Autor Tópico: Proporçao de qualidade x tamanho do sensor !!!  (Lida 7671 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Online: 16 de Novembro de 2008, 16:30:16
Ola pessoal!!!

estou colocando este topico, pois muitos ja devem ter lido que os sensores menores captam apenas uma parte da imagem dos sensores maiores certo!!!???

bem eu tinha uma sony h9 (lente de 78mm)e fazia fotos de surf com ela, porem precisava de mais zoom, e essa maquina nao troca as lentes. foi ai que pensei em troca-la por uma A300. quando li que o sensor da A300 capturava uma imagem bem maior, imaginei que com uma lente de 75mm faria uma foto mais ampla, mas apenas precisaria cortar a imagem e ter uma foto igual a da H9. NAO ACONTECE ASSIM. no que diz repeito a aproximaçao, a h9 com um 78mm, faz fotos muito melhor que a A300 com uma 75mm, mas é muito melhor.

para conseguir a mesma aproximaçao da h9 tive que comprar uma 300mm, ai o surfista ficou do mesmo tamanho na foto (considerando a mesma distancia da maquina ate o surfista), mas a qualidade, eu experava uma diferença no minimo do igual a diferença do tamanho dos sensores, e NAO É ASSIM QUE ACONTECE. se apena olharmos as duas fotos quase nao vemos diferença, a A300 ganha da h9 é em outras coisas como velocidade de foco, do obturador, e qualidade em iso alto. mas se tivesse jeito de usar uma 300mm em uma h9, eu ia com essa sem duvida.

COMCLUSAO. a diferença de tamanho dos sensores, nao é equivalente a diferença da qualidade das imagens usando uma lente de tamanho proporcional, e quando usando lentes do mesmo tamanho em abas as maquinas, a de sensor menor tem uma imagem bem melhor, quando cortada as imagens para tornar o objetivo do mesmo tamanho.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2008, 18:07:17
Márcio,

Se a densiade de pixels na área do centro do sensor fosse idêtica vc poderia cropar a foto da alpha tendo a mesma definição sem problemas, mas não é isso que acontece. Sensores maiores em geral tem pixels maiores e densidade menor.
Os pixels maiores é justamente o que dá às DSLR melhor qualidade em ISO alto e maior DR.

Quando comparar as duas com lentes com distâcia focal equivalente, vc sentirá mais diferença quando tiver que fotografar cenas com luz mais complicada e quando estiver com a visão mais treinada para detalhes como distorção cromática etc.

Outra coisa, a qualidade da série H em zoom máximo é bem aceitável. Já usei uma H5 e fiquei surpreso com a qualidade no zoom máximo considerando o tamanho do equipamento.

Mas tente comparar com uma Alpha com uma lente 300 a 400mm realmente boa e verá uma difrença abissal.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2008, 18:43:48
Marcio você está confundindo muito os conceitos. A distância focal não tem a ver com qualidade e pixels. Quando você varia o tamanho do sensor precisa variar a a distância focal para poder ter o mesmo ângulo de cobertura, como o sensor da A300 é muito maior do que o da H9 ela precisa de uma distância focal muito maior para cobrir o mesmo ângulo de cobertura.
Aconselho você a ler atentamente o artigo que se encontra neste endereço:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=2999.0
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2008, 20:05:44
o Leo tem razão.

Existe o fator crop. Na verdade os 78mm da H9 significam 465mm equivalentes. Pelo fato do sensor dela ser bem pequeno, há um fator de corte que altera na distância focal. Nesse caso é preciso multiplicar por 6x para se ter a distância focal equivalente.
Já na A300 o fator crop é de 1,5x. Então sua 300mm equivalem 450mm...

Isso que o Rogério quis dizer com "Quando comparar as duas com lentes com distâcia focal equivalente"

Só as câmeras full frame (como Nikon D700, D3, Canon 1Ds Mark III, 5D, Sony A900...) não possuem fator corte por causa do tamanho do sensor que é do tamanho do filme de 35mm


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2008, 20:07:49
Léo,

Não creio que ele esteja entendendo os conceitos de forma 100% errada não.
Penso que ele achou que podia cropar uma imagem de DSLR até o tamanho do sensor de uma compacta e ainda obter uma boa imagem. O problema aí é que se cropar demais os pontos começam a aparecer...

Apenas para exemplo vai um teste que já tinha feito com a D30 que é uma cam de 3Mp.

Primeiro a imagem original feita com a lente em 50mm aproximadamente:




Agora a imagem cropada em 100% numa lente 50mm que dá um zoom de uns 3x talvez? Seria +/- equivalente a uma lente 150mm. A definição já está comprometida...



Note que pra uso em Orkut, web etc a segunda imagem é até aceitável mas se ampliar mais perde-se definição ainda e os pontos começam a aparecer.

Abraços!
« Última modificação: 16 de Novembro de 2008, 20:14:08 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2008, 20:50:11
Além da baixa resolução no centro (conforme o Rogério comentou), a imagem a A300 tem um tratamento e filtros de nitidez correto e dosado para a imagem inteira e não para um crop tão agressivo como esse.

Experimenta fazer esses crops gigantes, mas usando RAW e adicionando nitidez conforme esse tamanho de imagem..... mesmo assim vc não conseguirá resultados como da H9.....por outro lado se vc utilizar uma lente correta, as vantagens da Reflex serão enormes.

Valeu
« Última modificação: 16 de Novembro de 2008, 20:51:12 por Leandro Federsoni »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2008, 21:41:11
A magnificação da pessoa (surfista) na foto não é referente à distãncia focal verdadeira, mas da distância focal-equivalente.

A distãncia focal equivalente é normalmente anunciada nas compactas como a H9 como se fosse distãncia focal verdadeira, mas os 450mm na H9 equivalem mais ou menos a 40mm verdadeiros.

No caso da Alpha, uma lente de 300mm verdadeiros produzirá uma distância focal-equivalente de 450mm também.

Mas a imagem da Alpha será muito melhor.

Parece-me de fato que voc~e está embaralhando um monte de conceitos na questão.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2008, 21:51:04
Pelo que entendi primeiro ele tentou cropar..

Depois ele comprou uma 300mmm e comparou o resultado final em JPEG da Alpha equipada a 300mm frente a frente com a H9 no zoom máximo.
Assim são duas distâncias focais +/- equivalentes mesmo...

O surpreendente foi que ele não viu grandes diferença nas imagens finais. Entendi que ele achou a imagem da Alpha melhor mas não tanto quanto se deveiria esperar... :ponder:

Ô Marcio! Não daria pra colocar as imagens aqui não? Assim ficava claro.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2008, 22:17:32
Marcio,
Como o pessoal citou , creio que você confundiu muito os conceitos.
O artigo que o Leo indicou é muito legal, de uma olhada.

Você diz que comprou uma 300mm mas não citou as especificações da lente, difícil saber se é uma lente legal ou se é uma fundo de garrafa, rs.

Seria legal você posta uma imagem da H9 vs da 300mm que você comprou para agente visualizar sua crítica.

Abraços.  :ok:
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2008, 23:47:50
Ola pessoal!!

Cara em primeiro lugar obrigado por responderem!!!

bem vamos la.

das mensagens quem melhor me entendeu foi o rogerio. é isso mesmos. eu pensei que a caprtaçao da imagem seria proporcional ao tamanho do sensor, ou seja sesor cinco vezes maior, seria como se pegasse cinco sensores da h9 e juntace num so. assim se eu usasse apenas um quinto (cortasse a imagem) teria a mesma imagem capturada pela h9.

leo eu ja tinha visto aquele topico.

ivan a lente é uma 75-300mm da sony

Leandro,eu vi na reflex muitas vantagens, mas nao proporcional a diferença do tamanho dos sensores, ou seja sensor cinco vezes maior, porem as vantagens nao sao cinco vezes melhor, e sim um pouco melhor. so sendo notadas por quem tem intimidade com fotografia.

descupem por nao colocar as imagens, e que esto sem cadastro em site de hopedagem de imagens. mas agreditem eu ja fiz varios testes, alem das fotos de surf, fotos da lua, fotos da rua ate o fim dela, e nao vejo muita diferença nas imagens, isso usando lente correspondente ou seja na A300 uma 300mm.

a A300 tem algumas vantagens como o foco mais rapido e mais preciso, a velocidade de fotos por minuto, e mais algumas vantagens que sao legais mas sutis quando se trata de uma imagem de longa distancia.

a h9 tambem tem algumas vantagens, bem mais barata, lente mais clara 2.8 mais leve. faz filmes, mas se desse para colocar uma 300mm nela, acho que ficaria muito bom (pelomenos para fotografar surf)

epero ter ficado agora um pouco mais claro. a fraze que resume tudo isso é "a qualidade da imagems em um sensor cinco vezes maior, nao é cinco vezes melhor, e sim um pouco melhor, e bem mais cara.

obrigado.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2008, 00:00:21
Citar
(...) mas se desse para colocar uma 300mm nela, acho que ficaria muito bom (pelomenos para fotografar surf)

Entendi, mas acho que você continua confundindo alguns conceitos. A H9 passa de 300mm equivalentes. Ela alcança 465mm, assim como a 75-300mm na A300 vai até 450mm equivalentes.
Se a H9 de fato chegasse em 300mm em vez de 78mm (da maneira que você está falando), ela equivaleria a uma 1800mm  :eek:
Seria ótimo, mas acho que as compactas vão demorar um pouco até chegar a esse comprimento focal equivalente rs


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2008, 00:21:41
Esta lente aí serve só como quebra-galho, igual como a lente do kit.
Usar DSLR com lente barata e JPG não dá “sustança”.

A brincadeira começa com uma SAL 70-300G + RAW...


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2008, 08:23:49
Marcio,

Tenta fotografar em RAW com a 18-75mm e após o crop desejado, adicionar nitidez conforme nova necessidade.....Pode acreditar que a qualidade da imagem com o crop vai melhorar bastante.

Quando eu fotografo em JPG, procuro fazer crops bem pequenos, justamente para não comprometer a imagem por falta de detalhes.

A maior diferença na qualidade da imagem entre a H9 e a Alfa você perceberá na medida em que a luz for diminuindo (dia acabando), em que o desempenho quantico do sensor de pixels grandes vai fazer uma boa diferença.

Ps. Um outro detalhe importante na hora de fazer o crop é saber se a região aproveitada da imagem foi focada certa, pois quanto mais aproxima a imagem mais evidente fica erros de focagem.

Valeu


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2008, 08:45:48
Citar
descupem por nao colocar as imagens, e que esto sem cadastro em site de hopedagem de imagens. mas agreditem eu ja fiz varios testes, alem das fotos de surf, fotos da lua, fotos da rua ate o fim dela, e nao vejo muita diferença nas imagens, isso usando lente correspondente ou seja na A300 uma 300mm.

Voçe pode usar o site: ImageSchack
Ele até cria links especiais para postar diretamente em fórums.

Não conheço a H9, mas o salto na qualidade de minha A510 para minha atual EOS 300D é sem comparação.
E isso por que eu tenho apenas lentes toscas... imagina com lentes "L"
Um abraço.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2008, 08:46:08 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 17 de Novembro de 2008, 11:08:55
Citar
a fraze que resume tudo isso é "a qualidade da imagems em um sensor cinco vezes maior, nao é cinco vezes melhor, e sim um pouco melhor, e bem mais cara.

Desculpe-me, mas não é isso não.

É possível fazer boas fotos praticamente com qualuer cãmera. Outro dia fiz uma cópia com 8X13cm de uma foto feita com apenas 0,7mpx (numa antiga Canon A30) e ficou ótima.

Mas isso não significa que dá no mesmo.

A foto geita com a Sony A200 será muito melhor do que a feita com a H9, desde que você saiba aproveitar a Sony A200.. Agora, se sua rática fotográfica e de tratamento de imagem está no nível da H9, então não conseguirá nem ver as diferenças.

A imagem em um sensor conco vezes maior não é cinco vezes nem mil vezes nem uma vez melhor, até porque não existe índice numérico para quantificar isso. Ela é de outra qualidade, de outra natureza. Aproveitá-la é compreender isso.

Quem quer usar uma reflex como se fosse uma superzoom, não deveria comprar uma reflex.