Autor Tópico: Tentativa de HDR - Aceitando dicas  (Lida 1614 vezes)

Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Agosto de 2008, 15:52:01
Olhei hoje cedo pela janela do meu quarto (+- 7:30) e me veio a idéia de tentar fotos em HDR. Fiz duas seqüencias:

- Nesta primeira, onde aparece um telhado e parte do campus da UFLA ao fundo, foram 3 fotos, com variação de 1 ponto. Tava ventando pra caramba, aí as nuvens e as folhas da bananeira se mexeram durante as exposições. Lente em 300mm (35mm equiv.):



- Nesta segunda, com vista para fazendas, foram 5 fotos, também c/ 1 ponto de diferença entre as fotos. Neste lado da paisagem (à direita, em relação à outra seqüencia) não havia nuvens, pois o vento já havia carregado elas para o outro lado. Mas os galhos das árvores em primeiro plano também se mexeram nesta. Lente em 150mm (35mm equiv.):



Usei o Photomatix Pro 3, e mexi meio que à esmo naquelas regulagens do 'Tone Mapping'. A lente usada foi uma Pentax-A 200mm f/4, ISO 100 e abertura f/16, JPEG 10Mpx em todas as fotos. Usei o auto-bracketing da cam, ótimo recurso e facílimo de usar.

Como pode ser constatado, estou longe de conseguir fazer “aqueles” HDR’s que a gente vê por aí. Se alguém souber como fazer melhor aqueles ajustes, agradeceria muito pelas dicas, pois quero continuar tentando...
« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 15:54:15 por Heber_Dm »
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2008, 18:02:21
Fala Heber,

O Photomatix costuma gerar muito mais ruído que o PS na geração de HDR. Mas é isso ai meu caro, tem que ser na tentativa e erro.

E, na minha opinião manipular para HDR é criar ao seu gosto. Portanto, os ajustes só você mesmo saberá como devem ficar, afinal de contas de sequência para sequência varia muito as exposições obtidas.

Parabéns e continue!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2008, 23:42:38
Ok, Chello, no começo quase tudo é sempre do mesmo jeito, ou seja, um tanto frustrante...
Depois vou tentar no PS, vou lá no tópico dos HDR's pra ver como se faz.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2008, 02:02:07
ola, realmente o photomatix é o mais facil de usar, mas nao gera um bom resultado... existem entao 2 alternativas... fazer no PS, que gera um bom resultado mas requer um conhecimento um pouco maior ou fazer em um programa free chamado dynamic photo HDR http://baixaki.ig.com.br/download/Dynamic-Photo-HDR.htm  esse programa é bem bom e possui varis ferramentas... tambem tem um video sobre ele no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=AMK3P32Ik0Q
abs pedro
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito