Autor Tópico: Experiências P&B como nos tempos dos filmes.  (Lida 4724 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 17 de Junho de 2007, 17:49:43
Hoje eu fiz uma coisa diferente, peguei um cartão de 256MB e sai para fotografar em RAW Wide, o que na S3 dá por volta de 11 fotos fiz as fotos com o visor LCD desligado, visando produção final em P&B, usando a 10-20mm, um filtro vermelho, um filtro alaranjado e um filtro amarelo, Fiz isso para reviver um pouco dos bons tempos do P&B do filme, tive que pensar bastante onde ia gastar os cliques... e rezar para não gastar errado porque eu não podia ver... rs..... A vantagem de fazer em digital é que eu tive certo controle do processamento e já pude ver assim que cheguei em casa, então a curiosidade nem durou tanto.... Rs... Compartilho com vocês as 4 melhores entre as 11 feitas. :)









O que observei...
Eu estava meio enferrujado no uso de filtros, tive que pensar um tanto para escolher os filtros certos, errei a escolha em 2 fotos, não tenho mais aquela coisa instintiva que era antes, o cuidado de escolher bem onde fotografar também foi algo interessante, eu sempre me mantive fiel a isso, mas a limitação de 11 fotos foi realmente crítica, passei 2 horas caminhando para achar onde “queimar” minhas fotos... Por fim eu senti que o filtro amarelo vai muito bem na S3, já os filtros alaranjados e vermelhos são bem mais problemáticos, o nível de ruído ficou bem mais alto quando usei esses filtros, o que me leva a crer que a subexposição dos canais da S3 é um tanto quanto grave, principalmente quando eu corto o canal verde. Esta questão vem a confirmar muitas das minhas teorias sobre o uso de filtros para otimização do equilíbrio dos canais da câmera. A subexposição dos canais é uma potencial geradora de problemas de ruído nas digitais. Com isso acho que muitos dos filtros P&B acabam perdendo o sentido pelos danos que causam, enquanto muitos dos filtros de correção (que foram esquecidos) podem ser na verdade benéficos.
 Uma outra questão é que o polarizador fez falta para ajudar no céu (isso, lembrei dos coloridos mas esqueci o polarizador... rs...).
Bom é isso, espero que tenham gostado do resultado dessa experiência doida... rs.... Ela certamente me levou a desenvolver novas idéias e conceitos sobre correções com filtros na fotografia digital.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2007, 18:28:26
Gostei das fotos, uma ótima experiência.
Ficou com qualidade para imprimir até 20x30cm?
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Michel Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 845
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/michelrezende
Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2007, 18:38:15
Adorei o resultado do processo, entendo pouco tecnicamante mas gostei, em especial a primeira e a última foto.  :thmbup:  :thmbup:  :thmbup:  
Michel Rezende - BH-MG
: ) Flickr



LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2007, 19:53:33
Exercício bastante interessante. :clap:

O trabalho de retenção de detalhes deve ter sido duro na primeira foto. Ela parece bastante inclinada à um "contra-luz"
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2007, 20:11:21
Eu nem sonhava em nascer nessa época de câmera mecânica e filmes PB, mas tive uma breve experiência na faculdade.
Eu, acostumado com compactas, me embolei um pouco com o foco manual e com o controle da exposição (as vezes eu esquecia porque nas compactas no modo M a tela fica mais escura ou mais clara), mas foi bem legal!
Tenho que scannear umas fotos, mas não conheço nehum lugar por aqui aonde faça isso e eu to sem nenhum centavo :\
Enfim, nem sei pq to falando isso hahahah


Muito boa a sua iniciativa! Me lembra um pouco o Ivan com suas experiências  sempre muito interessantes! :D
A primeira está ótima! Achei parecido com HDR porque tive a impresão que as "bordas" das pilastras estão mais claras.
Achei os tons de PB da terceira muito legais também!

parabéns  :clap:  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2007, 20:45:14
LuizNdo foi mesmo um contra-luz, o trabalho foi mais na escolha dos filtros, como era P&B trabalhei com filtros coloridos, no caso dessa primeira usei um filtro alaranjado, que dá uma quebrada no céu, também escondi o sol atrás dos galhos, o que ajuda muito...rs...


Paulo tem qualidade para 20X30 sim, na verdade a qualidade ficou melhor do que eu esperava com os filtros coloridos, pois eles na verdade cortam parte da resolução da câmera e por causarem subexposição acabam criando sérios problemas de ruído. A única coisa que acabou comprometendo muitofoi o ruído, que eu já esperava mesmo.

Aos demais obrigado pelos comentários.
« Última modificação: 18 de Junho de 2007, 09:12:39 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2007, 23:20:11
Leo, eu curti bastante, principalmente a última. Mas achei que há artifact nas imagens...... Aquele artifact de céu que a S3 gera em WIDE em algumas situações. como estão pequenas fiquei em dúvida se tbm poderiam ser ruído... Me conta mais...
Abraços !
« Última modificação: 17 de Junho de 2007, 23:20:46 por Guto Marcondes »
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2007, 00:36:32
Legal esse exercicio! Sair p fotografar sem poder ver o resultado deve gerar uma tensão... um dia vou tentar heheheh.
A que eu gostei mais foi a segunda.
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2007, 09:16:35
Citar
Leo, eu curti bastante, principalmente a última. Mas achei que há artifact nas imagens...... Aquele artifact de céu que a S3 gera em WIDE em algumas situações. como estão pequenas fiquei em dúvida se tbm poderiam ser ruído... Me conta mais...
Abraços !
Guto na verdade é ruído dos pixels R, eu senti que quando eu usei filtro vermelho e alaranjado a coisa ficou feia, porque na verdade o vermelho e o alaranjado cortam o pixel de luminância (que é o verde), então o ruído acaba explodindo, isso já não acontece no filtro amarelo que é aberto para o canal verde (veja a terceira foto que usou filtro amarelo).
Tenho feito uma análise detalhada aqui e a surpreza ficou mesmo por conta da resolução, achei que a perda de resolução com o filtro vermelho e alaranjado seria bem alta, o que na verdade não aconteceu, a resolução foi pior do que o normal, mas muito melhor do que eu esperava. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #9 Online: 18 de Junho de 2007, 10:12:51
Citar
Citar
Leo, eu curti bastante, principalmente a última. Mas achei que há artifact nas imagens...... Aquele artifact de céu que a S3 gera em WIDE em algumas situações. como estão pequenas fiquei em dúvida se tbm poderiam ser ruído... Me conta mais...
Abraços !
Guto na verdade é ruído dos pixels R, eu senti que quando eu usei filtro vermelho e alaranjado a coisa ficou feia, porque na verdade o vermelho e o alaranjado cortam o pixel de luminância (que é o verde), então o ruído acaba explodindo, isso já não acontece no filtro amarelo que é aberto para o canal verde (veja a terceira foto que usou filtro amarelo).
Tenho feito uma análise detalhada aqui e a surpreza ficou mesmo por conta da resolução, achei que a perda de resolução com o filtro vermelho e alaranjado seria bem alta, o que na verdade não aconteceu, a resolução foi pior do que o normal, mas muito melhor do que eu esperava. :)
Muito interessante Leo. Curti sua idéia...... realmente a S3 deixa qualquer um maluco com seus "dois sensores" de comportamento distintos...... E é muito bom ver as possibilidades do que dá pra fazer com eles. :thmbup:
Abraços !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 16:04:12
qual foi o setting de white balance?

O azul ficou estouradao
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 16:09:05
A primeira tem alguma coisa de estranho... nas folheagens no canto superior direito parece uma tentativa de HDR. Eh da camera ou voce que fez em PP?
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 16:31:54
Padu a câmera é uma S3, não teve tentativa de HDR, é o filtro que fez o estrago mesmo, eu só converti o RAW levantando um pouco a exposição, mas os canais do céu ficaram muito subexpostos por conta do filtro colorido.
Não tem balanço de branco na câmera, foi RAW wide ajustado para 5500K para gerar o P&B, mesmo porque é o que faria sentido para usar o resultado produzido pelo filtro.
Foi usado filtro alaranjado na primeira, o céu fica escuro porque é azul, as folhas ficam claras porque o alaranjado ainda permite a passagem de um coeficiente de verde. :/
Legal que eu só reparei hoje que dá para perceber a vinhetinha do filtro na primeira rs.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2008, 16:34:19 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #13 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 18:07:59
Não tem balanço de branco na câmera, foi RAW wide ajustado para 5500K para gerar o P&B, mesmo porque é o que faria sentido para usar o resultado produzido pelo filtro.

Era isso o que eu queria saber, qual o ajuste do WB. Eu nao conheco a S3 direito, ela tem controle de magenta-verde junto com o WB?

Eu sei que nao eh a mesma coisa, mas seira legal ter tirado uma outra foto igual aa primeira, mas sem filtro, e com uma regulagem de branco diferente, talvez com mais amarelo e mais verde? Qual seria uma regulagem semelhante ao filtro amarelo que voce usou?

Eu tambem nao tenho certeza se o ajuste do WB como efeito criativo modificaria a luminosidade do azul do ceu tanto quanto um filtro laranja ou vermelho...

Continue nos mostrando os resultados dos seus testes...  :ok:
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 18:12:06
Padu é RAW, você controla magenta/verde normalmente pelo ACR.
O balanço de branco não atua sobre a qualidade do que foi capturado, ele não gera ruído, ele aumenta ou rebaixa um tom, o equivalente ao filtro aparelo seria remover o canal azul.
Essas fotos eu tirei a bastante tempo... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.