Autor Tópico: ISO 6400 simulado? Tá correto o conceito?  (Lida 2210 vezes)

rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Novembro de 2008, 22:14:49
 :o :o :o :o

Não me crucifiquem se eu fiz besteira!  :hysterical:

Como sempre sem nada pra fazer, tava vendo o fórum e revendo os conceitos de RAW que o Ivan tá colocando no tópico sobre fotografar em RAW.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27646.0

Daí lembrei de uma foto "antiga" aqui na qual eu tava testando o ISO1600 da D30.
A imagem estava claramente subexposta mais de 2 pontos pois eu ainda não tinha entendido como fotometrar corretamente e referenciei a parede branca com o flash rebatido no teto sem compensação nenhuma.

Pelo que eu sei o LightRoom dá ganhos em EV naquela barrinha lateral. Tá correto isso?

Bom... aí eu fui lá, dei 2EV de ganho sem nem chegar perto de estourar, aumentei pouquinha coisa as sombras e passei um filtro de ruído "leve" do próprio LR.

Taí minha simulação de ISO 6400  :D


Crop 100%


Eu sei... tá meio fora de foco mas foi na mão e à noite.






Tela do LR:


E aí? Isso vale como uma simulação tabajara ou esses +2EV do LR são são reais?
 :snack:

Abraços!
« Última modificação: 18 de Novembro de 2008, 22:16:39 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2008, 22:45:42
Acredito que esteja correto sim!
Abraços
[ ]s


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2008, 08:33:48
Também acho que ele aumenta 2EV reais. Sempre utilizo-o para corrigir a exposição das minhas fotos.

Viajando no conceito, acho que o LR baixou a velocidade para 1/2s, pois se aumentar o iso para 6400 ficaria com mais ruído, e se aumentar o diafragma para f/2.8 mudaria a prof. de campo nessa foto.

Abs
SBC - SP   FLICKR


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2008, 08:43:13
Também acho que ele aumenta 2EV reais. Sempre utilizo-o para corrigir a exposição das minhas fotos.

Viajando no conceito, acho que o LR baixou a velocidade para 1/2s, pois se aumentar o iso para 6400 ficaria com mais ruído, e se aumentar o diafragma para f/2.8 mudaria a prof. de campo nessa foto.

Abs


Sato,

O que aconteceu aí foi foi equivalente a uma mudança de ISO mesmo, porém ao invés do ganho ser no sensor, foi feito digitalmente. O ruído não tá tão grande pois a D30 é pouco ruidosa mesmo por ter apenas 3MP e os pixels são maiores.

Aquele RAW da árvore que te mandei mostra isso pois é uma imagem quase que totalmente escura que dá pra levantar bastante as sombras e ainda ter cores e texturas.

O que me surpreendeu e por isso resolvi colocar aqui é que é um resultado bem rasoável para um sensor APS de 8 anos atrás.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2008, 11:05:24
No caso seria um processo equivalente ao ISO extendido, neste caso não há ganho e sim um ajuste da curva de tons, o que acontece é que você passa a ter um problema significativo nas baixas luzes, porque além de o sinal ser pior nela e necessitar ser destacado você ainda ficará com um limite menor de pontos de latitude de baixas luzes em relação ao seu ponto central da curva.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2008, 11:50:32
É a famosa "puxada de iso" do filme, eu uso muito em espetáculos.