Autor Tópico: TLR's - duas novinhas  (Lida 83788 vezes)

Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Dezembro de 2008, 00:29:33
Olá, pessoal!

Como eu já havia narrado em outro tópico (http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=26987.15), no dia 21/10 fui ao centro daqui de Lavras para ver umas TLR’s que estavam na vitrine de uma loja há um tempão, e acabei voltando pra casa com uma Spotmatic novinha que encontrei em outra loja. Então, acabei deixando a TLR pra depois.

Nesta última sexta-feira, voltei lá na loja pra fechar a compra da Yashica 124-B. Olhando melhor dessa vez, vi que ela estava muito nova, quase sem sinais de uso, tudo funcionando e sem fungos nas lentes (estava apenas com o visor sujo mas, graças às preciosas dicas do Elmo, já limpei). A única marca mais pronunciada de uso na câmera é um descascado no friso da tampa traseira. Claro que não pensei duas vezes, trouxe ela pra casa:

 

 

Bem, dessa vez acabou acontecendo outro fato, digamos, inusitado, e ficou até parecendo que certas coisas não acontecem por acaso... É que, enquanto ainda estava na loja fechando o negócio, havia uma senhora que estava próxima a mim, prestando atenção à minha conversa com o dono da loja. Ao ver a 124-B sobre o balcão, ela disse que tinha uma “igualzinha” na casa dela, e que não sabia o que fazer com ela, já tinha pensado até em jogar fora. Acabei pegando o telefone para combinar de ir à casa dela ver a câmera.

Fui até lá no domingo, dia 30/11. Quando ela trouxe a “mercadoria”, minha primeira surpresa foi ela estar dentro de sua maleta original, toda em couro, com a logo “Yashica 635” em metal, alça, muito conservada, considerando-se sua idade avançada:



Ao abrir a maletinha, veio a segunda surpresa ao constatar que esse modelo possui um adaptador para uso de filmes 135. E o melhor: estava TUDO lá, (pude confirmar todos os itens depois, no manual da câmera que baixei na internet), conjunto completinho, câmera, alça em couro, tampas das lentes (metálica), adaptador para filme 135, carretéis, etc. Até o saquinho de sílica original, de tecido e com a marca Yashica, estava lá. A câmera estava um pouco suja, certamente por ter estado guardada há muitos anos, mas deu pra constatar que estava inteirinha. O engraçado é que não consegui testar as velocidades dela naquele momento, pois não sabia que esse modelo não arma o obturador automaticamente, têm-se que acionar uma alavanquinha ao lado da objetiva. Mas, como vi que estava tudo aparentemente em ordem, negociei o preço e trouxe a relíquia pra casa.

No domingo mesmo providenciei a limpeza de tudo, e dei uma lustrada na maleta também. A câmera ficou linda, parece nova e tem menos marcas de uso que a 124-B, por incrível que possa parecer. E o melhor: está tudo funcionando, inclusive todas as velocidades do obturador.

Eis a preciosidade:


Cinqüenta anos de fabricação:
 

Achei interessante o modelo da objetiva, "Yashikor", além do diafragma com um montão de lâminas...


As duas, juntinhas:


Bem, agora minha frustração é lembrar que aqui em Lavras não existe filme 120 à venda. Quero experimentar primeiro a 635, mas não com filme 135, acho que seria um desperdício, para isso tenho várias SLR por aqui. Vou ter que esperar minha próxima ida a BH (acho que vai ser nesse próximo sábado).

Pra finalizar, um recado para o Elmo: não posso deixar de lhe agradecer, tanto pelo incentivo quanto pelas dicas para a escolha, e também por disponibilizar aquela tabelinha para calcular a exposição. Se quiser comentar sobre as câmeras, ficarei muito grato. Mesmo porque já vi que vc também tem uma 635...

Em tempo: devo vender uma das duas, ainda não sei qual, mas acho que vou ficar com a 635. Se alquém interessar, é só falar.

Abraços!
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2008, 07:44:51
Muito legal!  :ok: Parabéns!!!  :clap: :clap:

Pô Heber! Já que achou essa relíquia aí, fica com ela e vende a primeira pro Guto  :D.
Ele tá doido atrás de uma...

Só vale colecionar se usar todas hein!!!

As poucas e pequenas marcas no preto vc pode dsfarçar com caneta pra retroprojetor preta ou com tinta automotiva mesmo pintando com a ponta de um palito.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2008, 08:15:38
Heber, parabéns pelas câmeras estão lindas.
Filme 120 é fácil de comprar pela internet, não desanime por causa disto.
Usando 35mm em médio formato o desempenho pode não ser lá estas coisas por causa da lente, que é otimizada para o círculo de confusão do MF. 35mm é um formato mais exigente por causa da ampliação maior.
Se for vender sou o 1º da fila, manda uma MP.

When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2008, 08:59:51
Heber,

Quero lhe parabenizar por ter encontrado essas duas "pérolas negras" bem conservadas. Estou no trabalho e as imagens aqui são bloqueadas. Já fiquei super curioso em conferir suas aquisições. Em casa eu vejo as fotos.
Realmente estou doido com uma TLR, principalmente se estiver lindona e funcionando perfeitamente. O Paulo, chegou antes...rsrsrs. De qualquer forma também estou interessado caso queira se desfazer de alguma. Acho difícil heim...hehehehe.

Quanto ao seu comentário sobre "o acaso". Realmente, às vezes acontecem algumas coisas difíceis de acreditar. Estou nessa de usar câmeras analógicas agora. Os motivos eu já descrevi no post sobre a Oly Trip. Com o insentivo do Elmo, devagar estou comprando algumas preciosidades e começando minha pequena coleção. Minha intenção não é ter várias e sim alguns poucos exemplares justamente para eu ter condições de mantê-las bem conservadas e principalmente, funcionando.
Nesta semana, tomei coragem e comprei, às escuras pela net, duas câmeras. Uma Canon TX e uma Canon AE-1. O vendedor tinha falado que elas estavam lindas e acabei confiando na palavra dele e comprei. Quando as máquinas chegaram e eu abri o pacote que veio pelo sedex, realmente não acreditei. Vieram na caixa original, tampa do corpo e da lente, a correia ainda estava LACRADA sem uso, as lentes intocadas isentas de fungos ou riscos, manuais e documentos de compra com nº de série das mesmas...tudo perfeito. Nenhum sinal de uso nem no corpo, nem na lente...absolutamente nada. Estão praticamente como sairam da loja. Acho que Papai Noel existe !!!!
Minha obrigação agora é mantê-las conservadas para, quem sabe, passar para outras gerações.  :ok:

PS - Aqui em BH, vc acha filmes para elas com facilidade. Pode fazer um estoque na sua geladeira para se divertir por muito tempo.  :ok:

Abraços
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2008, 09:22:26 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2008, 09:13:21
Heber, PQP.

A 635 é minha favorita, mesmo diante do torcer de narizes dos puristas.

E já veio com o kit para 35 mm? Show demais!!!

Realmente, mesmo preparada para 35 mm, é uma certa heresia usar 35 mm numa medio formato. Mas uma coisa eu te digo: a 645 usada para retrato com 35 mm é demais, viu! Vai gostar.

Se quiser, compro aqui filmes de 120 mm e mando pra vc.

Olha aqui umas fotos minhas usando 35 mm na 635:





rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2008, 09:31:47
Pô Guto, guando vir as fotos então vai chorar...  :doh:

Eu tentei adiantar seu lado mas o Paulo sacou e disparou mais rápido.  :hysterical:
Da próxima vez acorda mais cedo...  :assobi:

Edit: Belas fotos Elmo. Assim essa menina vai querer ser modelo.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2008, 09:33:50 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2008, 09:55:35
Pô Guto, guando vir as fotos então vai chorar...  :doh:

Eu tentei adiantar seu lado mas o Paulo sacou e disparou mais rápido.  :hysterical:
Da próxima vez acorda mais cedo...  :assobi:

Edit: Belas fotos Elmo. Assim essa menina vai querer ser modelo.
Agradeço por ter se lembrado, Rogério.  :ok: :ok: :ok:

O Paulo saiu na frente nessa... :aua: :aua: :aua: :aua: :D

Olha o que uma analógica não faz...O Heber nem falou que quer vendê-la e já está dando "briga" pela bichinha... :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Uma hora aparece uma pra mim nos mesmos moldes. Tenho certeza. Enquanto isso vou curtindo minhas SLR's.

Abs
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2008, 09:58:23 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2008, 10:08:08
que belezura heim cara??

putz, também to quase comprando uma que um cara tem aqui, mesmo não sendo muito conhecedor dessas máquinas...

só ara ter uma idéia, quanto pagou na mat 124??

 :ok: :ok:


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2008, 12:51:14
Carammmmmmmmmba !!!!!!

Acabei de ver as fotos.  :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub:

Heber, faz o seguinte:
Vende a primeira para o Paulo e a segunda (como todo o kit) pra seu amigo aqui.
Que acha?  :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :D

Vc é um cara de sorte. E pensar que a antiga dona cogitou em jogá-la fora heim.  :doh:

Abraços e boas fotos com essas belezuras !!!  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2008, 14:48:22
Que beleza. Eu ainda não estou preparado para partir para drogas (mais) pesadas. O vício pelo formato 135 já ocupa bastante o meu tempo. Se eu partir para o MF vou querer um scanner, revelar em casa, ih... melhor nem pensar :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2008, 18:36:47
Muito legal!  :ok: Parabéns!!!  :clap: :clap:

Pô Heber! Já que achou essa relíquia aí, fica com ela e vende a primeira pro Guto  :D.
Ele tá doido atrás de uma...

Só vale colecionar se usar todas hein!!!

As poucas e pequenas marcas no preto vc pode dsfarçar com caneta pra retroprojetor preta ou com tinta automotiva mesmo pintando com a ponta de um palito.

Rogério, tb entendo assim, só pra colecionar é meio sem sentido, pois o bom é usar. Se eu pudesse ($$$), compraria só pra ter mesmo, seria até um ato preservacionista, imagine quantas câmeras não estão por aí, enfiadas em fundos de armário, se desintegrando...

Obrigado pela dica quanto às marcas da 124-B, mas vou deixar para o próximo dono, parece que em breve (e infelizmente pra mim) ela vai mudar de mãos novamente. :(
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2008, 18:52:24
Heber, parabéns pelas câmeras estão lindas.
Filme 120 é fácil de comprar pela internet, não desanime por causa disto.
Usando 35mm em médio formato o desempenho pode não ser lá estas coisas por causa da lente, que é otimizada para o círculo de confusão do MF. 35mm é um formato mais exigente por causa da ampliação maior.
Se for vender sou o 1º da fila, manda uma MP.



Oi, Paulo.

Vc tem razão, andei pesquisando e não é tão difícil assim achar filmes 120. Eu até mencionei que iria a BH no próximo sábado, mas não vai dar (meu filho vai ter que ir de busão), mas vou pedir a alguém pra comprar lá pra mim, aí ele traz na volta.

Bem esclarecida a questão da lente para uso com 135, não tinha pensado nisso. Mas fiquei conjeturando aqui, se é verdade que as lentes oferecem o melhor desempenho no centro, não seria de se imaginar que, com uma lente projetada para um quadro 6x6, ela não teria um bom aproveitamento quando utilizada em um formato menor? Pode ser que não, acho que depende de outros fatores de construção, sei lá... De qualquer forma, só vou utilizar a 635 com filmes 135 se demorar muito a conseguir os 120.

Quanto ao seu interesse, vc não falou por qual das câmeras. Mas acho que já deu pra vc notar que vou ficar mesmo é com a 635, né?

Se interessar pela 124-B, me avise, vc é o primeiro da “fila” (até parece...). O preço dela é fácil de descobrir, basta clicar naquele link que eu coloquei no início do meu post, tem lá a narrativa do começo dessa história toda. Não consegui desconto na hora da compra, e o cara ainda queria se fazer de desentendido e cobrar mais caro. Bem, eu não posso praticar filantropia nesse caso, mas certamente posso ser altruísta o suficiente para vende-la pelo mesmo valor que paguei...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2008, 19:02:41
Heber,

Quero lhe parabenizar por ter encontrado essas duas "pérolas negras" bem conservadas. Estou no trabalho e as imagens aqui são bloqueadas. Já fiquei super curioso em conferir suas aquisições. Em casa eu vejo as fotos.
Realmente estou doido com uma TLR, principalmente se estiver lindona e funcionando perfeitamente. O Paulo, chegou antes...rsrsrs. De qualquer forma também estou interessado caso queira se desfazer de alguma. Acho difícil heim...hehehehe.

Quanto ao seu comentário sobre "o acaso". Realmente, às vezes acontecem algumas coisas difíceis de acreditar. Estou nessa de usar câmeras analógicas agora. Os motivos eu já descrevi no post sobre a Oly Trip. Com o insentivo do Elmo, devagar estou comprando algumas preciosidades e começando minha pequena coleção. Minha intenção não é ter várias e sim alguns poucos exemplares justamente para eu ter condições de mantê-las bem conservadas e principalmente, funcionando.
Nesta semana, tomei coragem e comprei, às escuras pela net, duas câmeras. Uma Canon TX e uma Canon AE-1. O vendedor tinha falado que elas estavam lindas e acabei confiando na palavra dele e comprei. Quando as máquinas chegaram e eu abri o pacote que veio pelo sedex, realmente não acreditei. Vieram na caixa original, tampa do corpo e da lente, a correia ainda estava LACRADA sem uso, as lentes intocadas isentas de fungos ou riscos, manuais e documentos de compra com nº de série das mesmas...tudo perfeito. Nenhum sinal de uso nem no corpo, nem na lente...absolutamente nada. Estão praticamente como sairam da loja. Acho que Papai Noel existe !!!!
Minha obrigação agora é mantê-las conservadas para, quem sabe, passar para outras gerações.  :ok:

PS - Aqui em BH, vc acha filmes para elas com facilidade. Pode fazer um estoque na sua geladeira para se divertir por muito tempo.  :ok:

Abraços


Olá, Guto, concordo quando vc diz querer ter “alguns poucos exemplares justamente para eu ter condições de mantê-las bem conservadas e principalmente, funcionando”. Eu também ainda estou nessa, só que a coisa ta piorando, acho que vou pedir à minha controller pra acionar o alerta. Se acontecer mais desses “acasos” comigo corro o risco de sofrer boicotes sérios em outras áreas...

Legal essa compra que vc fez, a sensação de abrir uma incógnita e ter uma bela de uma surpresa é muito boa, pude sentir isso quando comprei uma lente usada e ela chegou aqui “nova”.

Quanto à 124-B, o Paulo já se manifestou. Mas, não desista, devem haver muitas preciosidades escondidas por aí.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2008, 19:08:17
Heber, PQP.

A 635 é minha favorita, mesmo diante do torcer de narizes dos puristas.

E já veio com o kit para 35 mm? Show demais!!!

Realmente, mesmo preparada para 35 mm, é uma certa heresia usar 35 mm numa medio formato. Mas uma coisa eu te digo: a 645 usada para retrato com 35 mm é demais, viu! Vai gostar.

Se quiser, compro aqui filmes de 120 mm e mando pra vc.

Olha aqui umas fotos minhas usando 35 mm na 635:





Pois é, Elmo, completinha e tudo novinho...

Suas fotos, como sempre, boas demais, acho que foram a maior fonte de incentivo pra eu querer fotografar em médio-formato. E essas, com 135, também não deixam nada a desejar, aliás, gostei muito do resultado.

Obrigado pela sua disposição, caso eu tenha dificuldade para comprar os filmes, vou contar com seus préstimos.

Agora, gostaria de lhe pedir uma dica (tenho umas trocentas, mas vai aí umazinha): a 635 não tem a "rosquinha" para encaixar o disparador de cabo, mas vi no maunal que baixei na internet que há um tipo que serve nela, mas é diferente. Vc possui esse disparador? Sabe como conseguir um?

Valeu!
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Dezembro de 2008, 19:12:51
Olha o que uma analógica não faz...O Heber nem falou que quer vendê-la e já está dando "briga" pela bichinha... :hysterical: :hysterical: :hysterical:

E isso considerando-se que, como o Paulo costuma dizer, "filme é um saco"...
Não sei porque ainda me dou esse trabalho, e ainda por cima revelando P&B em casa.

Quer dizer, acho que sei, sim. :wub:
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde