Autor Tópico: Estudando MTF  (Lida 8821 vezes)

Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Online: 05 de Abril de 2006, 00:20:55
Bom, já que não dá para confiar em reviews, tenho que entender a ferramentas de "gente grande". Bom, MTF é uma delas.

Mas me ocorre uma dúvida. Se algum puder me ajudar:

Hipotese: até onde cheguei, os sistemas de imagem quando analisado no dominio de frequencia espacial, funcionam com como filtros passa baixas. Ou seja, atenuam frenquencias mais altas. Maior a largura de banda, mais linhas/pixel, melhor nitidez.

Bom, aí chegamos no chamado ponto de corte ou frequencia de corte.

Back to school, qdo estudava filtros RLC a frequencia de corte era definida como  a frequencia onde a relação entre sinal de saida e sinal de entrada era -3db ou seja essa relação entre saida e entrada era 50%.. É um axioma.

Daí eu topo com isso:

Perceived image sharpnessis closely related to the spatial frequency where MTF is 50% (0.5)— where contrast has dropped by half.

Ou

A nitidez percebida de uma imagem é aproximadamente relacionada com a frequencia onde MTF é 0.5 - onde contraste cai pela metada.

Assim a pergunta: adota-se MTF50% para determinar a frequencia de corte pela mesmas razões similares a um sistema de filtragem passa baixa (dominio de frequencia) qualquer?

Ou está na hora de desligar o micro e ir entalhar madeira? Em outras palavras, estou viajando?
« Última modificação: 05 de Abril de 2006, 00:23:21 por Eduardo Buscariolli »

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2006, 00:29:00
a única coisa que entendi foi o entalhar madeira... :D

vou acompanhar o tópico, é interessante! o Leo deve dar as caras daqui a pouco...
« Última modificação: 05 de Abril de 2006, 00:29:22 por Lucas Eduardo »
Sul Foto Clube


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2006, 00:40:44
Eduardo eu não entendi muito bem onde você quer chegar, acho que vc está fazendo uma tremenda confusão.
Vc entendeu que o MTF mede na verdade a relação de contraste de um determinado conjunto e que quanto mais próximo de 1 mais perto da condição ideal?
Caso isso já esteja correto em sua cabeça tente esclarecer melhor o que você está querendo relacionar com o que.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2006, 00:57:41
Depois de ler e reler eu me toquei heheheh!.

Vc está relacionando com as séries de Fourier, sim MTF é baseado em uma série de Fourier, portanto tem a ver... a relação entrada e saída é dada por uma relação similar às respostas de entrada e saída de fequencias do som. :)

Demorou para eu me tocar da relação que vc estava fazendo, só me toquei na hora que vi os -3db hehehehe. Mas foi uma ótima pergunta, dúvida de alto nível mesmo...
« Última modificação: 05 de Abril de 2006, 00:58:46 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


alexandre luna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2006, 01:16:12
Alo a todos

E DAI ???  :boos2:  :boos2:  :boos2: PODERIAM explicar melhor ? :boxing:  :boxing:  :boxing: num intindi nadinha de nada  :wallbash:  :doh:  :blue:  :bye2:

Abraços


Alexandre Luna


 
Alexandre Augusto de Maia Luna
Cirurgião Dentista

dentistaalexandre@globo.com
maialuna@globo.com
Minhas Fotos
Meu filho


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2006, 01:20:37
Putz Alexandre... Qual o seu nível de conhecimento matemático, para eu ter uma idéia de por onde começar e se devo começar heheheh! :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2006, 01:34:24
ehhehe.. podemos começar devorando o wikkypedia  :P
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2006, 01:39:38
Citar
ehhehe.. podemos começar devorando o wikkypedia  :P
hueahuea mto boa...

também não entendi bulhufas...acho que é por isso que estou na área de saúde...

O som tem participação na fotografia??  :o  
Sul Foto Clube


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2006, 01:43:12
Hahahahhahaha na verdade a matemática usada para embasar o MTF é baseada em ondulatória, então tem a ver com antenas, radiofrequencia, som, tudo que se basea nas mesmas teorias.
Estou tentando ser o mais claro possível não sei se estou conseguindo... Estou com medo de transformar esse tópico em um papo de engenheiros, por muito menos que isso já falaram que eu complicava muito as coisas. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2006, 09:47:52
Obrigado Leo pelo esclarecimento. Vou tentar da uma resumida.

1- Em fisica e engenharia, existem muitas vezes é necessário converter um "evento" em equações para que seja possivel se fazer uma analise. Isso é o que chama-se de "modelo matematico". Existem diversas ferramentas, mas uma a mais comum em eletronica, chama-se "dominio de frequencia".

2- O mais interessante da matematica é que os mesmo sistemas de equações podem ser aplicados em para se analisar "eventos e efeitos" bastante diferentes. Por exemplo: a analise da agua fluindo em um cano é similar a corrente eletrica num fio. A analise de em uma camera é similar a analise de um equipamento de audio.

3- Falando de audio, que é uma das minha paixões. Por exemplo, num carro é comum ter-se auto falantes sub-woofer, woofer, mid-range e os tweeters. Ora, se o som é o mesmo como é feita essa separação? Simples cada um destes responde a faixa de frequencias de audio diferentes delimitadas por valores frequencias especificos. Por exemplo: um woofer responde a uma frequencia de audio até 120Hz, acima disso ele não responderia. Essa frequencia é chamada frequencia de corte.

4- Cameras, por um artificio muito inteligente, podem ser analisadas do mesmo modo. Em outras palavras, a capacidade de capturar detalhes é similar a capacidade de reproduzir agudos. Existem cameras que seriam comparadas ao som de um radio de pilha e cameras comparáveis a um hi-fi de alta qualidade. Sendo simplista, cameras melhores tem frenquencia de corte mais altas, assim como um hi-fi de alta qualidade tem frequencia de corte mais alta que um radio pedreiro.

O MTF é uma função matematica que faz parte dessa analise.

Aliás a relação audio/imagem é bastante similar, tanto que alguns termos tem o mesmo significado:

Frequencia de corte (imagem) = frequencia de corte (audio)
Latitude (imagem) = resposta dinamica (audio)
Balanço de cor (imagem) = coloração tonal (audio)
Balanço de Branco (imagem) = equalização (audio)

E o audio que é  um sem vergonha rouba alguns termos de imagem: ruido rosa, ruido branco.

Hehehe, por isso estou na área de exatas, não dá para equacionar um paciente :mf_w00t2:

Por hora estou nesse ponto, mais para frente eu posso postar o resumo do que estou estudando. Aliás eu vou fazer isso, já que estou de saco cheio de ver bobagens em reviews e unica saida é entender ferramentas de analise que funcionam para valer.
« Última modificação: 05 de Abril de 2006, 10:02:59 por Eduardo Buscariolli »

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2006, 10:01:05
Citar
Estou tentando ser o mais claro possível não sei se estou conseguindo... Estou com medo de transformar esse tópico em um papo de engenheiros, por muito menos que isso já falaram que eu complicava muito as coisas. :)
MTF é uma coisa de engenheiro por si só. Não vai ter como fugir muito dessa não.

Eu entendo um gráfico MTF, mas sinceramente, não me arrisco a tentar explicar... :doh:  
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Seymor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2006, 11:02:16
Série de Fourier? :rolleyes:

Ondulatória? :huh:

Lembro de ter visto isso na faculdade, e só. :lol:

Se bobear, nem física de segundo grau eu lembro mais!  :wacko:
 


diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2006, 11:16:41
Caras, estou boiando...

Já me deram o toque que esse tópico aqui tem a ver com a minha dúvida em outro, mas eu ainda não consegui entender como interpretar esses gráficos MTF... Vocês podem me explicar o básico da interpretação, por favor?

Obrigado!
Cientista profissional, fotógrafo amador.


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2006, 11:30:09
Citar
Caras, estou boiando...

Já me deram o toque que esse tópico aqui tem a ver com a minha dúvida em outro, mas eu ainda não consegui entender como interpretar esses gráficos MTF... Vocês podem me explicar o básico da interpretação, por favor?

Obrigado!
Cara vc já leu isto?

http://www.luminous-landscape.com/tutorial...nding-mtf.shtml

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2006, 12:06:26
Obrigado, Eduardo! Formidável mesmo!  :clap:  
Cientista profissional, fotógrafo amador.