Autor Tópico: Três fotos  (Lida 3237 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Online: 14 de Julho de 2008, 12:50:01
Olá pessoal!

Eu posto pouco aqui, quando eu aprender a usar o Photoshop e outros programas prometo postar mais. Mas hoje trouxe três fotos para vocês verem/comentarem.

A história delas é a seguinte. No fim de semana, fiz um curso de 15 horas com o fotógrafo Emidio Luisi. Aliás, um trabalho que vale a pena conhecer. Gostei muito de fazê-lo, pois pude articular instruções técnicas, que tinha adquirido em outro curso de curta duração, com preocupações mais amplas.

Bem, o exercício tinha o seguinte propósito: superar as dificuldades técnicas da fotografia de palco ao mesmo tempo transmitir a sensação de uma música e de um cenário montado. Assim, com a música "A moça do sonho", de Edu Lobo e Chico Buarque, e uns acessórios mequetrefes tínhamos o seguinte desafio: compor um cenário no tempo da música e tirar as fotos também no tempo da música. Tudo como se fosse no tempo de uma cena. Exercício difícil viu, ainda mais pra uma lerdinha como eu que fico horas tentando fotometrar, focar, tudo direitinho.
Desse exercício, fiz umas oito fotos, mas selecionei essas três para mostrar porque vejo alguma unidade entre elas, além de não estarem completamente fora de foco, quadro etc.

Antes de postar as fotos, vou dizer quais foram minhas principais dificuldades nesse exercício.
- O primeiro foi fotometrar. A luz mudava com muita rapidez e eu, na maioria das vezes, não conseguia acompanhar;
- O segundo foi compor. As moças que eram bailarinas também se mexiam muito rápido, mais rápido do que eu podia acompanhar;
- O terceiro foi o foco. Nesse tipo de situação foco manual é impossível, por outro lado o autofocus não foi plenamente satisfatório porque eu focava e quando ia enquadrar a cena já tinha mudado. Era um "Deus nos acuda..."
- O quarto foi o uso do tripé que abandonei em algus momentos porque me sentia presa com ele;
- O quinto foi o balanço de branco. Se eu tiver outras experiências com palco, tenho que aprender urgente a fotografar em RAW porque é impossível fazer o WB com cartão cinza todo momento. Alguém conhece um tutorial, passo-a-passo, manual do pré-iniciante, essas coisas? Ia ser muito útil pra mim.

Como se vê, dificuldades não faltaram. Mas vamos às fotos.

Podem fazer todo tipo de comentário, prometo não chorar. :)







Abraços e, de antemão, agradeço os comentários de todos.
« Última modificação: 14 de Julho de 2008, 12:57:10 por Kika Salem »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2008, 13:26:19
Srta Kika!

Satisfação ver suas fotos aqui na Galeria!

Apesar de toda dificuldade relatada por você, achei as fotos muito boas tanto do ponto de vista técnico, como plástico. Em especial a 3a me passou completamente a sensação de musicalidade que havia na cena. A luz, o enquadramento, tudo muito bom na minha opinião.

Em relação ao WB, em fotografia de espetáculos é quase que impossível ajustar através do cartão cinza, pois a luz incidente na cena em palco geralmente é inacessível ao fotógrafo. Duas saídas existem:

A primeira é deixar o automático da cam, no qual não confio.
A segunda é o RAW. E afirmo Kika, depois que começamos a fotografar em RAW jamais voltará ao maledeto JPG.

O processo de conversão do RAW é simples, para usuários do PS o plugin cameraRAW é de manuseio praticamente intuitivo.
Eu, particularmente para meu workflow trabalho com o Lightroom que na minha opinião é o melhor aplicativo tanto para organização como para ajustes de exposição, WB, temperatura de cor, etc.

O livro "Adobe Photoshop Lightroom: o Guia Completo para Fotógrafos Digitais", do grande Clicio Barroso trás de maneira muito clara conhecimentos e um passo-a-passo para uso desse software.

http://www.fnac.com.br/Product.aspx?idProduct=9788598420080&idDept=0&src=

Aqui no MF o Murilo, grande fera em tratamento postou um tutorial sobre processamento do RAW, muito bom por sinal:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=2931.0

Bem, precisando também, pode contar comigo e o pouco que sei faço questão de compartilhar.

Abs e Parabéns!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2008, 13:38:17
Srta Kika!

Satisfação ver suas fotos aqui na Galeria!

Apesar de toda dificuldade relatada por você, achei as fotos muito boas tanto do ponto de vista técnico, como plástico. Em especial a 3a me passou completamente a sensação de musicalidade que havia na cena. A luz, o enquadramento, tudo muito bom na minha opinião.

Em relação ao WB, em fotografia de espetáculos é quase que impossível ajustar através do cartão cinza, pois a luz incidente na cena em palco geralmente é inacessível ao fotógrafo. Duas saídas existem:

A primeira é deixar o automático da cam, no qual não confio.
A segunda é o RAW. E afirmo Kika, depois que começamos a fotografar em RAW jamais voltará ao maledeto JPG.

O processo de conversão do RAW é simples, para usuários do PS o plugin cameraRAW é de manuseio praticamente intuitivo.
Eu, particularmente para meu workflow trabalho com o Lightroom que na minha opinião é o melhor aplicativo tanto para organização como para ajustes de exposição, WB, temperatura de cor, etc.

O livro "Adobe Photoshop Lightroom: o Guia Completo para Fotógrafos Digitais", do grande Clicio Barroso trás de maneira muito clara conhecimentos e um passo-a-passo para uso desse software.

http://www.fnac.com.br/Product.aspx?idProduct=9788598420080&idDept=0&src=

Aqui no MF o Murilo, grande fera em tratamento postou um tutorial sobre processamento do RAW, muito bom por sinal:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=2931.0

Bem, precisando também, pode contar comigo e o pouco que sei faço questão de compartilhar.

Abs e Parabéns!

Obrigada Chello por tudo, pelas indicações, pelos comentários, vou checar uma a uma. Todo mundo já percebeu isso, mas não há mal nenhum em verbalizar impressões quando a pessoa se mostra tão atenciosa e generosa como você.
Obrigada de novo pelo convívio internético (essa palavra não existe hahaha).


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2008, 13:54:07
Gostei muito da 3º foto ... parabéns ... :clap:

Ricardo
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2008, 14:08:09
É um prazer Srta Kika!
Precisamos é marcar um passeio fotográfico e ai você me paga um pastel da Yoka!  :hysterical: :hysterical:
Pode contar comigo!
Forte abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2008, 15:16:46
É um prazer Srta Kika!
Precisamos é marcar um passeio fotográfico e ai você me paga um pastel da Yoka!  :hysterical: :hysterical:
Pode contar comigo!
Forte abs

Um pastel só? Fechado. kkkkk
Vamos marcar um passeio sim, prometo não faltar, já falei isso em outro tópico. Só não vamos marcar nesse final de semana porque vou receber uma amiga do Rio. Mas em outra data é só dizer.

***

Obrigada mesmo Ricardo pelo comentário.
« Última modificação: 14 de Julho de 2008, 15:18:14 por Kika Salem »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2008, 15:43:39
Gostei muito das fotos, posso imaginar a dificuldade da situação.

Parabéns!

Quanto aos passeios fotográficos, se aceitarem novatos, estou dentro! rs

Chello, vou experimentar o camera RAW oportunamente, obrigado pela dica.

Abraço.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2008, 18:12:59
Concordo com o Chello. A terceira passa muito bem a musicalidade!

RAW é bem melhor mesmo! Fiz uma vez um teste bobo em casa ( http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=19124.0 ) e provei pra mim mesmo que RAW é melhor e mais rápido de editar. Só que minha eterna preguiça de gravar em DVDs as fotos e converter pra passar pra amigos, etc, me fazem fototgrafar 90% das vezes em jpg rs
Preciso tomar vergonha na cara :P

E falando em falta de vergonha na cara, também aceito um pastel huaUHauhAHU


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2008, 18:47:19
Gostei muito das fotos, posso imaginar a dificuldade da situação.
Parabéns!
Quanto aos passeios fotográficos, se aceitarem novatos, estou dentro! rs

Dondon:
Se não puder ir novato eu mesma não vou poder ir. kkkkk
Vamos todos ora.

Concordo com o Chello. A terceira passa muito bem a musicalidade!
RAW é bem melhor mesmo! Fiz uma vez um teste bobo em casa ( http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=19124.0 ) e provei pra mim mesmo que RAW é melhor e mais rápido de editar. Só que minha eterna preguiça de gravar em DVDs as fotos e converter pra passar pra amigos, etc, me fazem fototgrafar 90% das vezes em jpg rs
Preciso tomar vergonha na cara :P
E falando em falta de vergonha na cara, também aceito um pastel huaUHauhAHU
Pedro:
Vou testar raw também, estou decidida.
Pra você eu vou pagar uma esfirra no Largo do Machado quando for ao Rio e deve ser em breve, pois que minha proposta na Biblioteca Nacional foi aprovada e devo começar o trabalho lá.
Dizem que essa esfirra é muito boa, não comi ainda, mas fazeremos o teste. kkkk

Gente:
Sei que o Chello e o Pedro são bonzinhos comigo. Se não gostarem podem dizer também, ok? Também gosto mais da terceira, apesar dessa sombra em baixo. Na primeira aquele arquivo me incomoda, mas da diferença de elementos me atrai.

Ah! A letra da música (seria bom se ouvissem também):

A moça do sonho (Chico Buarque e Edu Lobo)

Súbito me encantou
A moça em contraluz
Arrisquei perguntar: quem és?
Mas fraquejou a voz
Sem jeito eu lhe pegava as mãos
Como quem desatasse um nó
Soprei seu rosto sem pensar
E o rosto se desfez em pó

Por encanto voltou
Cantando a meia voz
Súbito perguntei: quem és?
Mas oscilou a luz
Fugia devagar de mim
E quando a segurei, gemeu
O seu vestido se partiu
E o rosto já não era o seu

Há de haver algum lugar
Um confuso casarão
Onde os sonhos serão reais
E a vida não
Por ali reinaria meu bem
Com seus risos, seus ais, sua tez
E uma cama onde à noite
Sonhasse comigo
Talvez

Um lugar deve existir
Uma espécie de bazar
Onde os sonhos extraviados
Vão parar
Entre escadas que fogem dos pés
E relógios que rodam pra trás
Se eu pudesse encontrar meu amor
Não voltava
Jamais

P.S.: Eu já tinha pensado em fazer um exercício semelhante, mas com outro disco que eu adoro, as músicas do dueto Chico & Bethânia. Mais ou menos, ficar com as músicas na cabeça e procurar cenas no dia-a-dia que tivessem relação com as músicas. Não fiz, é claro, por enquanto está só na idéia. Por isso gostei muito do exercício.
« Última modificação: 14 de Julho de 2008, 18:58:18 por Kika Salem »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2008, 20:40:40
Quanto aos passeios fotográficos, se aceitarem novatos, estou dentro! rs

Chello, vou experimentar o camera RAW oportunamente, obrigado pela dica.

Abraço.
Fala dondon!

Experimente mesmo o RAW, pois se vc almeja máxima qualidade para suas fotos e flexibilidade no tratamento, RAW é a melhor solução.

E, deixem dessa história de "novato", vc e Srta Kika tem imagens maravilhosas e todos aqui têm muito o que contribuir e ensinar!

Acho muito legal e interessante um passeio para podermos trocar ainda mais experiência e nos divertir nos cliques!

Abs

Um pastel só? Fechado. kkkkk
Vamos marcar um passeio sim, prometo não faltar, já falei isso em outro tópico. Só não vamos marcar nesse final de semana porque vou receber uma amiga do Rio. Mas em outra data é só dizer.

Humm.. então vou dar prejuízo... kkkkk.. brincadeira à parte o prazer da sua cia e de quem mais topar o passeio, já será mais do que suficiente!!!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2008, 21:01:56
Pedro:
Vou testar raw também, estou decidida.
Pra você eu vou pagar uma esfirra no Largo do Machado quando for ao Rio e deve ser em breve, pois que minha proposta na Biblioteca Nacional foi aprovada e devo começar o trabalho lá.
Dizem que essa esfirra é muito boa, não comi ainda, mas fazeremos o teste. kkkk

Opa, nesse caso aceito ser cobaia e testar tb huAHUahuA
Esfirras sempre são boas :P

Avise quando vier pra cá pra marcarmos um passeio :D
Mas avisa com antecedência pra todo mundo ver e decidir um lugar.. porque do jeito que o povo do Rio está desanimado, tem que agendar bem antes huAUHahu


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2008, 17:13:04
Kika, gostei muito do resultado, as fotos ficaram com uma carga subjetiva muito forte. :ok:

Sobre o WB, há outras alternativas fora usar raw ou deixar no automático: se tiver acesso ao palco antes do espetáculo e conseguir falar com o iluminador, pede para ele dar a luz branca pra ti e faz a medição com cartão cinza; outra alternativa, e aí já falo mais da minha experiência prática, é setar o WB para 3200k quando o espetáculo for teatro ou dança e subir para 5800k ou 5500k quando for show.  :ok:

Um abraço!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2008, 18:32:43
Kika, gostei muito do resultado, as fotos ficaram com uma carga subjetiva muito forte. :ok:

Sobre o WB, há outras alternativas fora usar raw ou deixar no automático: se tiver acesso ao palco antes do espetáculo e conseguir falar com o iluminador, pede para ele dar a luz branca pra ti e faz a medição com cartão cinza; outra alternativa, e aí já falo mais da minha experiência prática, é setar o WB para 3200k quando o espetáculo for teatro ou dança e subir para 5800k ou 5500k quando for show.  :ok:

Um abraço!

Alterar a temp. também é uma boa solução!
 :ok:
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2008, 01:07:08
Kika, gostei muito do resultado, as fotos ficaram com uma carga subjetiva muito forte.:ok:

Sobre o WB, há outras alternativas fora usar raw ou deixar no automático: se tiver acesso ao palco antes do espetáculo e conseguir falar com o iluminador, pede para ele dar a luz branca pra ti e faz a medição com cartão cinza; outra alternativa, e aí já falo mais da minha experiência prática, é setar o WB para 3200k quando o espetáculo for teatro ou dança e subir para 5800k ou 5500k quando for show.  :ok:

Um abraço!

Oi Bruno!
Obrigadíssima pelas dicas. Vou testar uma a uma na medida que vou avançando na prática. Também vou checar como é que eu faço essa mudança manualmente na minha câmera.
Um abraço.

Obrigadíssima também Chello e Pedro.
« Última modificação: 17 de Julho de 2008, 01:09:13 por Kika Salem »