Autor Tópico: No jardim - ajustando no manual  (Lida 2332 vezes)

Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Online: 05 de Setembro de 2008, 15:42:36
Bem, andei treinando um pouco, tirando algumas fotos no jardim aqui de casa, fazendo os ajustes manuais e tentando acertar o WB. Mas ainda não consigo me entender com esse ajuste.... :no: Acabei usando os ajustes de WB pré-programados da câmera.  :( 

Como vcs fazem? As fotos foram tiradas no final da tarde, por isso achei ainda mais difícil me acertar com o WB.  :ponder:

Dicas, críticas e sugestões são muito bem vindas! :)







Fiz alguns ajustes de brilho e contraste no editor do Windows.


:)







alexep

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2008, 17:19:02
Oi Celia, gostei muito da primeira foto, em especial pelo efeito "olho-de- peixe" que aconteceu no sapinho de olho verde...bem legal !

abraço


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2008, 17:22:49
Oi Celia, gostei muito da primeira foto, em especial pelo efeito "olho-de- peixe" que aconteceu no sapinho de olho verde...bem legal !

abraço

Obrigada, Alexp!  :ok:

Esses sapinhos fazem um baita sucesso com as crianças que vêm aqui em casa.   :D


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2008, 18:02:20
Oi, Celia!

Esqueçamos enquadramento e composição e vamos nos ater ao ajuste do WB.

Customizar o WB com a sua 40D pode se dar de duas maneiras: através da utilização de uma imagem referência ou ajustando a temperatura Kelvin (maior controle e precisão).

A princípio atenha-se ao ajuste através da imagem de referência.

Como funciona?
. Você deverá garantir que aquele círculo central do seu visor esteja completamente tomado pelo branco de alguma parte da cena a ser fotografada. Não se preocupe com foco, apenas em "encher" todo o círculo central com a cor branca.
. Defina o modo WB para custom
. "Zere o fotômetro" , ou seja, ajuste velocidade e abertura para que a barra de indicação do fotômetro fique no meio.
. Faça uma foto.
. Feito isso, vá até a opção WB custom do Menu e ao selecioná-la você será obrigada a indicar qual imagem quer usar como referência. Escolha então a imagem que acabou de registrar com o branco.

Dessa forma, a câmera entenderá que aquele é o branco da sua cena e o WB será ajustado a partir dessa referência.

Não tem branco na minha cena!!!!
Nesse caso, poderá utilizar uma folha branca (prefiro um pedaço de cartolina) ou o cartão cinza 18%. Ambos servirão de modelo para o acerto do WB. Então, da mesma forma descrita anteriormente, faça uma foto e indique-a como sendo a referência no WB custom.

Importante:
O branco que você irá fotografar como referência deverá estar sob as mesmas condições de luz da cena a ser fotografada e sem sofrer a incidência de sombras.

Dica:
Estude a possibilidade de adquirir um cartão cinza 18% (que também serve para a sua fotometria da cena) ou ande com um pedaço de cartolina branca.

Dessa maneira você irá garantir um correto balanço de branco para a sua foto.

Em relação as suas fotos, a primeira também me agradou muito.

Abs

Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2008, 18:04:38
Olá, Celia, continuo gostando muito das suas fotos, como sempre mandando muito bem nos enquadramentos, foco seletivo, etc.

Quanto ao WB, praticamente todas as DSLR's operam muito bem no auto, exceto para luz de tungstênio (lâmpadas de filamento); pra estas, não vi ainda um review que não incluísse esse detalhe nos "contras".

Em todo caso, faça testes, é bem simples: tire fotos em cada situação de luz que sua câmera oferece, uma no WB manual e outra no "auto". Aí é só comparar e ver qual ajuste fica mais próximo da situação real.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


FSato

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Masculino
  • Limite
    • Meu Flick
Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2008, 02:02:32
Olá Célia, tá avançando bastante com a máquina nova! O Chello e o Heber_Dm derão excelentes dicas, e geralmente no wb automático funciona bem para o tipo de foto (diurna) que tem colocado aqui no post. O wb é ainda uma parte que gera muita discussão na fotografia e se você "domina" a luz praticamente domina o equilíbrio do coneúdo que chega no sensor, resultando em uma foto tecnicamente de altíssimo nível.

Se me permite mais alguma dica, a cartolina branca é interessantíssima, por ex: pega essa tal cartolina branca (pode ser uma colorida tb), e coloca sobre uma exposição de luz fluorescente, depois na de tungstênio, depois ao sol, sobre a luz do flash; tira uma foto em cada situação, primeiro com o wb automático, depois com o nublado, etc. assim você vai ter melhor noção de como sua câmera funciona e o qual tipo de wb utilizar em cada situação. O tipo de leitura da luz (matricial ou spot) também influencia bastante na fotometria e no wb.

Nas suas fotos, achei que ficou faltando um pouquinho da aplicação sharpen ou usm (unsharp mask) para melhorar os contornos do conteúdo da imagem.

Abraço!
Nikon, registrando o momento é o que importa.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2008, 09:48:34
O tipo de leitura da luz (matricial ou spot) também influencia bastante na fotometria e no wb.

Muito bem lembrado pelo FSato, pois esqueci de mencionar esse importante detalhe: Fotometria em modo Spot para poder ter precisão no registro do branco, ok?

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2008, 11:45:29
 Eu achei bem equilibradas essas fotos. Gostei.

 Não costumo usar um modo muito "científico" para regular WB. Não sou sabão em pó para buscar o branco perfeito, prefiro buscar cores agradáveis.

 Resumindo, gerealmente fotografo em RAW e depois vejo qual WB combina melhor com determinada série de fotos. Ou então em luz do dia deixo a regulagem por volta dos 5500°K e pronto.
São Paulo - SP


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #8 Online: 07 de Setembro de 2008, 10:02:31
Obrigada pelas respostas!

Chello, gostei muito da sua explicação, o pedaço de cartolina branca já faz parte do meu equipamento agora! :D :D ;) Vou fazer uns testes para ver se aprendo a regular o WB como você me explicou e agradeço também aos outros que me deram dicas ótimas, como a regulagem em spot, para maior precisão.

E obrigada  Heber, muito legal você ter falado que tem gostado das minhas fotos. É legal saber que está acompanhando o que coloco aqui. Agradeço também aos outros por suas dicas (como regular em 5500°K) e comparar as funções "auto" da câmera, para ver qual se aproxima mais com o que eu estou registrando. FSato, quanto a aplicação de USM, bem nem sei onde faço isso.  :shock: :doh: No photoshop talvez?? Sério, não sei nada de edição de fotos, só faço mesmo ajustes de brilho e contraste, e mesmo assim faço-os no editor do Windows, pois fico totalmente perdida no Photoshop....mas sei que preciso me dedicar a isso também. :)

Valeu, pessoal, são dicas assim e pessoas tão legais como vocês que fazem deste lugar uma ótima escola! :D :D :D ;)

Abs

 :ok: :ok:


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #9 Online: 07 de Setembro de 2008, 20:13:34
só faço mesmo ajustes de brilho e contraste, e mesmo assim faço-os no editor do Windows, pois fico totalmente perdida no Photoshop....mas sei que preciso me dedicar a isso também. :)

Celia,

Hoje em dia com a foto digital é fundamental que o fotógrafo saiba utilizar as ferramentas de pós-edição, pois assim como o filme, o digital precisa ser manipulado e muitas vezes através de ajustes mais delicados e complexos.

E, sempre que precisar e eu souber como ajudar pode contar comigo.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo