Autor Tópico: RAW x TIFF 16bits  (Lida 6446 vezes)

Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Online: 22 de Setembro de 2008, 23:06:32
Olá a todos,
Acho que ultimamente minhas perguntas estão muito dificeis...  :doh:

Mas aqui vai mais uma:
O TIFF 16bit consegue manter a mesma quantidade de informação que o RAW?
Estou perguntando pois pretendo trabalhar com um Workflow de LR2 mais CNX2.
Mas para isso tenho que no final converter tudo p/ TIFF e tenho medo de estar perdendo informação que poderia ser recuperada do arquivo RAW.

O que é melhor, eu abrir mão de alguns recursos p/ manter o RAW ou usar o TIFF mesmo?

[]´s

Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2008, 17:16:58
O TIFF 16bit consegue manter a mesma quantidade de informação que o RAW?
Não

Citar
Estou perguntando pois pretendo trabalhar com um Workflow de LR2 mais CNX2.
Mas para isso tenho que no final converter tudo p/ TIFF e tenho medo de estar perdendo informação que poderia ser recuperada do arquivo RAW.
Não

Citar
O que é melhor, eu abrir mão de alguns recursos p/ manter o RAW ou usar o TIFF mesmo?
Não
« Última modificação: 23 de Setembro de 2008, 17:17:24 por Pictus »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2008, 17:28:33
O RAW fica guardado, o LR não destrói o RAW, ele cria um segundo arquivo convertido, que aí sim pode ser tiff (aliás, deve)


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2008, 09:41:24

Citar
Estou perguntando pois pretendo trabalhar com um Workflow de LR2 mais CNX2.
Mas para isso tenho que no final converter tudo p/ TIFF e tenho medo de estar perdendo informação que poderia ser recuperada do arquivo RAW.
Não

Citar
O que é melhor, eu abrir mão de alguns recursos p/ manter o RAW ou usar o TIFF mesmo?
Não

Essas duas eu não entendi....  :shock:
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2008, 10:47:36
É sua pergunta que não está fazendo sentido, e não a resposta do Pictus.

Quando se fotografa em RAW, o arquivo RAW não é destruído na conversão, não é "transformado" em tiff. O que ocorre é a geração de um segundo arquivo, esse novo em TIFF. Então ineveitavelemnte se trabalha com RAW, se ajusta até onde possível no conversor, depois se cria o arquivo tiff se for necessária alguma outra intervenção e pronto.

O RAW fica lá como antes, intacto.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2008, 10:59:16
O RAW fica lá como antes, intacto.

Isso ai. A partir dele sempre poderá converter com os ajustes desejados e ai sim gerar o seu TIFF de saída, para depois trabalhar esse TIFF mais detalhadamente, se for o caso. E o seu RAW fica à salvo!



Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2008, 12:15:36
Ok, entendi,
Mas acho que eu não me expressei bem, a intenção da 3a. pergunta era:
Se eu for guardar um "negativo digital" com o Workflow:
NEF -> CNX2 -> TIFF1 -> LR2 -> TIFF2 -> JPEG
ou
NEF -> LR2 -> TIFF1 -> CNX2 -> TIFF2 -> JPEG

Eu teria que guardar 3 arquivos se quisesse poder mudar tudo denovo e não só o TIFF2.
Já com:
NEF -> CNX2 -> NEF -> JPEG ou NEF -> LR2 -> NEF -> JPEG

Eu só preciso guardar 1 arquivo.

Já a 2a. pergunta era sober:
Se eu fizer NEF>CNX2>TIFF>LR2 eu vou conseguir fazer todos os ajustes que eu posso no LR2 como se eu abrisse o NEF diretamente?
Falo isso pq o LR2 não tem correção de distorção e o NR do CNX2 é bem melhor, além do Upoint, já com o LR2 eu acho muito mais rápido tratar várias fotos e usar o Batch.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2008, 13:03:20
Claro que não. As ferramentas do LR funcionam sobre vários tipos de arquivos de imagem, mas não da mesma forma que sobre o RAW. Na conversão do RAW acontece que as ferramentas funcionam diretamente sobre o demosaico e depois sobre um arquivo de imagens RGB


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2008, 21:07:15
Ivan, por favor, já que está com paciência, me tira uma dúvida...  :assobi:

Eu fotografo em Raw tiro ruído com o Bibble, converto pra Tiff 16 e faça os ajustes finais no photoshop, no momento de mandar imprimir eu converto pra Jpeg, também no photoshop.

Mas a pergunta é: Fotografar em Raw me proporciona uma melhora no dynamic range, quanto converto pra Jpeg eu perco ? (Ainda não fiz o teste visual, isso acaba de me surgir !)

E só pra finalizar, nesse link abaixo o cara faz um "HDR" utilizando um único arquivo Raw e enfatiza que o ganho do dynamic range é muito bom, chegando ao ponto em que se o click é feito em iso 100 a variação ficaria entre 50 e 800 nos ajustes. "Using ISO 100 effectively gives a sensitivity range of 50 to 800".

[EDIT] O link http://dustylens.com/extended_range.htm

Não sei se fui claro, mas será que isso é verdadeiro ? e o meu Jpeg final vai carregar essa informação ?

Obrigado e desculpa esse tanto de perguntas.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2008, 21:07:54 por matusalem »
[Cameraless !]


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2008, 21:29:01
Veja, essa questão é um pouco delicada de explicar. Vejamos...

Quando falamos de dynamic range, não estamos falando da quantidade de tons que a imagem tem, mas sim da relação entre essa imagem e o mundo real.

Uma imagem em JPEG terá sempre 256 tons por cor. E a foto em papel terá isso, não mais.

Contudo... contudo, esses 256 tons corresponderão a que variação de luz no mundo real?

Imagine que você está fotografando algo que tenha alto contraste. Se você fotografa com pouco dynamic range, algo que está na sombra fica preto e algo que está no sol fica branco. Mas se fotografa com alto dynamic range, o branco já não é branco, é rosinha claro, verdinho, etc. E o preto não é preto, é cinza esverdeado, etc.

Ao converter isso para o JPEG você não perde o rosinha, o verdinho, o cinza esvrdeado. Porque já houve a captura alongada, e os tons se arrumam dentro das 256 possibilidades.

Ao converter para o JPEG voc~e empobrecerá a fotografia tonalmente, mas o mais claro e o mais escuro continuarão da mesma tonalidade, não estourarão na conversão.

Observe só...

A imagem abaixo corresponde à captura em JPEG (um pouco melhor que ela seria)


Bem, eu converti esticando o dynamic range para recuperar as altas luzes, etc. Trabalhei nela em tiff 16 e depois reduzi para o JPEG. Veja que o dynamic range ampliado continua ampliado



Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2008, 21:55:41
Beleza de explicação Ivan!!!

Ou seja sempre: RAW => TIFF16 => JPEG, é isso?

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2008, 22:05:39
É isso.

Primeiro, fazer tudo o que puder no RAW. Se usar o LR, dá para miuta coisa mesmo.

Depois tiff 16 no PS para certos ajustes que o LR não permite.

Depois de tudo pronto e já do tamanho certo e aplicado o shrp, então mudar para 8 bits e depois JPEG, seja para imprimir, seja para web.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2008, 22:06:34 por Ivan de Almeida »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2008, 22:32:39
É isso.

Primeiro, fazer tudo o que puder no RAW. Se usar o LR, dá para miuta coisa mesmo.

Depois tiff 16 no PS para certos ajustes que o LR não permite.

Depois de tudo pronto e já do tamanho certo e aplicado o shrp, então mudar para 8 bits e depois JPEG, seja para imprimir, seja para web.

Espero que aquele que fotografa em RAW adote este workflow para sua pós, pois o ganho de qualidade é indiscutível.

E note que é uma sequência lógica: RAW (Arquivo com toda informação) -> Tiff (16 Bits, preservação da informação, flexibilidade nos ajustes finos) -> Jpeg (arquivo final, ainda com o ganho do dynamic range obtido e trabalhado no RAW + Tiff).

Parabéns pela excelente explicação mestre!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2008, 09:25:23
Rapazis!!!!
Fazer backup de tudo isso vai custar caro!!!!

;)
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2008, 14:01:03
Wow Dr. Ivan, espetacular ! Quando vai sair o livro ?  :worship:

Definitivamente esclareceu completamente.

Quanto ao uso do conversor Raw -> Tiff eu ainda tenho dúvida... Eu gosto de abrir o arquivo no bibble pra poder utilizar o redutor de ruído que é muito bom mas de lá só sai em Tiff. Como você comentou, seria melhor trabalhar em Raw, por preferência no LR, antes de converter.

Será que alguem sabe se é possível salvar o arquivo modificado do bibble em Raw pra abrir no LR ? (Eu pretendo usar o LR pois a documentação na rede é farta, assim como a quantidade de preset que ando encontrando).

Como deu pra ver, eu ando um pouco perdido nessa transição.

Muito obrigado  :ok:
[Cameraless !]