Autor Tópico: Duvida: Autofocus X Abertura de Lentes.  (Lida 4299 vezes)

Lopes III

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Online: 09 de Janeiro de 2009, 12:31:55


   O autofocus da Canon 40D por exemplo possui 9 pontos tipo cruzado com sensibilidade para lentes com abertura máxima de F5,6 e o Ponto Central para lentes com abertura máxima de F2,8.

   Minha dúvida é o seguinte:

   Se eu utilizar um  Lente Canon 50mm f1,4 USM   com abertura F1,4 ou F1,8 ou F2,0 quer dizer que o Autofocus NÃO VAI FOCAR de forma eficiente porque o Ponto Central só tem sensibilidade para abertura máxima de F2,8 ???


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2009, 12:38:13
Lopes não tem nada a ver, esse negócio da sensibilidade adicional para lentes com f/2.8 é na verdade um conjunto adicional de sensores para aumentar a precisão do AF, pois estas lentes, quando fotografando na abertura máxima, possuem pouca DOF e com isso acabam tendo mais problemas quando ocorrem pequenos desvios, para amenizar estes problemas os fabricantes adicionam um sensor mais sensível em um dos pontos de foco para conseguir ajustes mais finos neste ponto de foco. Suas lentes irão funcionar corretamente em qualquer ponto de foco, mas no ponto de foco central a tendência é que haja maior consistência do AF, principalmente quando se usa lentes com aberturas maiores, que exigem mais do sistema de AF.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2009, 13:20:50
Precisão de AF não é o ponto forte do sistema Canon.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2009, 13:21:55 por Pictus »


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2009, 13:24:46
Concordo com o Pictus, pelo que noto o sistema de autofocus da nikon e até mesmo da sony é melhor que o canon, o canon me parece muito soft.    :snack:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2009, 13:35:58
Thunder na verdade não é que ele seja soft, ele é inconsistente, ele erra mais do que os outros. O sa Sony é o melhor sistema de AF da atualidade, o mais rápido e o mais consistente em todos os testes sérios que vi até agora. O AF da Nikon também é muito consistente, mas velocidade não é o forte dele, enquanto o sistema da Canon já é o contrário, peca em consistência, mas é mais rápído que o Nikon. Na verdade em termos de sistemas é curioso, mas os sistemas mais consistentes da atualidade não são das duas líderes de mercado, são da Sony e da Oly, seguidas de perto pela Nikon.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2009, 13:36:41 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2009, 14:09:24
Concordo com o Pictus, pelo que noto o sistema de autofocus da nikon e até mesmo da sony é melhor que o canon, o canon me parece muito soft.    :snack:

Thunder, vc está usando que lente com a Canon?


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2009, 14:49:34
Fala Pictus, blz ??? como disse, sou usuario novo de canon, to com ela a 2 meses, uso  lente kit 17-55is, to querendo experimentar uma 50mm, pq ? acha que o foco pode ser a lente kit ?   :ponder:


Lopes III

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2009, 15:09:06


    Sempre achei que somente o Sistema de Autofocus de câmeras (semi-profissionais) Canon como a 5D, 40D, 30D, é que são inferiores aos Sistemas de autofocus Sony ou Nikon.

   

   Mesmo o sistema de autofocus da Série 1D ou 1Ds Mark III  são inferiores aos sistemas de autofocus da Sony e Nikon ???


 


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2009, 16:36:18
Fala Pictus, blz ??? como disse, sou usuario novo de canon, to com ela a 2 meses, uso  lente kit 17-55is, to querendo experimentar uma 50mm, pq ? acha que o foco pode ser a lente kit ?   :ponder:

Blz,
Lente do kit é brabeira...
Já testou no tripé/apoiada usando o AF do liveview(AF por contraste)?
É lento e preciso se tiver luz.



THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2009, 21:56:40
fala pictusssssssssssss... hehehe pra falar a verdade eu estranhei o live, parece que quando testei ela não indica se achou o foco ou não kkkkk e tambem to tão acostumado a colocar o olhão nas minhas outras cameras que deixei o live pra lá, o que me diz de uma 50 mm ? Eu na verdade to querendo uma 10-20mm pra ela viu, to loco nessa lente cara, mas ta caro pra kct, o que sugere para "afinar" o foco da xsi ? tem a regulagem de nitidez mas acho que escurece demais as sombras, to apanhando da xsi ainda kkkkkkkkkkkk, aguardo ajuda...  :snack:


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2009, 22:00:30
 :ok: Grande Léo Terra professor, tudo bem ? eu tenho uma a100, o foco é meio lento todos sabem mas é perfeito como vc disse, sou fotografo de casamento, uso a a100 para making of com o hvl56 rebatido, pra esse foco não tem par mesmo hehehehe...   :snack:


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2009, 02:33:14
São 2:33 da matina e o sono não me deixa raciocinar direito, mas não lembro de ter usado
nenhuma prime 50 mm Canon ou Sony...  :ponder:  :doh:  :hysterical:

Nego aqui do fórum dever usar direto, pergunta pra galera aí...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2009, 11:06:26
Thunder a A100 não é muito referência, na verdade eu nem indicava muito ela porque ela tinha vários problems ainda, mas era meio de se esperar, ela era meio que um Beta rs... Depois da A700 é que a coisa mudou bastante, a A700 tem o mais rápido entre os AF o trio A200, A300 e A350 tem o mais rápido entre as câmeras de entrada (recuperando muito do legado Minolta sobre o tema). O curioso é que o AF da A100 é tão preciso quanto mas mais lento do que o da antiga Minolta 5D (vai entender).

Quanto ao foco você pode estar tendo dois problemas, um ser um problema de nitidez da lente, que você estava acostumado com outro padrão e as lentes da Canon costumam de fato ser priores do que as de outras marcas, como Nikon, Sony, Oly e até Pentax. Outra questão (que é bem provável) são os errinhos que costumamos ter no AF da Canon, a inconsistência dele é bem evidente, mesmo em relação à A100 (que é uma camerinha que considero limitada em termos de AF) e este problema você não vai conseguir resolver completamente só trocando a lente, é uma limitação do sistema. Lentes melhores vão melhorar um pouco, mas ainda sim vai ser mais inconsistente do que as lentes de mesmo padrão de outras marcas. É uma daquelas limitações que quem tem um sistema tem que conviver. Se você não for comparar com outras marcas o investimento em lentes pode ser bem produtivo. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Lopes III

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2009, 12:24:27


 Vejam  Teste de Autofocus entre Nikon D3 e Canon 1D markIII.

   http://www.prophotohome.com/forum/pro-photo-reviews-articles/76674-canon-canon-1d-camera-canon-mkiii-camera-vs-nikon-nikon-d3-camera-sports-autofocus-showdown.html

 No teste a Canon 1D mark III foi a vencedora.

 Indice de aproveitamento das Fotos:
 Canon 1D: 31%(média global) das fotos fora de foco
 Nikon D3: 48%( média global) das fotos fora de foco

 De acordo com este teste além de mais rápido o autofocus da Canon 1D mark III acerto mais, teve mais consistecia.


Lopes III

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2009, 11:24:09


   Acho que os Reviews deveriam dar mais enfase aos testes de autofocus.