008, 22:27:10
Beto,

Eu acho muito bom um novato saber que a Nikon D90 não faz AF durante a filmagem.....é muito melhor do que ele comprar a câmera e depois descobrir que ela não faz.......Aí ele pode até pensar que aqui é um forum de Nikonzeiros apaixonados que só ficam elogiando o equipamento.

Além disso normalmente no tópico existe o "lá e cá" eu critiquei a falta do AF mas o Zé me deu uma lição de Vídeo, dando um tapa na minha cara e dizendo "cala boca" que vc não sabe nada de vídeo...hehehe.

Após isso o novato vai saber que a Nikon D90 não tem o AF, mas até uma filmadora profissional tem um AF ruim e o foco manual é usado largamente no meio profissional.....eu sou novato em vídeo e acabei aprendendo mais um tantinho....eu acho válido a discussão.

Valeu



Mas Leandro, qdo existe o lá e cá, o tópico sim é proveitoso.

O problema observado pelo Beto em vários fóruns são as infindáveis defesas de uma marca apenas com a paixão pela mesma sem motivo ou assunto paupável de discussão, muitas vezes desviando o tópico de seu assunto principal.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2008, 22:34:58
<Fotografe mais, muito mais, utilize todos os recursos da câmera que você tem, até descobrir que você pode chegar a uma infinidade de bons resultados, basta praticar, estudar e se esforçar. E só então use o que aprendeu para procurar um novo equipamento, caso necessite, porque assim terá embasamento para escolher e assim facilitar a execução das suas "possibilidades desejadas".>

Acho que aqui está tudo o que se poderia dizer. E o negrito corrobora atitudes de vários colegas nossos aqui, como o Ivan.

Um aspecto difícil de tratar nessa questão é a dúvida que as disputas provocam na cabeça de quem está pensando em comprar uma câmera. Quando a dúvida é sobre compactas, todo mundo é amigável: falam de Canon, Nikon, Fuji, Sony, Panasonic, etc. Agora, quando a intenção do incauto é comprar uma DSLR, o pau quebra. Antes já dava enjôo quando eram apenas duas as marcas possuidoras de fortes exércitos, prontos para quebrar o escudo inimigo. Agora, com a chegada da Sony a este mercado, muita gente "se revelou". Pra falar a verdade, estão mais chatos do que os da antiga disputa. E o cara fica, imagino eu, sem saber quem é o "dono da verdade", e sem saber também que não existe verdade a ser encontrada.

Um recomendação que sempre fazia a quem quer comprar uma câmera é: leia bastante, sem preguiça. Basta procurar, a internet está repleta de informações sobre todas as câmeras. Melhor ainda se puder ir a uma loja e "pegar" cada câmera e, juntando essa experiência ao que já leu, decidir sua compra. Fazer isso é MUITO melhor do que se cadastrar num fórum de fotografia e inaugurar sua participação com aquela enfadonha pergunta: "Qual câmera devo comprar?". Me espanto com a quantidade de gente que ainda perde tempo com isso. Eu já perdi também, hoje nem leio mais.

Mesmo assim, acho que este fórum aqui está num nível razoável de sanidade para este assunto, apesar de os fiéis escudeiros ainda atuarem firmes para aliciar mais um para suas bandeiras. Mas o que eu vi em outro fórum, um dia desses, me deixou pasmo. Além da luta ferrenha dos defensores de marcas (parecendo até que ganham dinheiro para fazê-lo), havia um membro cuja assinatura trazia abaixo um gif animado, onde um bonequinho urinava em logo's da Canon. Isso, pra mim, não é fanatismo, é burrice mesmo.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde