Autor Tópico: Estou pensando em trocar de equipamentos e preciso de conselhos  (Lida 4297 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 14 de Maio de 2008, 20:42:26
Só para constar a pergunta da UZ.. A S5is é interessante, tem pontos fortes e fracos, eu estou me divertindo muito com ela, é um binquedo fantástico, mas ainda acho que para quem vai sair de uma D50 e ainda precente usar noturna (flash) vai sofrer um pouco rs. Hoje temos outras UZs interessantes, mas meu contato com elas foi muito restrito até o momento, então fica difícil de opinar. Das que eu analisei eu ficaria entre a S5is (é menor e tem o melhor modo vídeo), a H9 (boa imagem e é mais completa, só que é um trambolho rs) e a FZ-18 (também tem uma boa imagem).
O duro ai é perder a D50, que é uma câmera única... Eu teria muita dó de perder uma D50.
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 20:43:51 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Maio de 2008, 21:12:36
Citar
Trocar uma câmera por outra menor,no teu caso,só seria algo muito vantajoso se vc pudesse colocar a nova camera no bolso.No caso de vc trocar por qualquer UZ,vc vai ter de carregar a câmera numa bolsa pendurada de qualquer forma.Nesse caso o tamanho um pouco maior da D50 não ia fazer nenhuma diferença.

Assino embaixo!!

Pra complementar, não sei se vc já sabe isso, mas essas UZ não são nem de perto parecidas com uma DSLR com uma lente de comprimento focal equivalente. O sensor é muito menor (1/2.5")e isso implica em algumas coisas quando comparadas a uma DSLR:

* Profundidade de campo completamente diferente para os mesmos números f. É uma perspectiva totalmente diferente pois muda toda a ótica. As relações de DOF ficam completamente alteradas.

* Pixels muito menores, que implica em muito mais ruído e latitude menor.

No mais, esses zooms aí (10X,12X etc ) só são usáveis em situações muuuito favoráveis. Não é um zoom "parrudo" não, pelo contrário... é um zoom bem capenga.

Por outro lado tem as vantagens de filmar com som, o sensor não suja, qualqer um opera sem maiores erros etc.
Isso sim são grandes vantagens...  Principalmente em viagens etc quando é bacana filmar um pouco, emprestar a cam, mostrar as fotos pros outros e tudo mais.

Considerando o investimento que vc já fez na D50 acho que vc não é "Durango Kid" de grana rsrs. Então eu sugiro que compre primeiro a nova câmera.

Se gostar vc fica com ela e vende a D50 (não faltará compradores), se não gostar vende a UZ que vc perde menos.

Abraço!
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 21:15:06 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Maio de 2008, 21:49:24
Ah sim...

Tem essas UZ e tem umas prossumer com sensor 1/1.8" que acredito serem um pouco melhores (mas são bem mais caras).

Exemplos: Panasonic FZ50 e Fuji S900/S950.

Abraços.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Maio de 2008, 00:20:12
Achilles, também tem a Tamron 18-250mm que equivale a uma 27-375mm. Me parece que ela tem a qualidade parecida com a lente do kit da Nikon. Não é espetacular, mas é versátil e mesmo assim tem muito mais qualidade do que uma ultrazoom.
O Leandro comprou uma e aqui em a opinião dele sobre a lente: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23246

E creio que a prossumer que você procura é essa:
http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms100fs/
Mas pelo preço eu ficaria sem dúvidas com a D50 + 18-250mm

As UZs de hoje em dia no geral entregam uma imagem completamente lavada e sem texturas mesmo no menor ISO. Daqui há alguns dias terei em mãos uma Canon SX100 IS e se quiser posso mandar uns samples.
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 00:25:57 por pedro_raythz »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 15 de Maio de 2008, 00:26:38
Se quiser samples da S5 tbm posso mandar.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Maio de 2008, 01:22:46
Gutovilaça...
Você gosta da qualidade da sua cãmera? Seja sincero!

Cara...Vou ser bem sincero: A canon S5is é um boa câmera. Tem muitos recursos e alguns atrativos extra fotos que no dia a dia é interessante como a filmagem com som estéreo. Como nosso negócio são as fotos, posso te falar que ela tem me atendido. Lógico que a maioria das vezes tenho que fazer alguns tratamentos para melhorias mas no geral eu tenho gostado sim. A construção dela é boa, o zoom é potente e a qualidade agrada mas é mediana. Não se iluda que vc conseguirá uma qualidade numa compacta igual às DSLR. Acho que não é seu caso. Tem muitas fotos aqui mesmo no fórum
feitas com a canon S5is inclusive as minhas. Caso interesse em olhar para vc comparar dê uma olhada em algumas delas (http://www.flickr.com/photos/guto_vilaca/). A maioria das fotos foram tratadas somente com ajustes nos constrastes e curvas, o que é normal para a maioria das fotos mas se vc quiser posso mandar alguma foto crua em alta resolução para vc analizar. Só me mandar um MP.  :ok:
Que dilema heim????? rsrsrsrs.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 15 de Maio de 2008, 06:17:38
Pessoal, (comecei a escrever este post as 00:30) Obs. para dizer o quanto estou refletindo sobre o assunto. Pesquisando no Dpreview, etc. Olhei muuuuiiiiitas fotos de várias prosumers e como sempre achei fotos muito boas e fotos horríveis. Fui no Pbase, o que é relativo, visto que não sabemos a qualidade do fotógrafo e o conhecimento da câmera que o mesmo usa. Vi fotos da Canon S5IS, Olympus entre outras.

Devo dizer que, sem sacanagem, estou emocionado...Estava afastado do site, como estava da fotografia, e na minha primeira volta, solicitando uma ajuda, vejo que várias pessoas se dispuseram a opinar e ajudar. Estou realmente muito agradecido a todos. É muito bom isso...

Vamos por partes...Já vi que a maioria acha besteira eu vender minha D50, embora esteja inclinado a fazê-lo. Apesar de me deixar com o coração apertado e com medo de me arrepender amargamente. O lado menos ruim da coisa é que se eu, futuramente voltar a fotografar mais regularmente e achar que compensa, nada me impede de voltar para uma SLR.

Rogério...Apesar de eu ter tido grana para comprar a D50, no momento grana está sendo um problema muito sério para mim, por isso me dá pena ter uma excelente câmera que não está sendo usada. Pelo pouco que vi hoje, se eu vender minhas lentes (que estão novas), para comprar uma 18-200mm talvez eu tenha que dar mais alguma grana, o que não posso fazer no momento. Mesmo!!!! Nem R$ 50,00. Sua idéia (comprar primeiro a prosumer para ver se eu gosto) seria, com certeza a melhor alternativa, mas infelizmente não dá.

Seguindo esse mesmo raciocínio, se eu vender a câmera e todas as lentes, me parece que ainda vai sobrar uma graninha, dependendo da câmera que eu comprar talvez entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00. Me corrijam se estiver dizendo uma besteira muito grande.

O que é mais inteligente para mim?...uma "puta" D50 que está parada, ou uma prosumer de qualidade inferior que será com certeza mais usada...mesmo que não use direto, acho que usarei com mais frequência que a minha D50.

Léo e Guto Vilaça, se puderem ficaria grato se me mandassem um exemplos da canon para eu analisar, escolham algumas fotos tiradas em situações adversas e algumas que vocês consideram muito boas. Desculpe o trabalho, mas agradeço muito se puderem fazê-lo. Mandem para almor67@uol.com.br

De vez em quando temos que tomar uma decisão difícil e encarar...acho que vou encarar essa troca mesmo. Tenho uma pessoa que pode trazer para mim dos EUA. Se eu ficar muito decepcionado, em último caso tento vender ela com um lucrinho por aqui.Nesse caso compraria uma câmera, um flash externo e os filtros polarizador e UV e seria apenas o que teria que carregar...

Ainda não me decidi pela canon, pelo que pesquisei, provavelmente será ela mesmo...achei a olympus interessante, mas talvez a canon seja uma compra mais segura.

De novo, agradeço muito a todos que me responderam...se não surgir nenhum fator novo devo fazer a mudança, mas ainda estou aberto a opinões, é claro.

Sem mais, estou me sentindo o chato do mundo fotográfico...

Tem alguma área de psicologia aqui no fórum? :aua: :aua: :aua: Acho que preciso de terapia para mudar de câmera 8-)

Obrigado... :worship: :worship: :worship: :worship:


Abraços a todos.
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 06:27:54 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Maio de 2008, 07:43:42
Achilles,

O ideal mesmo seria vc comprar a UZ e não desfazer da D50, ficar com as duas por um tempo e depois vender a que menos lhe agrada.....mas o problema é a grana.

No meu caso tenho minha DSLR mais uma lente Tamron 18-250mm (Como o Pedro comentou) e mantenho sempre uma compacta, no caso uma Canon A720is que é bem baratinha, tem uma lente bem nitida nas bordas e uma DF eq 35mm até 200mm, que procuro manter pela praticidade, pra minha mulher poder carregar e principalmente pelo modo de filmagem.

O problema é que a medida que vamos nos acostumando com a QI de uma DSLR, e também utilizamos uma compacta.....sempre temos um espirito muito crítico com os resultados da compacta e acabamos sempre ficando 1/2 insatisfeito, e não somente para fotos noturnas, mas com praticamente todas situações.

A minha dica seria, espera um pouco pra juntar mais uma graninha e compra sua UZ sem se desfazer da DSLR, fica com as duas por algum tempo e depois decide qual das duas vender, recuperando o dinheiro investido.

Dentre as UZ do mercado eu priorizaria as que tem RAW, ou a Canon S5, pelo excelente modo de filmagem e a boa velocidade.
1- Panasonic FZ-18
2- Olympus SP-570UZ
3- Fujifilm FinePix S6000fd
4- Canon S5is

Segue abaixo três tópicos que podem lhe ajudar.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21741.0
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=13903.0
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23246.0

Abraço
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 08:00:17 por Leandro Federsoni »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Maio de 2008, 13:13:08
Citar
3- Fujifilm FinePix S6000fd

 :ok:
Se você conseguisse arrumar essa, seria a melhor opção na minha opinião! Anel de zoom e ISO800 bem utilizável. Dá de 1000 a 0 na sucessora S8000fd

Achei uma nesse site que vi no jornal. Parece que eles tem uma filial no centro empresarial do Barra Shopping e também no Centro http://www.visualdream.com.br/
Não conheço a loja (nunca ouvi falar), mas foi a única que vi a S6000fd... Acho que até nos EUA fica complicado de achá-la :\ Ela oi descontinuada há algum tempo...


l fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #24 Online: 15 de Maio de 2008, 13:31:14
Pensaria na nova Fuji S100fs, tele de 400mm, GA boa(28mm), o único ruim dela é o preço, mais se vc não tiver esse problema!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 15 de Maio de 2008, 14:42:24
Pensaria na nova Fuji S100fs, tele de 400mm, GA boa(28mm), o único ruim dela é o preço, mais se vc não tiver esse problema!

Brinquedinho bacana hein???!!!  :ok:
Sensor de 2/3"...  :ponder: Quero uma... :D

Só peca pela falta de controle total de flash externo (só tem opção de sincronismo simples) e pelo preço é claro KKK.

Tem no ML... quem tá vendendo nem sabe do que se trata. :hysterical:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72347276-fujifilm-finepix-s100fs-143x-zoom-11mp-fgratis-fuji-s100-_JM

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 15 de Maio de 2008, 15:05:54
Esta Fuji S100 é um roubo, pelo menos por enquanto, além disso não deve ser menor que uma D50 com uma lente 18-200mm.

A Fuji S6000 é legal, mas também é bem grandinha, ela é bem maior que a Nikon D40 com uma Tamron 18-250mm.

Abraço
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 15:32:02 por Leandro Federsoni »


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #27 Online: 15 de Maio de 2008, 17:24:24
Vou tecer minha opinião....

A D50 é uma camera excepcional. Eu acho que o melhor seria mesmo uma 18-200 VR com ela. Seu investimento seria em torno de 1.800,00 e vc estaria completamente suprido de equipamento.

Trocar de SLR não compensa pq vc não cvai conseguir mto dinheiro com ela e não compensaria.

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 15 de Maio de 2008, 18:35:35
pelo o que eu vejo, seu interesse mudou de um tempo pra cá, tornando a d50 mais um impecilio do q um equipamento que te traz ganhos.. entao eu acho q seu uso seria maior e melhor com uma UZ..
no comeco estranhe.. mas talvez voce diga "ufaaa.. nao tenhoq  trocar de lente, nao é tao grande.. e saem boas as fotos pra eu imprimir 10x15"

eu acho q voce soh tem q pensar mto bem no que realmente quer..
aqui eh um forum de fotografia.. com fotografos.. ninguem aconselharia voce a deixar de lado uma camera melhor e com mais controle..hehehe (generalizei.. desculpem-me)
mas, no final, o que vale.. é o que relamente importa pra voce.. qualidade x praticidade/preco


abraco (sou bem enrolado pra escrever haha)


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 15 de Maio de 2008, 19:48:16
Leandro,
Muito obrigado por sua opinião...
Infelizmente juntar uma grana para comprar a prosumer e ficar com as duas não é viável, por motivos pessoais e outras despesas grandes que sempre surgem...exemplo (vou gastar 2.700,00 no meu carro, e não é por luxo, se eu não gastar ele não anda mais, e isso é prioritário no momento...e sempre aparece alguma despesa extra.) Acho que com todo mundo é assim.

Eu li os seus tópicos, vi suas fotos...achei boas...naquela comparação entre a D40 e a Fuji, se vê que as fotos da D40 são melhores, mas as da Fuji também estavam boas, na minha humilde opinião.

Lá o Leo escreveu:
"Leandro basicamente nas fotos reduzidas o que dá para concluir é que a latitude da Fuji é menor (e não é pouco), por isso que você não conseguiu igualar os tons da folha sem deteriorar, porque elas já estavam expostas abaixo do nível aceitável (estavam dentro da DR, mas fora da latitude), mas no geral demonstra que dá para trabalhar legal com compactas, principalmente até ISO 200 ou 400..."


Pedro, andei olhando várias fotos de várias prosumers diferentes e realmente as que me pareceram melhores são as da Fuji S100FS.
Essa foto em particular (http://dpreview-img.fotki.com/gallery/fujis100fs_samples/originals/dscf3078.jpg) me impressionou.Foi tirada em ISO 800 e não se vê ruído algum. Eu baixei ela no computador abri no photoshop examinei, etc e nada...será que é isso mesmo ou estou doidão. No entanto essa outra foto também em ISO 800 está com ruído. Não entendi. (http://dpreview-img.fotki.com/gallery/fujis100fs_samples/originals/dscf3305_acr.jpg)
Leandro, ela é cara mas pelos meus cálculos, vendenddo todo o meu material, dá para comprar uma dessas com um flash externo e uma bateria extra sem problemas.

Acho que vou fazer a "besteira" de trocar mesmo. É como eu disse, se eu me arrepender vou juntando uma graninha e lá para 2009 :D compro outra SLR.

Engraçado...quando penso em comprar uma câmera sempre me vem na cabeça, nessa ordem...NIKON, CANON, OLYMPUS, SONY. Nunca pensei em comprar uma FUJI. O que acham das FUJI, incluindo as SLR????

Pumba, é por aí mesmo...você acertou em cheio...além de tudo que vc mencionou, não tenho que me preocupar com sujeira no sensor...etc. Repito...Que adianta ter uma D50 que não sai da caixa tem seis meses ou mais?

Bem...estou praticamente decidido pela troca...mas a conversa está boa, então podem continuar opinando.

Grande abraço a todos e mais uma vez agradeço de coração... :worship: :worship: :worship: :worship:
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 20:15:54 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime